Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sttuterings ocasionais com Radeon RX 580


Posts recomendados

Boa tarde,

Eu adquiri uma RX 580 e tenho tido problemas com sttutering. Me disseram que isso acontece porque eu jogo com V-Sync ligado, porque uso uma TV como monitor e se eu não deixar o V-Sync ligado fico com screen tearing horrível. Isso vale pra qualquer jogo um pouco mais pesado

Isso é uma questão de monitor mesmo?

 

Outra dúvida, toda vez que tento executar o comando DISM no prompt, da esse erro 87 como no screenshot. Vcs fazem alguma ideia do que possa ser?

image.thumb.png.593e9258407ab73bc500eeee4810be43.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy Vsync causa stutter se sua configuração não conseguir segurar a taxa de quadros, que no seu caso provavelmente é 60 FPS (60Hz). Se for isso que está acontecendo, tente reduzir a qualidade gráfica pra segurar 60 FPS. Qual a configuração completa do PC? Que tipo de jogo está rodando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Nandoskennedy  que no seu caso provavelmente é 60 FPS (60Hz). 

Na verdade, fiz "overclock" na TV pra 80Hz, por isso geralmente é esta a taxa de quadros que eu deixo. De padrão de fábrica é 60Hz, e por algum motivo quando eu deixava o V-Sync ligado tinha momentos q a taxa de quadros caia pra abaixo de 60, mas quando eu deixo desligado nunca fica menos que 65.

Desde que eu fiz esse "overclock" na TV melhorou bastante, mesmo com V-Sync desligado os screen tearings são bem mais leves e raros.

 

44 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Nandoskennedy  Qual a configuração completa do PC? 

 CPU: Ryzen 5 2400g

GPU: Rx 580 8gb Sapphire Pulse

RAM: 16gb 2400mhz

 

46 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Nandoskennedy  Que tipo de jogo está rodando?

Atualmente tenho jogado Residen Evil 2 Remake, The Division 2, Lords of the Fallen e Code Vein.

Me corrija se eu estiver errado, mas destes jogos que eu citei estes dois últimos são os mais leves, correto?

E eles são o que da mais instabilidade no FPS. O Code Vein está simplesmente horrível, e diminuir as opções gráficas não melhora muito. 

Não faz sentido nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy então no seu caso você precisa garantir que você tenha 80 FPS SEMPRE, ou vai ter stutter. Quando seu FPS cai abaixo de 80, o Vsync oscila entre 80Hz e 40Hz dentro de frações de segundo, causando incômodo visual. Se você colocar aqueles gráficos de frame time no MSI Afterburner vai ver um gráfico muito instável durante o stutter. Você usa o MSI Afterburner rodando os jogos? Verificou uso da CPU, GPU, RAM e suas temperaturas? É bom ver isso pra ter uma noção de onde está o problema.

 

Com relação ao seu R5 2400G, é um modelo no qual você paga por um processador e um vídeo integrado em um só produto, porém quando você abre mão do vídeo integrado usando uma placa de vídeo dedicada, você acaba tendo um processador não tão bom, pois o desempenho dele é bem abaixo de outros processadores na mesma faixa de preço. Eu acho muito difícil que esse processador consiga segurar 80 FPS nos jogos mais modernos, entre os jogos que você citou, o The Division 2 é o que mais exige do processador, os dois últimos eu não tenho conhecimento sobre como eles rodam. Aparentemente o 2400G atende os requisitos recomendados dos dois (FX-8350/i7 3770 e Ryzen 3 2200G/Core i5 7400), mas esses requisitos geralmente são para rodar a 60 FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Entendi.

Eu monitorei sim o uso dos componentes, bem como as suas temperaturas.

Em jogos pesados o uso do GPU geralmente fica a 100%, com uma temperatura média de 80ºc com as fans também a 100% (fazendo o PC ficar bem barulhento), enquanto que o CPU nunca vi ultrapassar 60% do seu uso. Na verdade, fica geralmente em uma média de 40%. Temperatura máxima que já registrei do CPU é 75ºc, mas geralmente fica na casa dos 65º quando rodando um jogo pesado.

 

Ou seja, eu estou tendo um uso máximo da placa de vídeo, com CPU sobrando o tempo todo. Deve ser isso que você falou mesmo, este CPU é fraco. Eu tinha esperanças de que eu não tivesse que trocar de CPU.

 

Qual você me recomendaria? Um Ryzen7 é o bastante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2020 às 16:04, Nandoskennedy disse:

@GuilhermeGB Entendi.

