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Anderson Fuzer

Explorador de Arquivos trava após download

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Boa tarde.
Tem acontecido um problema recorrente quando estou fazendo downloads via Chrome (mas já ocorreu com outros navegadores). Após alguns, mas não muitos, downloads o Explorador de Arquivos trava, assim como o Gerenciado de Tarefas. Já executei vários protocolos para tentar resolver esse problema, mas não obtive êxito.

Alguém poderia auxiliar-me com este problema?

Desde já agradeço e segue abaixo a configuração do note Dell
 

Fórum 2020-04-06.jpg

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Vá nas Configurações do Chrome
Configurações Avançads
Downloads
Veja se o local padrão está indicado
Configure para 'Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download'

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21 minutos atrás, f_neto disse:

Vá nas Configurações do Chrome
Configurações Avançads
Downloads
Veja se o local padrão está indicado
Configure para 'Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download'

Já fiz isso e este ítem já fica marcado constantemente! Conforme figura abaixo

Fórum 2 2020-04-06.jpg

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Este seu local padrão está estranho, o correto seria 

C:\User\fernando\Downloads

 

download.png

adicionado 1 minuto depois

Clique em Alterar e indique a pasta Downloads dentro do seu usuário

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@f_neto é o mesmo do meu. é na hora de recortar a figura, apaguei meu nome. Não creio que o problema seja o Chrome, pois já desinstalei, reinstalei etc; e isso aconteceu quando fiz download de um arquivo bancário em outro browser.

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Tá baixando que tipo de arquivo? Tá usando algum programa pirata? Já fez o diagnóstico de hardware da Dell?

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@mick 07 1) Arquivos nada ofensivos ou ilegais. São arquivos de uns cursos que faço, logo, baixo áudio e texto. Mas trata-se de um site pago, sem restrições. Pensei, num primeiro momento, que poderia ser uma limitação dos servidores que hospedam tal site, mas descartei, pois o mesmo ocorreu quando fui fazer download de um arquivo bancário, só para citar um caso diferente.
2) Não que eu saiba. Trabalho com programas free ou licenças pagas.

3) Fiz um teste rápido e não acusou nenhum problema. Mas fiquei com dúvidas qto a atualização de drivers, pois apesar de ter feito, via supportassist, ainda aparece uma lista de downloads, conforme anexo. 

Fórum 3a.07042020.jpg

Fórum 3b.07042020.jpg

Fórum 3c.07042020.jpg

Fórum 3d.07042020.jpg

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- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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3 horas atrás, mick 07 disse:

1.)Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

Pelo resultado, parece tudo ok! Mas confere se procede minha conclusão.
Ainda hoje envio as outras análises.

 

 

 

 

 

 

scannow07042020.txt

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6 horas atrás, mick 07 disse:

2) Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

Fiquei em dúvida no item (2b). Qual a dúvida? É para fazer download do programa ou fazer o teste online?

Segue a abaixo o resultado do item (2a).

 

 

 

 

 

Teste de memória07042020.txt

adicionado 21 minutos depois
6 horas atrás, mick 07 disse:

 

3) Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.
Deixei em anexo o resultado da checagem referente ao processador. Pelo meu entender, tudo ok! Mas segue para verificação.

 

 

 

 

 

IntelTESTRESULTS07042020.TXT

adicionado 33 minutos depois

@mick 07 Consegui encaminhar-te alguns relatórios. Mas sigo em dúvida qto ao item (2b). Acabei baixando o programa, mas não tenho ideia de como usá-lo (rsrsrsrs).

6 horas atrás, mick 07 disse:

Verificar integridade do HD/SSD.

Qto a este item, que chamarei de  4. Verificar integridade do HD/SSD, tenho algumas dúvidas. Vamos a elas:

4.1) Não sei como verificar se o cabo

6 horas atrás, mick 07 disse:

2) Se estiver usando um SSD

Meu note não possui SSD

 

6 horas atrás, mick 07 disse:

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status

Neste item, devo digitar um comando por vez ou um comando é
wmic diskdrive get caption e ou outro é status?
Desculpe-me a ignorância, mas não entendi.

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10 horas atrás, mick 07 disse:

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status.

Apareceu OK em todos

diskdrive.07042020.txt

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21 horas atrás, Anderson Fuzer disse:

4.1) Não sei como verificar se o cabo

Basta verificar se o cabo não está mal encaixado, ou testar com outro cabo SATA.

