Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troquei a placa-mãe e PC não liga mais


Posts recomendados

Pessoal estou com um problema acredito que relacionado a placa-mãe.

Eu hoje recebi minha placa-mãe nova a Asus prime B250m plus/br edição gamer

Troquei ela pela placa-mãe antiga e o pc sequer está ligando, acredito que seja um erro meu quanto os conectores do painel frontal, mas já tentei de todas as formas. Tentei ver se era o pino, se eu estava colocando o lado positivo e o lado negativo certo, mas nada funciona. Pensei que tinha acontecido algum outro problema com outra peça, mas remontei o pc com a placa-mãe antiga e funcionou perfeitamente. 
Config:

Processador: Intel Core i5 7400 kaby lake

Placa de vídeo: gigabyte geforce gtx 1050ti oc

Memoria RAM: 2x 4GB Corsair Vengeance 2600mhz

PLACA-MÃE ANTIGA: gigabyte h110m-m.2

PLACA-MÃE NOVA: Asus b250m plus/br edição gamer
Fonte: Corsair VS600

 

obs: ignorem os cabos nunca deu problema e provavelmente não são a causa do mesmo

obs2: da pra ver (não na foto) que a placa-mãe está recebendo energia pois quando ligo a tomada o led da mesma acende

A35ABFA7-5241-4650-AAAB-AE80FF8E14B0.jpeg

817EAADE-9073-488C-AFBF-4D66735B8112.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escJrn Lembrou de pedir para a loja atualiza a BIOS dela ?

 

Essa mobo é para 6ª/7ª Geração intel, e seu processador é da 7ª Geração.

 

Já quanto aos cabos, sugiro uma organização, pode não ter dado problema até agora, mas do jeito que está não é o mais adequado.

 

Além disso, a fonte é para ficar com o cooler dela virado para baixo, pegando ar de fora, se o gabinete assim permite.

 

 

A ideia da boa organização de cabos é para que facilite na instalação de peças, ajude na refrigeração e que fique o mais clean possivel.

 

Algo tipo assim:d0b7930e86ef7d62af35fbadc76f4a3c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Não cheguei a pedir que eles atualizassem a MOBO, você tem noção se dar pra eu mesmo atualizar com esse meu equipamento e se não, como eu faço pra atualizar?

 

Certo, irei tentar organizar melhor os cabos e arrumar a fonte. 
 

Desde já agradeço sua resposta e atenção!

 

obs: só pra que fique claro, se minha MOBO não tiver atualizada o pc nem chega a ligar? é isso mesmo?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escJrn Você deu sorte com essa placa-mãe, ela tem EZ Flash 3, coisa que toda mobo Asus atual tem.

 

Seguinte:

 

Para atualizar a BIOS você vai precisar de um processador da 6ª Geração ou um Pentium.

 

Com isso já em mãos e instalado, você pode prosseguir com atualização de BIOS.

 

Explico sobre como atualizar a BIOS usando o EZ Flash 3 aqui nesse vídeo: 

 

 

O EZ Flash 3 permite conectar a internet direto na BIOS e baixar o arquivo ali mesmo e já instalar.

 

Sugiro que escolha um dia quente, que tem certeza de que não vai acabar a energia elétrica, pois se isso ocorrer, irá dar problema na mobo.

 

 

No vídeo eu ensinei com uma A320M-K/BR da Asus, é uma mobo para processador AMD, MAS note que ela é uma Asus e contem o EZ Flash 3 igual a sua, algumas coisas podem mudar, mas no fim será quase igual.

 

 

Se não quiser arriscar, pede para uma assistência atualizar a BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, eu já tenho outro post aqui sobre o mesmo assunto, porém, eu queria tentar sanar todas as minhas dúvidas antes de tomar uma atitude com relação a esse problema. 
Então, eu tenho um computador, que a configuração vai estar ao final deste post, que ligava mas não dava vídeo.
Chamei um técnico e ele me disse que era a placa de vídeo, pois, ele a retirou e ligou a máquina com a placa de vídeo ONBOARD e tudo funcionou perfeitamente. E só pra ter certeza de que a placa de vídeo havia queimado, ele a testou em outra máquina e o resultado foi o mesmo, sem vídeo. 
Comprei outra placa de vídeo na Kabum e quando chegou de imediato fiz a troca pela GPU antiga. E o resultado foi o mesmo sem vídeo. Então, pesquisando pela internet eu vi que teria uma possibilidade, por mais que pequena, de a entrada PCI-E ter sido danificada quando a placa de vídeo queimou. Sendo assim, realizei a compra de uma placa-mãe pra acabar de vez com os problemas. Quando a placa-mãe chegou fiz a troca pela antiga e tive um outro tipo de problema, o computador sequer ligava. Desmontei e montei a máquina de novo e ela ligou normalmente, SEM PLACA DE VÍDEO. Quando vi que tudo estava funcionando perfeitamente, coloquei a placa de vídeo e voltamos ao problema inicial, o computador sequer ligava. Pensei então, que alguma peça havia sido danificada no processo, remontei todo o computador com a PLACA-MÃE ANTIGA, e sem a PLACA DE VÍDEO e o computador funcionou normalmente. Eu desmontei e montei essa máquina trocando as peças umas 10x e eu percebi que toda vez que eu colocava a placa-mãe ANTIGA e sem placa de vídeo, tudo funcionava normal. Quando eu colocava a placa-mãe NOVA sem a placa de vídeo, as vezes a máquina ligava e as vezes não. E quando eu montava com a placa-mãe NOVA e a placa de vídeo NOVA, o computador sequer ligava. 