Eu monitorei sim o uso dos componentes, bem como as suas temperaturas.

Em jogos pesados o uso do GPU geralmente fica a 100%, com uma temperatura média de 80ºc com as fans também a 100% (fazendo o PC ficar bem barulhento), enquanto que o CPU nunca vi ultrapassar 60% do seu uso. Na verdade, fica geralmente em uma média de 40%. Temperatura máxima que já registrei do CPU é 75ºc, mas geralmente fica na casa dos 65º quando rodando um jogo pesado.

 

A temperatura da placa de vídeo está bastante elevada para estar com o fan a 100%, não sei se é normal da RX 580, mas deveria verificar a refrigeração do seu gabinete, altas temperaturas podem afetar o desempenho. Quanto ao seu processador, a change de algum jogo faze-lo rodar a 100% é quase zero, já que nenhum jogo lançado até hoje tem capacidade de usar 8 threads, mas chegará um ponto que ele vai "gargalar" sua placa de vídeo sem estar a 100%.

 

Em 07/04/2020 às 16:04, Nandoskennedy disse:

Ou seja, eu estou tendo um uso máximo da placa de vídeo, com CPU sobrando o tempo todo. Deve ser isso que você falou mesmo, este CPU é fraco. Eu tinha esperanças de que eu não tivesse que trocar de CPU.

 

Qual você me recomendaria? Um Ryzen7 é o bastante?

 

Desde que você esteja satisfeito com o desempenho, teoricamente não há motivo para trocar algum componente. Você disse que seu FPS nunca fica abaixo de 65, então está afirmando que ele cai de 80 FPS, a taxa na qual seu PC deveria rodar fixo para não haver stutter na frequência de 80Hz. Se seu objetivo é apenas jogar a 60 FPS, deveria voltar seu monitor/TV ao que era antes (60Hz), até para evitar futuros problemas, e ajustar a configuração gráfica para assegurar que nunca caia de 60 FPS.

 

Muitas pessoas que já usaram monitores 60Hz e 75Hz afirmaram que não existe muita diferença entre as duas frequências, isso com monitores nativos para essas frequências. Quando você faz overclock, existe uma chance de que ele não fique estável, resultando em algo pior do que a frequência original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Obrigado pelas instruções amigo.

Talvez você possa me dar alguma ideia do que fazer. 

 

Eu não estou satisfeito porque não consigo aguentar esse barulho da GPU com a fan a 100%. Se isso pelo menos fizesse diferença na temperatura até que eu ficaria de boas, mas não faz. E eu já tentei limitar a velocidade das fans no software de ajuste da AMD mas a placa simplesmente não obedece. Uma vez que começa a usar 100, as fans vão pra 100% também em questão de alguns minutos.  

 

Eis o meu gabinete no screenshot. Ele tem três fans na frente e uma em cima, todas jogando ar pra dentro. Tem a water cooling do processador e no quadrado vermelho tem uma fan que eu adaptei, ela pucha o ar pra fora do lado de fora do gabinete porque não tinha mais espaço pra colocar fan. A intenção era fazer com que o ar quente expelido pela placa de vídeo fosse sugado pra fora mais rapidamente. 
Mas eu não registrei absolutamente nenhuma diferença. 

 

456e2bc0-d6bf-40de-ae04-f5f6217576f9.thumb.png.98cad61a0502f8f8ed127a574c946e3f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy um exaustor debaixo da placa de vídeo não faz diferença nenhuma pra ela, eu li o pessoal na internet falando sobre isso e também fiz alguns testes aqui e comprovei. O que faz diferença pra placa é jogar ar frio pra ela, ou seja, teria que ter uma ventoinha na parte debaixo ou na lateral do gabinete perto de onde ela fica instalada, parece que o fan frontal que dá direto com a placa não está sendo suficiente ou pode ser algum outro problema aí.

