Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre possível problema de fonte!


Posts recomendados

Boa noite a todos!

 

Vamos por partes.

 

Conjunto:

- Fonte XFX 650 W XXX Edition (+- 10 anos de uso)

- Core i5 4460

- Msi b85m-e45

- 16Gb DDR 3

- GTX 1050 Ti  4GB

- 2 x HD 7200rpm

- 1 x ssd

 

Sintomas:

         A aproximadamente 1 mês a placa de vídeo começou funcionar de forma estranha, ela não dava imagem na saída VGA (usava esta a uns 2 anos), entretanto pela HDMI funcionava perfeitamente (uso um monitor antigo (vga) e tenho uma saida ligada na tv do meu quarto (hdmi). Desmontei as placas e remontei, o problema persistiu. Formatei o computador e o problema se manteve. Comprei um cabo Dvi-I, liguei no monitor antigo e a imagem voltou a aparecer, ou seja, a placa de vídeo não estava funcionando OK.

        Neste meio tempo, notei que a cpu estava dando choque nas partes sem pintura (minha casa não tem aterramento).  O computador ao ligar não apresenta o BIP, mas liga normalmente, entretanto antes de entrar na tela msi aparece uns erros no canto inferior direito (99; 9C; A2) ... pesquisei e aparentemente pode ser curto em alguma saida USB, mas todas estão funcionando normalmente.

      O PC começou a apresentar demora pra desligar, é como se o windows desligasse, mas os componentes ficam funcionando uns 15 segundos a mais. Notei também que meu nobreak, quando ligado a este PC, começou a funcionar de forma anormal, se a energia cai ele simplesmente desliga, não segura. Obs: testei a bateria do nobreak em um multimetro e a mesma esta com mais de 13v, testei ele ligado em uma TV e ele segurou a TV ligada normalmente; este nobreak tem uns 2 anos que esta ligado a este mesmo computador e até então sempre funcionou normal.

       Por fim, gostaria da opinião de alguém com mais conhecimento, pois estou crendo que minha fonte possa estar indo desta para melhor, devido aos seguintes pontos: 1 - Mal funcionamento da placa de video ; 2 - demora para o Pc desligar; 3 - Choque na carcaça; 4 - Nobreak desarmando ao invés de segurar o conjunto ligado.

 

Seguem algumas imagens com valores das voltagens obtidas no sensor. 

 

Quem tiver alguma dica construtiva, uma opinião de testes que eu possa estar realizando ou alguma ideia do que pode estar ocorrendo, fico muito grato!!

 

Desde já, muito obrigado!

 

image.thumb.png.532d1914c244b34bd41ee6c24c6515df.pngimage.png.afeb4efd8787b3d638ee3dc9d5243049.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniel_walz usar fonte em nobreak/establizador ferra qualquer fonte mesmo. provável que ela esteja nas últimas. caso compre uma nova, não plugue em nobreak, vai estragar novamente. tente ligar a máquina sem o nobreak tomando a devida precaução da tensão da sua tomada com o chaveamento da sua fonte (caso ela não tenha PFC ativo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @Caio Ferreira ... aqui na minha região tem uns picos de energia, nada muito absurdo, de 127v vai pra 132v e neste momento o nobreak começa apitar indicando sobrecarga de rede (meio que informa para desligar o pc). A fonte tem PFC ativo. Já testei usando direto na tomada e os sintomas se mantém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, daniel_walz disse:

Então @Caio Ferreira ... aqui na minha região tem uns picos de energia, nada muito absurdo, de 127v vai pra 132v e neste momento o nobreak começa apitar indicando sobrecarga de rede (meio que informa para desligar o pc). A fonte tem PFC ativo. Já testei usando direto na tomada e os sintomas se mantém.

Nobreak de qualidade para essa sua fonte custa, no mínimo, uns 3mil reais. Esse seu nobreak custou isso? porque se não custou, como já dito, você tem é um produto porcaria aí.

 

127v pra 132v não é pico de energia, é variação de tensão. Essa fonte trabalha normalmente em qualquer tensão entre 90v e 240v (seja ela 91v, 102v, 157v, 200v, enfim, qualquer tensão que sair da tomada), sem precisar de qualquer correção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...