Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 580 seminova barulhenta e desempenho duvidoso


Posts recomendados

Boa tarde a todos, desculpem o texto grande 

 

Comprei uma Rx 580 8gb Sapphire Pulse usada e neste momento faz pouco mais de quatro horas ao todo que a estou usando.

 

Tem duas situações que experimentei com ela e queria a ajuda de vocês para saber se isso é normal ou se devo devolve-la.

 

1 - Teste de performance -  A primeira coisa que fiz após instalar os drivers foi usar o Performance Test da PassMark Software, e coloquei pra rodar os testes de desempenho de 3D. Ele foi testando várias versões do directx em sucessão, e todos ocorreram normalmente até chegar no directx 12. O teste rodou por um tempo no directx 12 até a GPU começar a ficar bem barulhenta devido ao uso intenso das fans (o que suponho que seja normal já que o teste é pra estressar a GPU, porém mesmo assim eu não esperava que as fans tivessem um som alto suficiente pra eu ser capaz de ouvir), daí depois de alguns instantes o vídeo simplesmente desligou. O computador continuou ligado normalmente, mas é como se o HDMI tivesse sido desconectado do monitor. Como nunca fiz esse tipo de teste antes, não sei se isso é normal, então eu fiquei esperando por alguns instantes a tela voltar (menos de 1 minuto), mas acabei reiniciando o PC por desespero :(. Talvez eu devesse ter esperado um pouco mais?

 

2 - Depois disso, testei alguns jogos, a começar por Resident Evil 2 Remake. Coloquei os gráficos tudo no talo a 1080p e comecei a jogar. O desempenho estava como eu esperava, ficando na maior parte do tempo a 60fps e ás vezes caindo para um mínimo de 55fps, mas raramente. Depois disso testei Lords of The Fallen e então Code Vein (jogos que supus serem mais leves que RE2), ambos com tudo no máximo, mas nestes jogos a taxa de fps ficava caindo. O estranho é que o Lords of the Fallen (que suponho ser bem mais pesado que Code Vein), não caiu para menos que 40fps, enquanto o Code Vein ficava variando entre 30 e 60fps dependendo do que estava na tela. 

Isso não faz sentido, jogo mais pesado tendo desempenho melhor que jogo mais leve (apesar de que eu não testei nenhum jogo leve de verdade, só testei esses 3)

 

Eu supus que o problema talvez fosse o meu processador, que é um Ryzen 5 2400g, mas vi uns vídeos de benchmark no YouTube de uma pessoa jogando Code Vein com uma RX 580 e um Ryzen 5 3600, também com tudo no máximo, e ele ficava com uma média de 130fps constantes!

Por mais que o Ryzen 5 3600 seja mais poderoso que o 2400g, acho que essa diferença é absurda demais considerando que é a mesma GPU. 

 

Isso é normal? Será que eu estava esperando demais desta placa ou ela não está atingindo o desempenho que supostamente deveria ter?

 

Além disso, durante todos esses jogos, a GPU estava operando quase o tempo inteiro a temperaturas entre 79ºc até uma máxima de 83ºc e usando 100% das fans dela, sendo que de acordo com este tópico https://linustechtips.com/main/topic/1039249-rx-580-max-temp/ essas temperaturas são consideradas um pouco quentes, mas que não prejudicam a placa porque o máximo dela é 90ºc.

Devo salientar que moro em um local quente, com temperatura média de 30ºc.

 

O problema é que atingiu essas temperaturas com poucos minutos de uso em jogo. Eu não tenho certeza se é assim mesmo que placas de vídeo funcionam, mas suponho que depois de horas jogando (eu costumo jogar 5 horas por dia em média) ela vai esquentar mais. Me corrijam se eu estiver errado.

 

Por favor me ajudem, eu tenho pouco tempo pra devolver se caso a placa estiver com defeito.

 

Eis o meu setup completo:

 

placa-mãe - Asrock a320m-hd

CPU - Ryzen 5 2400g

Ram - 16gb ddr4 2400mhz

Fonte - corsair cx 550w

Fan - 3 frontais, uma traseira (do watercooler do processador) e uma superiora. 

GPU - Radeon Rx 580 Sapphire 8gb

 

adicionado 12 minutos depois

Rodei o teste de desempenho novamente, desta vez apenas o do directx 12. 

O teste foi concluído rapidamente e sem nenhum problema, e nem sequer a GPU ficou barulhenta. Tirei um screenshot da tela depois de ter concluído o teste, mas não sei se qualquer informação aí é útil.

 

screenshot.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...