 

Eu realmente não manjo muito de refrigeração de gabinete. Eu também estou tendo problemas de refrigeração no meu setup, mas minha configuração é bem mais simples (e antiga), incluindo o gabinete. No caso minha placa atinge 75+ graus facilmente, descobri que por padrão o fan dela não passa de 45%, consegui melhorar configurando manualmente no MSI Afterburner, mas acima de 60% o barulho incomoda demais (parece uma sirene), então tento manter entre 55-60%. Até a fonte estava fazendo um barulho alto quando eu começava a jogar porque o ar quente da placa estava todo indo parar na entrada de ar dela. Resolvi tirando as tampas dos espaços para leitores de DVD na parte da frente, meu gabinete não tem suporte para ventoinhas frontais, pode ser que isso ajudaria ainda mais. Só isso já diminui o barulho da fonte, mas agora o ar quente da placa fica preso na parte debaixo do gabinete, fazendo a placa esquentar mais do que esquentava antes, com a velocidade original das ventoinhas (45%) a placa quase chega aos 80ºC. Com a tampa lateral aberta, duas ventoinhas 80mm improvisadas retiradas de fontes sucateadas soprando ar pra baixo dela, e a velocidade dos fans da placa configurado pra uns 55-60%, consigo manter a placa a 66ºC mais ou menos em estresse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

 

Em 13/04/2020 às 15:47, GuilhermeGB disse:

@Nandoskennedy  O que faz diferença pra placa é jogar ar frio pra ela, ou seja, teria que ter uma ventoinha na parte debaixo ou na lateral do gabinete perto de onde ela fica instalada, parece que o fan frontal que dá direto com a placa não está sendo suficiente ou pode ser algum outro problema aí.

 

Pois é. O pior de tudo é que pra todos os efeitos o meu PC parece estar bem refrigerado, mas não está sendo o bastante. Talvez seja porque eu moro numa região muito quente, basicamente o ar que entra pelas ventoinhas acaba não sendo frio.

Originalmente o meu plano era colocar a ventoinha embaixo da placa de vídeo, mas simplesmente não tem espaço nesse gabinete pra isso.

 

De qualquer forma, eu consegui resolver o problema da refrigeração simplesmente deixando o gabinete sem a tampa lateral. A temperatura média da minha placa desceu para 75ºc sob stress (o que, segundo as minhas pesquisas, é o padrão dela mesmo quando está 100% de uso). 

 

Mas agora me deparei com outro problema: o PC não desliga. Sim, isso mesmo, quando aperto pra desligar no Windows ele simplesmente não desliga. Ele aparece a tela de desligar, desliga o vídeo, mas o PC ainda fica ligado, as fans e os led tudinho. Já tentei esperar quase 1 hora e ele não desligou. Já tentei um desligamento pelo CMD, e nada.

Nem mesmo o botão Power ou Reset do gabinete funciona, eles não respondem. Por isso sou forçado a desligar na chave da fonte, o que é basicamente a mesma coisa que tirar o PC da tomada.

E o pior de tudo é que ele também não liga pelos botões. Quer dizer, às vezes ele liga, mas na maior parte do tempo não. Sou forçado a fazer uma ligação direta na placa-mãe.

 

Toda vez que quero desligar o PC sou forçado a repetir esse processo. Faz alguma ideia do que possa ser?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandoskennedy Acredito que a questão da temperatura variar entre 75-80ºC na RX 580 é algo até um pouco comum, pois essa placa tem um TDP relativamente elevado (por volta de 180-190W, segundo testes), o que achei estranho é você dizer que isso ocorre mesmo com os fans a 100% da velocidade, pois essas temperaturas são atingidas com a placa rodando em stock. Já vi alguns usuários de RX 570 e RX 580 dizendo que é possível fazer um undervolt para reduzir o consumo nesses modelos, isso pode ajudar a reduzir sua temperatura também, dê uma pesquisada sobre o assunto.

 

Sobre o seu problema de desligar e ligar o PC, aparentemente é algo entre a placa-mãe e a fonte. Pode ser configuração, alguma ligação errada ou algum defeito em um dos componentes. Eu creio que está mais pro lado da placa-mãe, já que os botões não estão funcionando corretamente, e ela também não está "desligando" a fonte quanto o PC para de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann @GuilhermeGB

A respeito do problema de não querer desligar, eu realizei uma reinstalação de reparação do Windows 10, e não resolveu. Na verdade, no meio do caminho deste reinstalação, o windows reinicia várias vezes automaticamente, correto?

Numa dessas vezes, ao tentar reiniciar, ele ficou preso numa tela preta. Fiquei esperando por quase uma hora e nada mudou, então eu reiniciei com o botão reset.

O processo concluiu normalmente após isso, mas o problema não foi resolvido.

 

Vou pesquisar a respeito da integridade do sistema e config da bios, e ver o que consigo descobrir. 

 

Mas suspeito de que não seja um problema no hardware, provavelmente a placa-mãe mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Sttuterings ocasionais com Radeon RX 580

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...