Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho i7 9700k sem overclock mais que esta atingindo temperaturas bem altas, uso um air cooler AKASA NERO 3 e pasta térmica MICROBON TC-G11 com condutividade térmica de 3.05/m-k, as temperaturas esta na imagem abaixo.

O meu orçamento para melhorar o resfriamento esta de no máximo R$ 300 então vi as opções abaixo e gostaria da opinião de vocês, aceito tb novas sugestões.

Melhoras so a pasta térmica resolveria? Qual vale mais a pena pelo preço?

Opiniões sobre 

Cooler Master MASTERGEL Pro

Artic Silver 5

Thermal Grizzly Kryonaut

Hydro Xigmatek Hydro Cooler Scylla 240 240mm

Cooler FAN Fortrek Air6

Qual seria o necessário?

Aceito mais opções e opiniões.

Meu é um gabinete Thermaltake Core G21 TG, vou colocar imagens para vocês pensarem melhor junto comigo kkkkkkkkk ele esta com 6 fans ching ling rgb da coomoon

WhatsApp Image 2020-04-04 at 20.31.34.jpeg

Anotação 2020-04-05 101139.png

Anotação 2020-04-05 101216.png

Anotação 2020-04-05 101257.png

Postado

Está quente mesmo.Mas faltou a VGA na config.E o restante, RAM, MB, porque isso afeta tb as temperaturas.E o fonte.

Como o gabinete e o cooler são bons, teria que investir mesmo no Cooler e em FAN melhores, seria bom saber a temperatura  da sua região e saber como está a instalação(em cima, embaixo da mesa, se o quarto é bem ventilado).

Postado

minha vga ea 1660 super asus tuf.. memoria 16gb 2666, fonte é uma Aerocool ATX 600W 80 Plus Bronze Full Range KCAS.

A temperatura na cidade varia entre 29C e 32C. O gabinete fica no chão ao lado da mesa a temperatura da placa-mãe por exemplo segue os mesmos 29C a 32C

Postado

O Nero3 é um cooler de 4-heatpipes, com desempenho limitado para esse cpu (turbo max 4.9).

Não sei dizer quanto ao 9700K mas creio que não vá variar muito com relação ao 9900K.

Já vi em fóruns dois usuários que tinham o 8700K e fizeram upgrade para o 9900K.
O wc de 240 atendia de boas o 8700K, mas houve um aumento significativo de temperaturas com o 9900K.
Em aplicativos mais pesados o wc de 240 não foi suficiente.

Um dos donos que tem o Corsair H100X disse que em jogos o 9900Ks a temperatura ficou em 85C com desempenho aceitável.
Mas em testes de stress e tratamento de fotos com o Capture One, as temperaturas ficavam mais altas com Thermal Throtling.

Segundo outro dono, problema similar, o wc de 240 atendia tranquilamente o 8700K mas não tanto o 9900K veja tópico aqui.

Assim caso a finalidade do pc seja para uso de aplicativos mais pesados, como edição ou renderização que fazem uso de avx, talvez um wc de 240 não vá atender adequadamente.

1 hora atrás, ps_everton disse:

Opiniões sobre 

Cooler Master MASTERGEL Pro

Artic Silver 5

Thermal Grizzly Kryonaut

Já vi relatos de usuários que testaram o Kryonaut e não viram ganho significativo para justificar o preço.

Tem relatos de usuários que após a aplicação, notaram que a pasta é abrasiva:

DSC_0610.jpg

Tem um tópico sobre esse problema aqui.

No tópico segundo um representante da TG, descobriram um problema no lote de 2018, veja resposta aqui.

Postado

Depois da descrição do restante PC e das temperaturas locais, o que eu recomendaria é o seguinte:

1)Manter o gabinete em uma posição arejada(cuidado se for muito perto da praia devido oxidação dos componentes).

2)Troca dos FAN, prefira FAN com PWM, o que pode estar dando problema é pouco fluxo de ar porque FAN genérica costuma ter baixa rpm ou se for de alta fica barulhenta e são pouco efetivas.Teste sem a tampa lateral.Se melhorar precisa trocar mesmo.

O maior problema é que o mercado está com falta de FAN de gabinete bom.

