Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Call of Duty Modern Warfare desligando meu PC


Posts recomendados

Boa tarde, eu tenho o jogo COD Modern Warfare e no início, eu joguei ele uns 3 dias de boa, sem problema algum, porém, a partir do 4 dia, (hoje já no 7º), eu começo a partida, e do nada, meu PC simplesmente desliga, sozinho, podem me dar uma luz do que poderia ser?

 

Antes que digam que é temperatura, eu acredito que não seja, pois a GPU fica entre 75/80 graus e o processador a 70 no máximo 80, eu acho que isso é dentro do normal, rodando tudo na qualidade alta 1920x1080, já tentei abaixar tudo pro low em HD e continua desligando.

 

Vale ressaltar que, eu jogo WOW, Warcraft III Reforged, Resident Evil 2/3, LOL, Forza 4, FIFA 20, GTA V, e com nenhum desses o PC desliga, não importa se eu jogue 12hrs seguidas, agora no COD, é questão de 10 minutos e puff desliga e nem liga de volta, como se tivesse sido puxado da tomada.

 

PC:

Ryzen 5 3600.

16GB de RAM 2666 (ta ativado certinho pela bios).1.1.thumb.png.3f870dbccf3f25176a3464595595873d.png

RX 580 8GB da Asus.

Fonte CORSAIR CX 650W.

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512 GB.

HD TOSHIBA 7200 1TB - Local onde está instalado o jogo.

Placa-mãe: AORUS B450 ELITE.

Gabinete DeepCool Macube 310 Vidro Temp Branco, GS-ATX-MACUBE310-WHG0P.

Possuo 6 ventoinhas de 120 MM, 3 na frente, 3 em cima.

Water Cooler Gamemax Iceberg 120 Rainbow, 120mm, RGB.

DxDiag.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aaron Henrique Seria interessante você monitorar a temperatura do processador enquanto roda o jogo, isso é sintoma de que ele ta aquecendo acima dos 100ºC e acaba desarmando. E desliga justamente no jogo mais pesado deles, talvez seja algum descuido no sistema de refrigeração. Apenas um palpite, vamos esperar gente mais gabaritada que eu pra dar o laudo ou confirmar o meu kkkkkkk

Aparentemente, só de passar o olho era pra seu sistema dar conta de deixar a temperatura amena. Estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto Boa tarde, segue os prints e links dos componentes, mas acredito que seja temperatura mesmo, sou do MT, e aqui chega a mais de 40 graus durante a tarde, que é o período em que o meu pc desliga, de noite, quando a temperatura cai, eu jogo tranquilamente.

 

Fonte: https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/cx-series-config/p/CP-9020122-WW#tab-tech-specs

 

Ryzen 5 3600 sem overclock.

 

Memórias Ram: CORSAIR VENGEANCE RGB PRO 2x8 2666, pelo Tiphoon ela diz que é SAMSUNG B-DIE, está overclockada a 3000, porém, como pensei q era o over que tava dando problema, eu desfiz ele e tentei jogar, continuou igual (desligando), sem contar que, esses 3000 estavam estáveis como print no test no tm5. https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Acessórios-|-Peças/Componentes-para-PC/Memória/CORSAIR-VENGEANCE-RGB-PRO-Light-Enhancement-Kit/p/CMWLEKIT2W

 

placa-mãe AORUS B450 ELITE bios na f51. https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-ELITE-rev-10#kf

 

Placa de Video Asus Dual Radeon RX 580 OC 8GB GDDR5 256-bit, DUAL-RX580-O8G

 

Water Cooler - Rainbow 120mm da Gamemax (como provavelmente é problema de temperatura, fiz um upgrade para o Water Cooler GamerStorm by DeepCool Castle 360RGB, DP-GS-H12L-CSL360RGB), creio que vá resolver o problema, só estou aguardando chegar.