 

Faltou os testes do HD Tune, Data Lifeguard e CHKDSK.

adicionado 1 minuto depois
Em 07/04/2020 às 16:23, Anderson Fuzer disse:

DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Também está faltando esse. Não precisa anexar arquivo .txt, basta colocar um print screen da tela.

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Em 07/04/2020 às 16:23, Anderson Fuzer disse:

1.)Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

Pelo resultado, parece tudo ok! Mas confere se procede minha conclusão.
Ainda hoje envio as outras análises.

O Dism foi feito!👆

adicionado 1 minuto depois
Em 07/04/2020 às 13:03, mick 07 disse:

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

Também foi feito! E está tudo ok!

adicionado 31 minutos depois
Em 07/04/2020 às 13:03, mick 07 disse:

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests

 perceba que este teste também deu ok!!

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Seria interessante atualizar os drivers e o BIOS do notebook, conforme o diagnóstico da Dell. Faça um backup dos seus dados antes, caso algo dê errado.

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Em 07/04/2020 às 13:03, mick 07 disse:

 

7) CheckDisk: abra

Nome do Log:   Application
Fonte:         Microsoft-Windows-Wininit
Data:          08/04/2020 22:23:37
Identificação do Evento:1001
Categoria da Tarefa:Nenhum
Nível:         Informações
Palavras-chave:Clássico
Usuário:       N/D
Computador:    DESKTOP-QLN6PLJ
Descrição:


Verificando o sistema de arquivos em 😄
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.
O rótulo do volume é OS.

Uma verificaçao de disco foi agendada.
O Windows verificará agora o disco.                                       

Estágio 1: examinando a estrutura básica do sistema de arquivos...
Limpando marcas de instância do arquivo 0x8502.
  1032448 de registros de arquivos processados.                              

Verificaçao de arquivos concluída.
  20273 registros de arquivos grandes processados.                      

  0 registros de arquivos inválidos processados.                    


Estágio 2: examinando a ligaçao do nome do arquivo...
  327390 registros de novas análises processados.                        

  1294266 de entradas de índice processadas.                                

Verificaçao de índices concluída.
  0 arquivos nao indexados verificados.                            

  0 arquivos nao indexados recuperados em achados e perdidos.                    

  327390 registros de novas análises processados.                        


Estágio 3: examinando os descritores de segurança...
Limpando 13736 entradas de índice nao usadas do índice $SII do arquivo 0x9.
Limpando 13736 entradas de índice nao usadas do índice $SDH do arquivo 0x9.
Limpando 13736 descritores de segurança nao usados.
CHKDSK está compactando o fluxo do descritor de segurança
Verificaçao de descritores de segurança concluída.
  130910 arquivos de dados processados.                                  

O CHKDSK está verificando o diário de USN...
Verificaçao do diário de USN concluída.

Estágio 4: procurando clusters inválidos nos dados do arquivo do usuário...
  1032432 de arquivos processados.                                                              

Verificaçao dos dados do arquivo concluída.

Estágio 5: procurando clusters inválidos livres...
  113044511 de clusters livres processados.                                    

Verificaçao de espaço livre concluída.
Corrigindo erros no bitmap do volume.

O Windows fez correçoes no sistema de arquivos.
Nenhuma outra açao é necessária.

 962294295 KB de espaço total em disco.
 508629428 KB em 701188 arquivos.
    351972 KB em 130913 índices.
         0 KB em setores defeituosos.
   1134847 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
 452178048 KB disponíveis em disco.

      4096 bytes em cada unidade de alocaçao.
Total de  240573573 unidades de alocaçao no disco.
 113044512 unidades de alocaçao disponíveis em disco.

Informaçoes internas:
00 c1 0f 00 1a b2 0c 00 21 e9 0f 00 00 00 00 00  ........!.......
04 54 00 00 da aa 04 00 00 00 00 00 00 00 00 00  .T..............

O Windows terminou de verificar o disco.
Aguarde enquanto o computador é reiniciado.

XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
  <System>
    <Provider Name="Microsoft-Windows-Wininit" Guid="{206f6dea-d3c5-4d10-bc72-989f03c8b84b}" EventSourceName="Wininit" />
    <EventID Qualifiers="16384">1001</EventID>
    <Version>0</Version>
    <Level>4</Level>
    <Task>0</Task>
    <Opcode>0</Opcode>
    <Keywords>0x80000000000000</Keywords>
    <TimeCreated SystemTime="2020-04-09T01:23:37.867681500Z" />
    <EventRecordID>32674</EventRecordID>
    <Correlation />
    <Execution ProcessID="0" ThreadID="0" />
    <Channel>Application</Channel>
    <Computer>DESKTOP-QLN6PLJ</Computer>
    <Security />
  </System>
  <EventData>
    <Data>

Verificando o sistema de arquivos em 😄
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.
O rótulo do volume é OS.

Uma verificaçao de disco foi agendada.
O Windows verificará agora o disco.                                       

Estágio 1: examinando a estrutura básica do sistema de arquivos...
Limpando marcas de instância do arquivo 0x8502.
  1032448 de registros de arquivos processados.                              

Verificaçao de arquivos concluída.
  20273 registros de arquivos grandes processados.                      

  0 registros de arquivos inválidos processados.                    


Estágio 2: examinando a ligaçao do nome do arquivo...
  327390 registros de novas análises processados.                        

  1294266 de entradas de índice processadas.                                

Verificaçao de índices concluída.
  0 arquivos nao indexados verificados.                            

  0 arquivos nao indexados recuperados em achados e perdidos.                    

  327390 registros de novas análises processados.                        


Estágio 3: examinando os descritores de segurança...
Limpando 13736 entradas de índice nao usadas do índice $SII do arquivo 0x9.
Limpando 13736 entradas de índice nao usadas do índice $SDH do arquivo 0x9.
Limpando 13736 descritores de segurança nao usados.
CHKDSK está compactando o fluxo do descritor de segurança
Verificaçao de descritores de segurança concluída.
  130910 arquivos de dados processados.                                  

O CHKDSK está verificando o diário de USN...
Verificaçao do diário de USN concluída.

Estágio 4: procurando clusters inválidos nos dados do arquivo do usuário...
  1032432 de arquivos processados.                                                              

Verificaçao dos dados do arquivo concluída.

Estágio 5: procurando clusters inválidos livres...
  113044511 de clusters livres processados.                                    

Verificaçao de espaço livre concluída.
Corrigindo erros no bitmap do volume.

O Windows fez correçoes no sistema de arquivos.
Nenhuma outra açao é necessária.

 962294295 KB de espaço total em disco.
 508629428 KB em 701188 arquivos.
    351972 KB em 130913 índices.
         0 KB em setores defeituosos.
   1134847 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
 452178048 KB disponíveis em disco.

      4096 bytes em cada unidade de alocaçao.
Total de  240573573 unidades de alocaçao no disco.
 113044512 unidades de alocaçao disponíveis em disco.

Informaçoes internas:
00 c1 0f 00 1a b2 0c 00 21 e9 0f 00 00 00 00 00  ........!.......
04 54 00 00 da aa 04 00 00 00 00 00 00 00 00 00  .T..............

O Windows terminou de verificar o disco.
Aguarde enquanto o computador é reiniciado.
 

adicionado 7 minutos depois

@mick 07 Como pode ver acima, checkdisc feito!! E driver atualizados segundo a Dell

 

Testedrivers.07042020.png

adicionado 14 minutos depois
1 hora atrás, mick 07 disse:

Seria interessante atualizar os drivers e o BIOS do notebook, conforme o diagnóstico da Dell. Faça um backup dos seus dados antes, caso algo dê errado.

Creio estar atualizado. Confere?

image.png.3faeaedff4126bd000ada7a977cab797.png

adicionado 16 minutos depois

@mick 07 , creio ter cumprido todas as etapas. Tem algum parecer sobre o possível problema?

Agradecido por sua atenção, aguardo, quando possível, seu retorno.

 

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Se todos os testes deram OK, sinceramente não sei dizer porque o Explorer está travando. Abra o Menu Iniciar > procure por Histórico de Confiabilidade, verifique os erros que aparecem ali.

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Pode ser um bug devido as últimas atualizações

 

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@f_neto Pensei nisso também, mas foi bom ter feito todo esse processo proposto pelo mick 07, pois assim evito qualquer suspeita sobre o hardware. Pensei nessa opção porque isso começou a ocorrer depois que o note foi atualizado. O engraçado é que eu já estava com esse problema, mas em menor escala, no desktop no trabalho. Mas lá só travava o Explorador de Arquivos. Eu ficava na mão, mas utilizava o atalho. Mas aqui o caso agravou-se, afetando os downloads. Está extremamente irritante! você tem algumas sugestão de como fazer para reverter a atualização? Será que vale a pena?

