Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Bom dia a todos...

 

* Atenção o texto será grande para detalhar melhor o problema *

 

Um tempo atrás recebi de um amigo um pc que não ligava, quando pressionava o power o mesmo só ameaçava girar o cooler as luzes do painel piscavam e desarmava tudo, não conseguindo nem dar uma volta completa no cooler, fiz algumas tentativas e nada do pc ligar, como ele ia usar para trabalho e eu estava sem tempo por estar trabalhando fora, peguei um pc meu que tava parado aqui e levei pra ele usar.

 

No decorrer dos dias fiz alguns testes, troquei fonte e o problema continuava, o pc mencionado está com uma placa-mãe Asus P7H55M LE e processador Core I3 550.

 

Devido ao cansaço e pouco tempo disponivel o pc ficou parado, porém com o inicio da quarentena decidi focar em alguns pcs que tenho aqui parados e comecei por esse.

 

Conectei os cabos e ao pressionar o power o pc ligou normalmente, apareceu o post, acessei a bios sem problema algum, desliguei o pc reconectei todos os hardwares que estavam desligados e religuei para iniciar a formatação, mas o hd não era reconhecido pela bios, testei com outro hd e também não aparecia na bios.

 

E assim iniciei os seguintes procedimentos:

 

- testei com alguns hds de tamanhos diferentes

- verifiquei se a MOBO era Bios ou EUFI e constatei que era Bios, não sendo necessário conversão de MBR para GPT para reconhecimento.

-testei com outros cabos sata

-troquei o cabo de energia que conecta ao hd

-mudei a configuração da bios entre IDE, AHCI, Enhanced, Compativel

 

Todas sem sucesso, dei um reset pra desfazer as alterações, liguei e nada, coloquei o pendrive de instalação do windows para tentar pelo cmde ao reiniciar a maquina para bootar pelo pendrive o hd aparece na tela de dispositivos após o post, iniciei pelo pendrive fui até a tela de seleção de dispositivo, selecionei o hd normalmente, formatei e iniciei a instalação, porém no meio da instalação deu um erro, reiniciei e o hd não aparecia mais, reiniciei algumas vezes sempre acessando a bios e percebi que algumas vezes o hd aparecia e outras não, mas em todas as vezes que reiniciava o pc o hd arrancava (constatei pelo barulho de arranque do hd) mas nem todas as vezes ele era reconhecido.

 

Troquei a fonte, verifiquei a versão mais recente da bios no site do fabricante e no pc e vi que não era a mais recente, fiz a atualização e os hds aparecerão na bios normalmente, liguei os dois hds e ambos foram reconhecidos pela bios, reiniciei algumas vezes sempre acessando a tela da bios e em todas os hds estavam lá, iniciei pelo pendrive, fiz a formatação e instalei o sistema normalmente.

 

Levei o pc para casa do meu amigo, liguei, pedi para ele testar o funcionamento e desempenho, instalei algumas atualizações, reiniciei sem problema algum, instalei mais algumas atualizações e reiniciei, e o hd sumiu, reiniciei algumas vezes até que ele foi novamente reconhecido, iniciei o sistema normalmente e comecei a usar, acessei o site do hd para verificar as informações se ele era sata 1 ou 2, pois poderia ser um conflito entre gerações sata da placa e do hd, deixei ele usando e fui colocar um pente de memória no pc do pai dele no andar de cima, retornei, desliguei o pc, coloquei a lateral e parafusei e religuei todos os cabos, e ao apertar o power o mesmo só ameaçava ligar (como no começo). fiz algumas tentativas até que ele ligou, iniciou o sistema normalmente e ele ficou usando.

 

No dia seguinte ele me chamou dizendo que o pc desligou e não estava mais ligando, só ameaçava.

 

Trouxe o pc pra casa, tentei ligá-lo e sem sucesso, o cooler ameaçava ligar e parava não dava nem um giro completo, luzes do painel frontal só piscavam.

