Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stuttering, CPU 0% (mudei de casa)


Posts recomendados

Ola, tem um problema que tem me incomodado muito ultimamente, não me lembro de algo assim ha mais de uma semana atrás, mas desde que mudei de casa isso tem ocorrido com mais e mais frequência. Descrição do problema:

Enquanto jogo (Black Desert) de tempos em tempos o jogo trava por alguns milisegundos e o uso da CPU vai pra 5~10%, algo estranho que notei é que alguns cores ficam variando de 0~10 e outros de 40~60, mas eles revezam. A temperatura da CPU está em 60C°, da GPU em 80C°

O problema me parece mais frequente quando o uso da CPU é mais exigido (em cidades ou quando estou correndo de cavalo numa área detalhada).

Config: 1060 6g, i5-8400, 16g 2400mhz, b360, fonte p650 (650w)

Um detalhe que talvez ajude, na minha casa anterior a tomada tinha 3 pinos e eu conectava direto, na minha nova casa só tem 2 e eu tenho que conectar através de um T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@metrix olha, vou chutar acertar no gol kkkk.

 

Mesmo sendo uma fonte certificada, a energia de sua casa nova pode ser péssima, e sua fonte está entrando em super aquecimento ao tentar consertar a energia e com isso ela está perdendo capacidade e fornecendo pouca potencia, pessoal não gosta das fontes da gigabyte. eu pessoalmente nem a compraria, gigabyte é ótima em contrição de placas de vídeo, mas em fonte de alimentação é o outro extremo.

 

Para tentar resolver o problema de forma fácil. Compre uma barra de cobre numa loja de construção, enfie ela no solo, penda bem um fio nela, ligue o fio da barra e cobre ao neutro de sua casa, assim você estará aterrando o neutro, depois puxa um fio neutro para o pino do terra na sua tomada do computador

 

Tomada-bras-e-ame.jpg?ssl=1

 

Outra possibilidade é que ai não tenha tanta ventilação para o computador e as fases do processador estejam esquentando mais do que deveriam.

 

Outra possibilidade é algo estar mal encaixado e estar fora do lugar quando moveu o computador de lugar.

adicionado 2 minutos depois

OBS: se não sabe mexer com energia não faça isso que eu disse, chame um técnico em eletricidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Henrique PP disse:

@metrix olha, vou chutar acertar no gol kkkk.

 

Mesmo sendo uma fonte certificada, a energia de sua casa nova pode ser péssima, e sua fonte está entrando em super aquecimento ao tentar consertar a energia e com isso ela está perdendo capacidade e fornecendo pouca potencia, pessoal não gosta das fontes da gigabyte. eu pessoalmente nem a compraria, gigabyte é ótima em contrição de placas de vídeo, mas em fonte de alimentação é o outro extremo.

 

Para tentar resolver o problema de forma fácil. Compre uma barra de cobre numa loja de construção, enfie ela no solo, penda bem um fio nela, ligue o fio da barra e cobre ao neutro de sua casa, assim você estará aterrando o neutro, depois puxa um fio neutro para o pino do terra na sua tomada do computador

 

Tomada-bras-e-ame.jpg?ssl=1

 

Outra possibilidade é que ai não tenha tanta ventilação para o computador e as fases do processador estejam esquentando mais do que deveriam.

 

Outra possibilidade é algo estar mal encaixado e estar fora do lugar quando moveu o computador de lugar.

Creio que não seja ventilação;
Depois vou verificar se há algo mal encaixado;
Agora sobre a energia eu tenho algumas perguntas:

- Se eu continuar usando desse jeito existe o risco de danificar o pc? (porque to usando assim faz alguns dias)
- Tem algum jeito mais fácil de consertar? Minha casa tem 2 andares, meu quarto é no segundo.

Adicionando alguns dados, a cpu usa de 15w a 30w e quando cai pra 5% a quantia de energia continua a mesma (sou bem leigo nessa parte de energia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava lendo os tópicos aqui e fiquei com umas dúvidas: (sou bem leigo, desculpa)
Como o 3° pino influencia na energia e buga minha fonte, sendo que só serve pra proteção?

O problema esta realmente na ausência do 3° pino ou é na energia?

Um filtro de linha resolve alguma coisa? Mesmo ligando na tomanda de 2 pinos?

valeu :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@metrix  Jeito fácil é puxar o terra do vergalhão de aço da coluna de sua casa, abre um buraco com a furadeira alarga bem para perder o fio e puxa até a tomada o novo terra. (esse eu fiz aqui em casa).

 

Outro jeito fácil é enfiar uma barra de ferro na terra bem fundo (até quando começa a ficar úmido [1 metro +-]), prender um fio nela e levar por fora de sua casa até sua tomada esse fio, pode passar pela janela enfim, Outro jeito de fazer o terra.

 

O melhor para ter certeza é chamar um amigo que tenha um multímetro para ver como é a energia ai em sua casa.

 

Um teste simples que qualquer um pode fazer é usar uma chave de fenda de teste, ela tem um luzinha que acende quando em contado com carga, se ela acender nos 2 buracos da tomada, é certo que tem algum problema de fluxo de carga no neutro. É 2 a 5 reais essa ferramenta.

 

è

adicionado 1 minuto depois

@metrix A falta do 3º pino não buga sua fonte somente se seu neutro estiver sujo (com carga) ou seja uma chave de fenda de teste já revela isso.

 

Outra possibilidade é que se o jogo que está bugando for on-line.... (já ja te respondo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique PP disse:

@metrix  Jeito fácil é puxar o terra do vergalhão de aço da coluna de sua casa, abre um buraco com a furadeira alarga bem para perder o fio e puxa até a tomada o novo terra. (esse eu fiz aqui em casa).