3) Se for trocar Cooler teria que ser um bom, imagino Watercooler de 280mm.

Postado

Eu uso aplicativos para edição de fotos e videos, além dos jogos, essa temperatura de uma certa forma me preocupa porque o processador e um componente muito caro... Vocês teriam recomendações de uso de equipamentos para melhorar o resfriamento?

adicionado 18 minutos depois
36 minutos atrás, PedraX disse:

Depois da descrição do restante PC e das temperaturas locais, o que eu recomendaria é o seguinte:

1)Manter o gabinete em uma posição arejada(cuidado se for muito perto da praia devido oxidação dos componentes).

2)Troca dos FAN, prefira FAN com PWM, o que pode estar dando problema é pouco fluxo de ar porque FAN genérica costuma ter baixa rpm ou se for de alta fica barulhenta e são pouco efetivas.Teste sem a tampa lateral.Se melhorar precisa trocar mesmo.

O maior problema é que o mercado está com falta de FAN de gabinete bom.

3) Se for trocar Cooler teria que ser um bom, imagino Watercooler de 280mm.

Sem a tampa lateral o temperatura cai 2C com um ventilador apontando para dentro do gabinete ganho mais 2C

Postado

Não tenho experiência com esse tipo de cpu.

Acho difícil fazer o melhor palpite, qual radiador seria o ideal, sem gastar mais do que o necessário.

Dependendo do lote tem chips que esquentam mais e outros menos.

Tem um colega que resolveu usar o antigo Corsair A50 (air cooler, não é wc H50), similar ao Nero, Gammaxx, Hyper 212.

O desempenho até que foi uma surpresa por ser um air cooler de entrada:

Teste-1-A50.jpg

Mas uma usuária aqui no fórum relatou temperaturas de 90C no handbrake com o radiador de 280 aqui.

Temperaturas altas similares de um review desse cpu aqui.
No teste o Noctua NH-D15 não aguentou o tranco e tiveram que usar o H115i (radiador de 280).

Postado
2 horas atrás, ps_everton disse:

Sem a tampa lateral o temperatura cai 2C com um ventilador apontando para dentro do gabinete ganho mais 2C

Nesse caso o recomendável seria mesmo começar trocando os FAN de gabinete.

https://www.hardstore.com.br/cooler/cooler-fan-cooler/akasa-piranha-air-ripper-120mm

Qual a placa-mãe? Normalmente dá para ligar todos nas sys_FAN usando cabos split e assim ficam com a rotação baseada na temperatura da CPU.

Se não resolver, aí passe para o Watercooler de 280mm, mas perceba que nesse caso perderá pelo menos dois dos FAN na frontal, então compre 3 no começo para experimentar.

Postado
6 minutos atrás, PedraX disse:

Nesse caso o recomendável seria mesmo começar trocando os FAN de gabinete.

https://www.hardstore.com.br/cooler/cooler-fan-cooler/akasa-piranha-air-ripper-120mm

Qual a placa-mãe? Normalmente dá para ligar todos nas sys_FAN usando cabos split e assim ficam com a rotação baseada na temperatura da CPU.

Se não resolver, aí passe para o Watercooler de 280mm, mas perceba que nesse caso perderá pelo menos dois dos FAN na frontal, então compre 3 no começo para experimentar.

ASUS TUF Z370 PLUS GAMING

Anotação 2020-04-05 153309.png

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Essa MB tem 2 sys_FAN e pode usar cabo split de 4 pinos desse tipo:

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Precisa de 2 cabos.

Use uma para FAN de entrada de ar e outra para FAN de saída de ar.

por falar nisso como é o fluxo de ar dessas 6 FAN que você tem hoje?

Segundo a caixa 38.5 CFM, para quantos CFM eu deveria mudar?

WhatsApp Image 2020-04-05 at 17.00.24.jpeg

Postado
1 hora atrás, ps_everton disse:

Segundo a caixa 38.5 CFM, para quantos CFM eu deveria mudar?

Boa noite, é difícil dizer, deve trocar para pelo menos garantir que não há falta de ventilação.

Por exemplo esse Akasa Piranha tem fluxo de 79,13CFM cada um(o dobro desse FAN).Dá uns 2200litros/min=36l/s

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...