Vou deixar aqui embaixo a configuração e logo depois possíveis problemas que já foram descartados.

CPU: Intel Core i5 7400 Kaby Lake 3.00GHz LGA 1151

Mobo ANTIGA: GIGABYTE H110M-M.2 DDR4 LGA 1151

Mobo NOVA: ASUS B250M-plus/br DDR4 (EDIÇÃO GAMER) LGA 1151

Memória RAM: 2x 4GB Corsair Vengeance 2400MHz DDR4

GPU ANTIGA: SAPPHIRE R7 260X 2GB 

GPU NOVA: GIGABYTE GeForce GTX 1050ti 4GB OC

Fonte: Corsair VS600 80 Plus White

Gabinete: NZXT Phantom 410

HD/SSD: 1TB WD/ 120GB Kingston

Possíveis problemas:

1º Incompatibilidade de peças-

Provavelmente todo mundo que estiver vendo esse post entende de hardware e vai ver que pela config tudo é compatível.

2º Pouca alimentação- 

 Bom, como eu disse todos que estiverem vendo esse post entende de hardware, e é claro que essa minha fonte é mais do que necessária para a configuração.

3º MOBO NOVA desatualizada-

Entrei em contato com a loja e eles me disseram que estava atualizada, e ainda por cima, como eu disse no post, o computador tinha vezes que ligava e vezes que não, mas nas vezes que ligava funcionava perfeitamente. E ela suporta processadores da 7ª geração.
4º Montagem errada-

Como eu disse pessoal eu montei e desmontei o computador mais de 10x e TODAS as vezes que eu montei com a MOBO ANTIGA tudo funcionava perfeitamente, e algumas vezes a máquina funcionava com a MOBO NOVA. 
 

Se eu estiver deixando passar algum possível problema me avisem, POR FAVOR!!!

Eu acionei a garantia do produto e estou na dúvida se mando ou não, porque eu tenho a impressão de que eu estou deixando passar algo. Simplesmente não faz sentindo o computador não ligar.


E por fim, eu acredito que os pinos do painel frontal da MOBO NOVA estão com algum tipo de defeito já que algumas vezes funciona e algumas vezes não.

O que vocês acham?! 
 

Quem chegou até aqui, muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escJrn

Você já testou  o armazenamento? onde está o primeiro boot se é no ssd ou no hd? retira um e deixa só um dando o boot(onde está o sistema operacional).

Vamos tirar 4 peças que já sabemos que não é o problema (PSU,MOBO,GPU e Gabinete obviamente), agora resta o resto.

já testou com outro processador e deu o mesmo erro?

 

Resta 3 opções

- Memória as frequências pode está alteradas e dando erro com a placa de vídeo que requer um mínimo de memória

- O Processador que não temos certeza se está tendo alguma incompatibilidade com a placa de video,pode ser por meio de hardware(uma danificação) ou por meio de software(Drivers,programas, etc)

- E pode ser armazenamento que algum boot, ou alguma coisa esteja alterada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escJrn Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega para sanar esta dúvida e checar se a placa de vídeo possui algum problema por parte de alimentação, pegue um multímetro e no pequeno conector PCI-E faça um teste de continuidade(em escala de diodo) para ver se há algum curto, e caso a placa possua um conector de energia extra faça o mesmo.

Compra.png.f7e581e1906db7b4c24b35cefdb8db85.png

PS: No caso a ponta preta do multímetro você encosta ela no "espelho traseiro" da placa de vídeo, na parte de metal onde se encontra as entradas de vídeo, e a ponta vermelha(positivo) você mede os 3 primeiros pinos da esquerda para a direita

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GomesDavi então cara coloquei só o ssd que é a parte que ta com o sistema operacional e apareceu isso ai

F5629002-9C23-402E-81EA-E45AD2BCDA45.jpeg

adicionado 2 minutos depois

Galera eu montei mais uma vez a máquina, ligou e deu o erro ai de cima e o FAN da placa de vídeo não roda. Como se ela não tivesse recebendo energia.

 

OBS: a placa-mãe não tá presa porque foi só um teste, mas tudo está encaixado direitinho.

C69C5E9B-328E-41AB-AB1F-390013DD471D.thumb.jpeg.fa5fcf9e801a3a8f212f0a952ae6d491.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escJrn

Vai na bios e coloca como o principal boot o ssd, se não der certo tente reinstala o windows no ssd, talvez o problema seja no ssd.

Faz muito tempo que você tem ele? 

e  sua memória é de quantos Mhz?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escJrn

Tenta bota ele como principal do mesmo jeito, e suas memórias estão trabalhando apenas 2113 Mhz na sua bios se quiser alterar para 2400Mhz para  ter melhor desempenho delas, a vontade.

Parece que eliminamos mais dois erros (X Não é a memória e nem o CPU)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explição  - aqui está uma explicação  de dicas,benefícios e riscos

Como atualizar - e aqui o tutorial da própria asus explicando como

adicionado 1 minuto depois

E após ter atualizado a bios, tenta baixa o drive da placa de vídeo o mais atual possível e testa plugar ela novamente!

Seu windows é 64x?

adicionado 3 minutos depois

A placa da gigabyte tem uma exclusividade dela  que é deixar os fans desligado enquanto ela não atinge certa temperatura, de certa forma isso é ruim e pode ser alterada nos drivers dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...