 

Passei então para o processo de descartar possibilidades, e segui da seguinte forma:

 

- testei outra fonte

- desliguei todos os hardware

- limpei memória, testei em outro slot, testei com outra memória

- resetei a bios

 

Sem sucesso, então decidi começar do zero e ir subindo, retirei tudo do gabinete, coloquei apenas placa e fonte com o processador e o cooler e tentei ligar fechando contatos da placa com uma chave de fenda, pois assim descartaria problema de hardware ou do botão power ou mal contato no gabinete, e mesmo ligando só placa processador e cooler o problema continuou, porém mudou o comportamento, antes com tudo ligado ele ameaçava mas não conseguia nem dar um giro completo no cooler, e agora ele dava uns 2 ou 3 giros no cooler e desarmava.

 

Então fiz os seguintes testes:

 

- troquei pasta termica

- troquei o cooler

- testei sem o processador

- troquei a bateria da bios

 

E nada do pc ligar, mas com tudo conectado normalmente ele não chega nem a dar uma volta no cooler, e com tudo desconectado exceto processador e cooler ele gira o cooler umas 2 ou 3 vezes antes de desarmar.

 

Alguém sabe o que poderia ser?

 

Sei que o problema está na Mobo, mas alguém tem uma dica de qual parte da Mobo pode ser o problema?

 

Desde já agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, OPiantino disse:

verifique se não á nenhum capacitor estufado ou com aspecto estranho, isso me parece ser curto circuito na placa-mãe, qual fonte voce usou pra testar? e qual era a fonte antes de voce trocar?

Boa tarde, OPiantino, obrigado por responder.

 

Já verifiquei os capacitores e não tem nenhum estufado, como já vi capacitor que estufa pela parte de baixo mantendo a carcaça visivelmente intacta peguei um multímetro e testei todos, e nenhum apresentou anormalidade.

 

Sobre a fonte testei com 3 fontes diferentes, uma chaveada atx 250w positivo, uma maxxtro com pico maximo de 230w e a outra não está aqui para eu ver o modelo, mas todas elas eu testei com outra placa e funcionaram normalmente.

 

Eu também desconfio de capacitor, pois se fosse curto na placa ela não teria ligado a dois dias atrás.

 

Também desconfiei dos capacitores, e só pra garantir que não seja realmente esse o problema vou fazer a troca de todos, um por um e ir testando pra ver se algum deles não está causando o problema, qualquer novidade posto aqui o resultado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, eduardo.a.o.s disse:

Boa tarde, OPiantino, obrigado por responder.

 

Já verifiquei os capacitores e não tem nenhum estufado, como já vi capacitor que estufa pela parte de baixo mantendo a carcaça visivelmente intacta peguei um multímetro e testei todos, e nenhum apresentou anormalidade.

 

Sobre a fonte testei com 3 fontes diferentes, uma chaveada atx 250w positivo, uma maxxtro com pico maximo de 230w e a outra não está aqui para eu ver o modelo, mas todas elas eu testei com outra placa e funcionaram normalmente.

 

Eu também desconfio de capacitor, pois se fosse curto na placa ela não teria ligado a dois dias atrás.

 

Também desconfiei dos capacitores, e só pra garantir que não seja realmente esse o problema vou fazer a troca de todos, um por um e ir testando pra ver se algum deles não está causando o problema, qualquer novidade posto aqui o resultado. 

 

Já vi casos como esse, onde mesmo o capacitor "não estufado" ele estava em curto, vai saber onde o seu colega utilizou o PC, se foi com estabilizador, etc...

 

O ideal é, para garantir que não seja isso, trocar todos, se não funcionar volte que tentamos mais alguma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, OPiantino disse:

 

Já vi casos como esse, onde mesmo o capacitor "não estufado" ele estava em curto, vai saber onde o seu colega utilizou o PC, se foi com estabilizador, etc...

 

O ideal é, para garantir que não seja isso, trocar todos, se não funcionar volte que tentamos mais alguma coisa

Vou fazer a troca deles agora e retorno com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...