Agradecido por sua atenção!

adicionado 10 minutos depois

@mick 07 Segue em anexo 

histconfiab.09042020.XML

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Teria que acessar o histórico de atualizações e pesquisar qual seria a culpada
Configurações
Atualização e Segurança
Exibir histórico de Atualização

Sugestão para testar:
Saiba como chamar o novo Explorador de ficheiros
Para testar esta nova proposta da Microsoft, os utilizadores só precisam de abrir uma janela do explorador de ficheiros. 
Aí dentro, na barra de endereço, devem colocar o seguinte caminho:
shell:AppsFolder\c5e2524a-ea46-4f67-841f-6a9465d9d515_cw5n1h2txyewy!App
Terminem este processo carregando em Enter.
 

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@Anderson Fuzer não consigo abrir o arquivo que você mandou. Favor enviar printscreen da tela, fica mais fácil de analisar do que ter que ficar baixando arquivos. Abraços.

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Eu abri o xml e em uma rápida olhada não é só o Windows Explorer, tem vários aplicativos não respondendo, fechando, etc...

A data mais anterior que vi foi em 20072019

 

ParouFuncionar.png

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@f_neto Isso aí! Também percebi isso, apesar de só perceber o fechamento nas condições de download, conforme descrito inicialmente. E aí, alguma ideia de como resolver o problema??

adicionado 17 minutos depois

@mick 07 Beleza, seguem alguns prints

 

image.thumb.png.302fd550a72b0c2f259c25029058c0e9.pngimage.thumb.png.e56caa85630c21418a4e33971fba62c3.png

 

image.thumb.png.89c629b17a593a564d41c84874add8d6.png

image.thumb.png.263322d275ff3644247a9512a22339d7.png

 

image.thumb.png.89fecd8fcfd2b8b716ddd8a4a22b005c.png

image.thumb.png.1ed114b5f58801d918838a96269df2f2.png

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Procure Visualizador de Eventos no menu iniciar e execute como Administrador. Depois veja quais os erros críticos que aparecem e as informações na aba Geral.

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@mick 07 Segue algumas informações de um erro que acabou de acontecer....

 

-System

-Provider

[ Name]ESENT

-EventID455

[ Qualifiers]0

Level2

Task3

Keywords0x80000000000000

-TimeCreated

[ SystemTime]2020-04-13T15:06:52.696235000Z

EventRecordID33264

ChannelApplication

ComputerDESKTOP-QLN6PLJ

Security

-EventData

svchost

5268,R,98

TILEREPOSITORYS-1-5-18:

C:\WINDOWS\system32\config\systemprofile\AppData\Local\TileDataLayer\Database\EDB.log

-1023 (0xfffffc01)

Nome do Log:   Application
Fonte:         ESENT
Data:          13/04/2020 12:06:52
Identificação do Evento:455
Categoria da Tarefa:Registro em Log/Recuperação
Nível:         Erro
Palavras-chave:Clássico
Usuário:       N/D
Computador:    DESKTOP-QLN6PLJ
Descrição:
svchost (5268,R,98) TILEREPOSITORYS-1-5-18: Erro -1023 (0xfffffc01) ao abrir o arquivo de log C:\WINDOWS\system32\config\systemprofile\AppData\Local\TileDataLayer\Database\EDB.log.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
  <System>
    <Provider Name="ESENT" />
    <EventID Qualifiers="0">455</EventID>
    <Level>2</Level>
    <Task>3</Task>
    <Keywords>0x80000000000000</Keywords>
    <TimeCreated SystemTime="2020-04-13T15:06:52.696235000Z" />
    <EventRecordID>33264</EventRecordID>
    <Channel>Application</Channel>
    <Computer>DESKTOP-QLN6PLJ</Computer>
    <Security />
  </System>
  <EventData>
    <Data>svchost</Data>
    <Data>5268,R,98</Data>
    <Data>TILEREPOSITORYS-1-5-18: </Data>
    <Data>C:\WINDOWS\system32\config\systemprofile\AppData\Local\TileDataLayer\Database\EDB.log</Data>
    <Data>-1023 (0xfffffc01)</Data>
  </EventData>
</Event>

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Amigo, aparentemente seu Windows está corrompido a ponto de não conseguir ser restaurado. Sugiro que faça nova instalação, abraços.

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