Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

r5 3600 + wc masterliquid lite 120 ~ 80ºC


Posts recomendados

to com um ryzen 5 3600 e vi que em 10s no aida64 com o whrait stealf pega 81ºC

desliguei imediatamente e instalei meu water cooler (cooler master masterliquid lite 120), em 5 minutos no aida64 a temp foi 78ºC, so que foi proporcional, começou com o pico em 72 ai foi subindo, eu vim aqui perguntar se alguém tb ta na mesma situação que eu, pois eu realmente me nego a utilizar a 80ºC em full, pra mim esses 80ºC diminuem a vida útil que é uma beleza.

 

no gabinete (aerocool aero500), tem 1 fan jogando ar pra dentro e o do watercooler ta tirando o ar pela parte de cima.

 

alguem tb passou por isso? ou o ryzen 5 3600 que é muito esquentadinho mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Rafael2860 disse:

to com um ryzen 5 3600 e vi que em 10s no aida64 com o whrait stealf pega 81ºC

desliguei imediatamente e instalei meu water cooler (cooler master masterliquid lite 120), em 5 minutos no aida64 a temp foi 78ºC, so que foi proporcional, começou com o pico em 72 ai foi subindo, eu vim aqui perguntar se alguém tb ta na mesma situação que eu, pois eu realmente me nego a utilizar a 80ºC em full, pra mim esses 80ºC diminuem a vida útil que é uma beleza.

 

no gabinete (aerocool aero500), tem 1 fan jogando ar pra dentro e o do watercooler ta tirando o ar pela parte de cima.

 

alguem tb passou por isso? ou o ryzen 5 3600 que é muito esquentadinho mesmo? 

 

tem alguma coisa muito errada ai porque eu uso o mesmo WC e meu 2700 mesmo com overclock nao passa de 70 graus.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba precisa funcionar em 12V.
Tem placa-mãe que o controle de rotação do conector da bomba precisa ser desativado manualmente na bios.

 

Segundo a AMD, o limite de temperatura é de 95C.

 

Dependendo da temperatura ambiente e da sua configuração, 78C em teste de stress parece dentro do esperado para um wc de 120.
Tem um vídeo comparando o desempenho em jogos e teste de stress do cooler box Wraith com o Masterliquid 120 aqui.

 

Particularmente evitaria o uso desses utilitários de testes de stress por não representarem a realidade do uso cotidiano. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM eu sinto que realmente tem algo errado. Reinstalei o wc e com 5s no aida64 pegou 91°C, notei que ele fica estavel em 40°C parado, por fazer uma minima tarefa de abrir o gerenciador ele pula pra 55°C. E na Bios ta pegando 51°C

adicionado 1 minuto depois

@Genérico man b450m ds3h, rtx 2060, 16gb 2x8, cm wattlite 500w

adicionado 5 minutos depois

@Genérico man pelo aida64 mesmo e o afterburner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É comum relatos de picos de temperaturas nos processadores da Ryzen.
Tem uma explicação desse comportamento aqui, detalhe do próprio sensor de temperatura.

 

A temperatura de 91C não é normal para esse wc.
Verique a temperatura com o Ryzen Master disponível no site da AMD aqui.

 

Creio que a instalação seja assim:


b4.png


 

Se estiver tudo certo com a instalação e a bomba ligada em 12V, pode ser defeito do wc.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comportamento esta normal, 80 graus stressando em FPU+CPU é normal. No meu noctua o 3600 no stress do aida fica em 75. Como os WC de 120mm sao menos potentes, ta normal.

 

Como o colega disse, o pico de temperatura dos ryzen é alto mesmo e ocorre instantaneamente por alguns segundos so de mexer o mouse, mas o que importa é a media quando voce esta jogando. Ate porque o stress do AIDA FPU+CPU é irreal quando voce ta usando o PC.

 

Agora tem de ver porque que voce reinstalou e piorou tanto a temperatura...

 

Nao devia ter mexido hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 minutos atrás, Rafael2860 disse:

@Brc agr que deitei o pc

O pico quando ativo o aida64 ta sendo 79

 

Eu to quase chutando esse wc no chao e devolvendo o whrait stelth q batia 84

 

Mas 84 eh um problema, nao?

 

Nao é um problema nao...

 

O WC de 120mm é muito fraco, melhor seria ter pegar um Gammaxx 400 que provavelmente custa menos da metade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc eu realmente melhorei a temp quando so desemcaixei o wc e encaixei dnv (nem mexi na pasta, tirei com ela e coloquei com ela ja amassada mesmo) ai agr o max ta sendo 80

 

quando vou ligar o pc o led do wc liga, desliga, ai quando carrega a tela de bem vindo ai q ele liga dnv, o pico ta sendo 81, quando ta parsdo em 40 eu Bato no mouse sobe pra 65 e desce. Instalei um jogo qualquer, estabiliza em 60, se eu mexo a camera bruscamente pula pra 78 e desce (mesmo se continuar mexendo)

 

Ideal seria comprar esse gammax 400? Ou um wc de 240mm

 

Mas o gammax 400 por ser um cooler normal nao seria meio q "menos eficiente"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do lote tem chips que aquecem mais e outros menos.
Mas em geral esses citados seja o wc de 120 ou o Gammaxx atendem o uso cotidiano além de jogos e com desempenho melhor comparado ao cooler box.