 

Possuo ainda, 6 ventoinhas pichau feather (3 em cima tirando ar quente, 3 na frente, puxando ar frio, o WaterCooler atual fica atrás tirando ar quente também)

 

Gabinete DeepCool Macube 310 Vidro Temp Branco, GS-ATX-MACUBE310-WHG0P.

Toshiba Crystal Disk.png

XPG Crystal disk.png

HDTune_Error_Scan_NVMe____XPG_SPECTRIX_S40.png

HDTune_Error_Scan_TOSHIBA_HDWD110.png

Test Mem.png

RX580.png

r5 3600.png

b450 aorus elite.png

HWMonitor.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aron,

 

Realmente estranho o seu problema. Mas vamos por parte, creio eu que o problema não seja Temperatura do processador... mas de alguma outra parte de seu quitamento, e até mesmo aquelas que não possuem sensor para mensurar. 
 

Faça o seguinte, abra a tampa do gabinete e deixe um ventilador soprando ou ar-condicionado ligado e veja se ele desliga com o COD.

 

faca os testes de stress do AIDA e veja qual a temperatura em fullload que está alcançando. 
 

Verifique se sua placa-mãe possui atualização de BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto Segue o teste do aida, bios da placa-mãe na ultima versão já...

Hoje em minha cidade está uma tempestade, por isso, acho que a temperatura não vai ser realmente essa, está um dia muito muito frio aqui, quando eu fiz esse teste no aida, ele pegou mais de 90 graus (num dia comum da minha cidade).

stabilitytest.png

cpuid.png

gpgpu.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Processador chegou a 90? 
Realmente não pode, essa temperatura mesmo que permitida pelo fabricante, não é recomendada. 
 

90 graus com WC? Provavelmente ele estava com defeito então porque jamais chegaria a essa temp em stok com WC.

 

como está o fluxo de ar do seu gabinete, os FANS estão jogando ar da maneira correta ( fluxo/exaulst?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto chegou um dia apenas a 90graus, num teste de stress, jogando ela chega a 80 graus no COD, em lol, resident evil ele chega a 61/70 graus no máximo, por isso acho q seja o water cooler q não da conta;

 

Com relação as fans, elas estão assim:

3 fans na frente puxando ar para dentro.

3 fans em cima puxando ar para fora.

water cooler no fundo do gabinete, tirando ar para fora.

 

Estava jogando agora pouco, só foi colocar as tampas do gabinete, que puff desligou, se eu deixo sem as tampas, ele roda ok.

Já não sei mais o que fazer viu...

 

Link para foto do meu pc>> https://drive.google.com/open?id=1NrpONDYmUUyXya_SKE-46L-X6Lylr3pu

adicionado 2 minutos depois
agora, Aaron Henrique disse:

@Mr. Caio Augusto chegou um dia apenas a 90graus, num teste de stress, jogando ela chega a 80 graus no COD, em lol, resident evil ele chega a 61/70 graus no máximo, por isso acho q seja o water cooler q não da conta;

 

Com relação as fans, elas estão assim:

3 fans na frente puxando ar para dentro.

3 fans em cima puxando ar para fora.

water cooler no fundo do gabinete, tirando ar para fora.

 

Estava jogando agora pouco, só foi colocar as tampas do gabinete, que puff desligou, se eu deixo sem as tampas, ele roda ok.

Já não sei mais o que fazer viu...

 

Link para foto do meu pc>> https://drive.google.com/open?id=1NrpONDYmUUyXya_SKE-46L-X6Lylr3pu

Outra coisa que esqueci de falar, o cabo que sai da parte que vai no processador do WC (a parte redonda) esta plugado no cpu fan de 3 pinos, e o da fan de 120 mm que fica no radiador está na sysfan 1, está correto né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Deve haver algum componente esquentando e este não possui sensor.

 

Eu estava com um problema semelhante ao seu a um tempo atrás, porém o computador congelava.

No caso eu troquei a fonte e o cooler do processador e problema resolvido.

