Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como um oscilador em anel cmos, consegue oscilar sem o uso de capacitores?


Posts recomendados

dei uma lida neste documento e pelo que me parece cada par de mosfet gera um pequeno atraso de sinal que realimenta o sistema no próximo conjunto promovendo a autoexcitação.

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/322729/1/PintoJunior_AgordDeMatos_M.pdf

texto muito bom inclusive...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Muito obrigado por este material,  muito bom ele,  me esclareceu aqui. Conforme o que diz la,  como a porta dos mosfets dos inversores CMOS estão isoladas da região semicondutora por uma camada de óxido,  eslas formam um capacitor com a região semicondutora,  o qual precisa ser carregado primeiro para entrar em condução,  o que provoca um atraso de propagação de um sinal,  essencial para o funcionamento de um oscilador em anel. Diferente de um transistor bipolar de junção,  que tem as três regiões semicondutoras internas elétricamente unidas,  e qualquer carga acumulada,  se redistribui rapidamente,  internamente para as demais regiões semicondutoras,  de modo que ele não tem uma capacitância tão acentuada,  e um atraso de propagação tão grande como no mosfet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Mas segundo eu li sobre isso também,  é esta é uma configuração apenas de estudo,  devendo ser evitada na prática,  em projetos reais de osciladores astáveis de clock. Pois trata-de uma ligação flutuante das portas dos mosfets dos inversores. Com isso,  quando o circuito é ligado,  no seu estado transiente incial,   ele depende do campo elétrico (positivo na grande maioria dos casos),  da fonte de alimentação que se espalhe pela superfície onde encontra-se os mosfets,  provocando um momento de atração de elétrons,  por capacitância parasita, na porta porta do transistor do canal N do do primeiro estágio inversor,  para levar o mesmo ao nivel negativo,  "dando a partida no circuito,  e invertendo a fase nos demais inversores,  para iniciar a oscilação no circuito. Contudo ná prática, em alguns casos,  este campo elétrico pode não acontecer,  ou pelo menos não o suficente para polarizar os transistorez do primeiro estágio inversor,  e o circuito não incia as oscilações ficando "travado" num estado sô. Ná prática utilizam  capacitores ligados ao terra, muitas vezes acompanha de um cristal de quartzo,  se a rede for externa, para inverter a fase do sinal  realimentado,  garantindo assim que o circuito sempre oscile e mantenha a frequência de oscilação constante. Além disso,  esta forma de construção de  oscilador em anel,  com portas flutuantes, também  necessita de muitos estágios inversores,  para que a capacitância parasita dos transistores mosfets,  seja suficientemente grande,  para atrasar o sinal de saida que retorna à entrada,  pois do contrário,  se o número de inversores for insuciente,  o sinal de saida retorna muito rapidamente à entrada,  e os inversores ficam num estado de "meio termo" com polarização mediana tanto para os transistores do canal N e ao mesmo tempo também uma polarização mediana nos do canal P do inversor CMOS,  de modo que ambos entrem num estado de condução média,  não indo nem ao corte nem à saturação,  e as oscilações também não acontecem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...