 

É normal diversos testes de stress aquecerem consideravelmente esse cpu.
Se quiser veja um relato aqui.

 

Mas no seu caso o wc de 120 se não for problema de instalação nem aplicação de pasta, pode ser que o wc tenha vindo com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM eu usava ele em um i5 4440 antes, com o box pegava 80°C ai com esse wc travava em 50°C e de la nao saia, as vezes 51, 52 mas nunca passou disso.

 

O gammax 400 resolveria isso sera?

 

Posso solicitar garantia do ryzen por isso, ou nao é defeito de fabrica? 

(Mexer o mouse ir de 40 pra 50°C, abrir o gerenciador de tarefas ir de 50 pra 60 instantâneamente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM tipo isso

 

Mas agr o max ta sendo 81, 82 ou seja. mesmo do box

 

Nao sei se pode ser problema mas quando o pc ta ligando, o wc e o fan dele desligam e ligam dnv umas 2 vzs

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, Rafael2860 disse:

@EdsonSM tipo isso

 

Mas agr o max ta sendo 81, 82 ou seja. mesmo do box

 

Nao sei se pode ser problema mas quando o pc ta ligando, o wc e o fan dele desligam e ligam dnv umas 2 vzs

 gravei ele ligando 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não é normal.

 

Você ligou corretamente a fan e a bomba?
A fan deve ser ligada preferencialmente no cpu fan.
A bomba pode ser ligada em qualquer outro conector desde que o controle de rotação seja desativado.
Ou caso contrário afetará o fornecimento de energia da bomba, prejudicando sua vida útil.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rafael2860 disse:

@EdsonSM tipo isso

 

Mas agr o max ta sendo 81, 82 ou seja. mesmo do box

 

Nao sei se pode ser problema mas quando o pc ta ligando, o wc e o fan dele desligam e ligam dnv umas 2 vzs

Normal, nao acione a garantia. O comportamento dele é normal. Tanto seu processador quanto o cooler estão normais.

 

Ele tem uma densidade alta de transistores porque ele é fabricado em 7nm, ele gera calor instantaneamente concentrado em um ponto. Pode ser o melhor cooler do universo que o processador vai bater em 70 graus por uma fração de segundo, dai o calor passa pro cooler e o cooler manda o calor embora. Por isso eu disse que o importante é a média de temperatura e a temperatura em idle. Quanto menor a temperatura inicial em idle, menos é o pico de temperatura pois ele ta iniciando mais frio.

 

Quando voce liga o PC ele joga energia 12v em todos os fans e coolers, dai a BIOS entra e começa a mandar a configuração. Por isso ele liga que nem um aviao e depois desliga os coolers, pra depois religar numa velocidade menor. Normal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc pior que tanto quando tava com o box, quanto com o wc, eles sao tipo "silenciosos ate dms pro meu gosto", tava acostumado com o box da intel ser um carro acelerando e diminuindo 

adicionado 1 minuto depois

@Brc se eu acelerar a bomba e o cooler da bomba, deixando os 2 a 80% , 100% do tempo, tem algum problema? porque acho que ele nao deve funcionar nem a 60% porque barulho ele nao faz

adicionado 2 minutos depois

@EdsonSM é, a fan ta ligada na sysfan e a bomba na cpu fan, devo trocar ent?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Seleciona o plano ryzen balanced no plano de energia tambem.

 

Nao é problema, so postei o video pra mostrar como se comporta o ryzen. O do cara tambem sobe a temperatura quando mexe o mouse. O meu tambem e o de todos tambem.

 

Eu tinha o ryzen 2700 e ele nao passava de 55 graus nunca com esse mesmo noctua que estou usando.

 

Sao processadores de gerações diferentes, nao sao comparaveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria deixar a fan no cpu fan pelo controle PWM.

 

Assisti o vídeo, nunca vi esse tipo de problema.

Qualquer dúvida com o wc, tem o e-mail de contato da CM aqui.

 

Com o cooler box não acontece esse tipo de problema?

Não sei dizer se não poderia ser algum problema com a placa-mãe ou fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fans de 4-pinos tem controle de rotação pelo sinal pwm da placa-mãe.
Fans de 4-pinos a princípio até podem ser controladas por volta,gem, mas dependendo do rolamento, o mais recomendado seria pwm.
 

Mas de qualquer forma, talvez não seja esse o problema.

Não sei dizer seria o wc ou então a placa-mãe ou a fonte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...