 

Com ele aberto não reinicia certo? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto Aberto fica ok, por isso comprei o watercooler de 360mm, e vou fazer o seguinte, vou colocar 6 fans no radiador do watercooler, puxando ar (3 fans que possuo na frente + 3 fans que vier com o WC, aquele sistema push/pull), vou por ele na frente (li que é melhor na frente do que em cima, não sei se é verdade).

 

Se mesmo assim, o pc desligar quando as tampas estiverem fechadas, vou acionar a garantia das peças, são todas novas, exceto a placa de vídeo (rx580) que tem 1,5 anos, a b450 tem 3 meses, o processador tem 3 meses, a fonte tem 3 meses (comprei juntas) a memória tem 4 meses, o water cooler tem 1 ano, ele estava no meu i5-7400 e tava de boa, mas na época eu não jogava COD, então não sei o que fazer se ele estiver com defeito, pois deve ter passado do tempo da garantia.

 

Outra coisa, a pasta térmica que eu uso é a Thermaltake TG-7 de patra, sabe me dizer se poderia ser ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização, comprei um watercooler novo, um Castle 360mm RGB da deepcool, o computador continua desligando mesmo trabalhando a 40/50 graus jogando...agora não sei o que pode ser..

Fiz um sistema de push/pull com 6 ventoinhas no radiador, 3 em ventoinhas em cima, e uma atras, todas a 1800rpm e desliga mesmo assim, mas a temperatura fica a 40/50 graus jogando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto como devo fazer esse teste? não entendi, eu deixo a tampa sempre aberta.

 

na verdade eu creio que seja minha placa de vídeo q não esteja suportando, eu uso o WALLPAPER ENGINE da steam e quando ele esta ligado e eu tento jogar o COD o pc desliga (só durante o mapa desliga, não desliga no lobby nem nada), eu reparei q se eu desligar o WALLPAPER ENGINE o PC não desliga.

 

Pelo MSI AFTERBURNER eu vi q jogando COD sem o WALLPAPER ENGINE a placa chega a usar 7.9gb de 8 gb, eu acho q com o WALLPAPER ENGINE ligado devia passar dos 8gb e o pc desligava, pra mim, é a única opção sensata.

 

Vou tentar deixar cravado a 75 FPS que deve resolver o problema, já q eu não preciso rodar sempre com o fps o mais alto possível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não nao Aaron,

 

1) Você deixa a tampa aberta, com o ar ligado ou algum ventilador nele SÓ para os testes. O meu intuito aqui é tentar descartar algo relacionado a temperatura, o que acontece é que existem partes do computador que não possuem sensor de temperatura e isso atrapalha os testes pois não temos como saber entende? 

 

2) O teste de memoria deve ser realizado via BOOT com um pendrive e não no ambiente windows.

 

3) Já tentou reinstalar o windows? 

 

Todo caso instale a ferramenta WINDBG e busque a leitura dos arquivos de MINIDUMP OU MEMORY DUMP afim de sabermos se existem algum erro no momento que ele desliga. Caso sem erros no windows, o problema pode ser o hardware que esta desligando subitamente a máquina.

 

 

RESUMO:

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.OK

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.OK 

*Informe se o sistema está com overclock.OK EM STOCK

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro. OK

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.(INCONCLUSIVOS)

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. AGUARDANDO

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.AGUARDANDO

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS. OK

Verifique as temperaturas da mesma.INCONCLUSIVO

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto

 

Eu fiz com o gabinete todo fechado, como sempre mantenho ele fechado, as vezes tiro a tampa de vidro, pensei q seria um cenário mais realista.

 

Já reinstalei o windows 2 vezes, instalei o COD em diferentes HD/SSD – tentei usar esse Windows debug mas não consegui entender ele.

 

1)      Ok

2)      Inconclusivos

3)      foto anexa

4)      Furmark: https://gpuscore.top/furmark/show.php?id=53322 e o Heaven: foto anexa.

5)      Ok

6)      não consegui rodar esse Windows debug

7)      ok

Unigine_Heaven_Benchmark_4.0_20200424_1840.html.png

MemTest86-Report-20200424-141039.html.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...