 

Outro jeito fácil é enfiar uma barra de ferro na terra bem fundo (até quando começa a ficar úmido [1 metro +-]), prender um fio nela e levar por fora de sua casa até sua tomada esse fio, pode passar pela janela enfim, Outro jeito de fazer o terra.

 

O melhor para ter certeza é chamar um amigo que tenha um multímetro para ver como é a energia ai em sua casa.

 

Um teste simples que qualquer um pode fazer é usar uma chave de fenda de teste, ela tem um luzinha que acende quando em contado com carga, se ela acender nos 2 buracos da tomada, é certo que tem algum problema de fluxo de carga no neutro. É 2 a 5 reais essa ferramenta.

 

 

Valeu a explicação, mas eu só tenho 15 anos, depois vou perguntar aos meus pais sobre isso, mas no geral procuro soluções mais simples (se existirem), eu encontrei um protetor elétrico da clamper com saída de 3 pinos (https://www.pichau.com.br/protetor-eletrico-clamper-energia-3-saidas-preto-ean99109), pelo que entendi ele "Garante a proteção contra surtos elétricos mesmo sem a presença de condutor específico de terra".
Se eu comprasse um desse, ele resolveria o problema com a fonte? Se precisar, posso gastar algumas centenas com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o o jogo for on-line o problema pode estar na rede e internet..

 

Enquanto o jogo espera o servidor de internet responder ou o site, o processador entra em modo economia de energia, para resolver isso tem 2 jeito.

 

Limpando o cache DNS. (caminho que os dados devem percorrer para chegar ao destino), limpar isso força o computador a procurar um caminho mais rápido.

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-limpar-cache-dns/

Não tem risco de usar o comando "ipconfig /flushdns"

 

outro é ir no modos de energia e colocaar alto desempenho ou equilibrado.. se estiver no modo econômico.

https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/33390.windows-7-88-1-e-10-configurando-opções-de-energia-para-alto-desempenho.aspx

 

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/modo-elevado-desempenho-windows-10/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Henrique PP disse:

Se o o jogo for on-line o problema pode estar na rede e internet..

 

Enquanto o jogo espera o servidor de internet responder ou o site, o processador entra em modo economia de energia, para resolver isso tem 2 jeito.

 

Limpando o cache DNS. (caminho que os dados devem percorrer para chegar ao destino), limpar isso força o computador a procurar um caminho mais rápido.

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-limpar-cache-dns/

Não tem risco de usar o comando "ipconfig /flushdns"

 

outro é ir no modos de energia e colocaar alto desempenho ou equilibrado.. se estiver no modo econômico.

https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/33390.windows-7-88-1-e-10-configurando-opções-de-energia-para-alto-desempenho.aspx

 

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/modo-elevado-desempenho-windows-10/

 

Fiz todos os passos e acabei de perceber que alguns (maioria) dos drops coincidem com o disco em 85~100%, eu não lembro do disco ficar em tanto uso assim enquanto jogo.
Detalhando um pouco mais

- O disco fica em 85-100% por qualquer coisinha, abrir o inventário, opções etc. Ele também fica assim perto de qualquer estrutura, mesmo pequena, mas quando é grande fica por mais tempo, ocasionando na não renderização dos npcs e as vezes de algumas estruturas.

Isso realmente não acontecia na minha última casa, os npcs sempre eram renderizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser ruido de rede elétrica comprometendo a leitura do disco.

Algum equipamento do seu setup está ligado o 3o pino (terra)?

um filtro de linha mesmo que não tenha aterramento na casa pode ajudar nesse caso.

 

uma vez tive um problema com mouse (usb c/ fio) e teclado por causa do aterramento do monitor LCD, a fonte do gabinete não estava aterrada (haviam cortado o pino), troquei o cabo de força (interligando os aterramentos) e foi resolvido

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Eder Neumann disse:

pode ser ruido de rede elétrica comprometendo a leitura do disco.

Algum equipamento do seu setup está ligado o 3o pino (terra)?

um filtro de linha mesmo que não tenha aterramento na casa pode ajudar nesse caso.

 

uma vez tive um problema com mouse (usb c/ fio) e teclado por causa do aterramento do monitor LCD, a fonte do gabinete não estava aterrada (haviam cortado o pino), troquei o cabo de força (interligando os aterramentos) e foi resolvido

Aqui não tem nenhuma tomada de 3 pinos, só de 2, mas o pc e o monitor têm 3 pinos, um eu ligo no estabilizador e outro no numa extensão (em tomadas diferentes)-> eu ligava o pc e o estabilizador em tomadas diferentes na minha antiga casa, então achei que poderia ser isso (mas n é)

adicionado 3 minutos depois

image.thumb.png.6a936f9f276dcbb4aff04de996fb4b00.png(Enquanto ando por ai no jogo) Os picos do disco equivalem aos stutterings

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Eder Neumann disse:

pode ser ruido de rede elétrica comprometendo a leitura do disco.

Algum equipamento do seu setup está ligado o 3o pino (terra)?

um filtro de linha mesmo que não tenha aterramento na casa pode ajudar nesse caso.

 

uma vez tive um problema com mouse (usb c/ fio) e teclado por causa do aterramento do monitor LCD, a fonte do gabinete não estava aterrada (haviam cortado o pino), troquei o cabo de força (interligando os aterramentos) e foi resolvido

Já tive um problema assim com com o disco rígido mas no meu caso era oxidação no cabo SATA. Resolvi tacando WD 40 no cabo SATA depois lavando com álcool isopropílico para remover o WD40 tirando com isso toda a patina verde da conexão do cabo que era de cobre e cobre quando oxida fica esverdeado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...