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Oi, pessoal, estou passando por alguns problemas para dar vídeo no meu monitor. Já pesquisei problemas semelhantes aqui no fórum e já fiz alguns testes, mas nenhum resolveu o problema, por essa razão estou criando este tópico. Tudo começou quando recebi minha placa de vídeo, uma GT 630 da Gigabyte de 2 Gb de memória, e fui instalar. Instalei minha placa de vídeo, mas não consegui configurar pois estava dando o erro 43 do Windows, depois de tentar diferentes drivers, desisti. No outro dia, fui ligar meu pc, ainda com a placa de vídeo, quando apertava power o cooler girava e logo reiniciava, decidi desinstalar a placa, mas o monitor não estava mais dando vídeo, então resetei a bios. Após dar um clear na cmos, consegui iniciar meu computador, porém percebi que a bateria estava fraca e troquei por outra. Iniciei minha máquina e formatei, no entanto, meu computador está apresentando dificuldades para dar vídeo. Estou pensando em atualizar a minha bios para ver se soluciona o problema, mas o "fabricante" da minha placa-mãe não oferece mais suporte e é um pouco difícil achar o driver certo, vi um comentário de um usuário de outro fórum dizendo que bios de outra placa-mãe pode servir porque essas da PCware são uma espécie de réplica/segunda linha de grandes marcas. Estava comparando algumas coisas aqui, e achei minha placa parecida com o modelo GA-H81M-H da Gigabyte, mas não tenho certeza, se alguém puder me ajudar, agradeço desde já. Obrigado.


Link da placa GA-H81M-H (a minha IPMH81G1 parece ser uma réplica dessa):
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-H81M-H-rev-11/support#support-dl-utility

 

Testes que já fiz para resolver o problema:
- Troquei a pasta térmica do processador
- Resetei a cmos.
- Limpei a placa-mãe, mas não usei limpa contato, só pincel para limpar a placa e borracha para limpar a memória.
- Testei outra fonte, mas não deu vídeo.
- Liguei sem os dois pentes de memória, mas o computador não bipa
- Testei os pentes de memória nos dois slots da placa-mãe. Tenho dois pentes de memória, um de 4 Gb e outro de 8 Gb, testei individualmente e o computador iniciou independente do slot de memória utilizado e independente da memória. Ele já deu vídeo com os dois pentes, as vezes, com o computador ligado, tenho que remover um dos pentes e colocar de novo para dar vídeo e outras vezes isso não faz com que o monitor dê vídeo.


Especificações:
 

Operating System: Windows 10 build 17763 (64-bit)
CPU Type: Intel Core i3-4170 @ 3.70GHz
Number of CPUs: 1
Cores per CPU: 2
Hyperthreading: Enabled
Motherboard: IPMH81G1
Memory: 12GB SK Hynix DDR3 SDRAM
Hard Drive:  (1TB)


Especificações completas e alguns resultados de testes que fiz:
https://drive.google.com/open?id=1uLwVit8NkDMH-czy6kcAnXm3t-jwIpTm


Outras informações:
Fonte Corsair 400 watts
2 Pentes de memória
Fonte do meu PC e o monitor estão ligados no mesmo filtro de linha
placa-mãe e monitor estão conectados por um cabo VGA

1.jpeg

2.jpeg

  • Moderador
Postado

Boa noite leandro.

Sua placa de video era nova? voce instalou ela corretamente? verificou os cabos?

 

Sobre a atualização de BIOS, nao recomendo no seu caso pois nunca sabemos se sua placa é semelhante, idêntica, ou custos... ai pode piorar as coisas. a nao ser que alguém com uma placa IGUAL a sua fez o processo e deu certo ok?

 

Todo caso siga os passos abaixo.

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

  • Curtir 1
Postado
Em 07/04/2020 às 15:47, LeandroRT disse:

Ele já deu vídeo com os dois pentes, as vezes, com o computador ligado, tenho que remover um dos pentes e colocar de novo para dar vídeo e outras vezes isso não faz com que o monitor dê vídeo.

Olá. Boa noite.
Procedimento totalmente inapropriado substituir pentes de memória com o PC ligado. Desta forma está pondo em risco queimar a memória e/ou o slot, no menor dos problemas.
Como você relata ser intermitente, sugiro limpar os contatos dos pentes de memória com uma borracha escolar branca e macia e/ou algum produto específico para o fim. Provavelmente resolverá. Caso não, aproveite estas poucas vezes em que o vídeo funciona e desinstale todo e qualquer driver que não seja o próprio da placa-mãe. Há um programa muito bem comentado aqui no fórum para este fim, eu nunca fiz uso... chama-se DDU ( https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html ).
Verifique no Gerenciador de Dispositivos qual o driver utilizado no "Intel HD Graphics", na aba <Adaptadores de vídeo>. Atualize-o caso necessário.
Downloads para Gráficos HD Intel® 4400 (Intel Core i3-4170)
Mais recente: 15.40.45.5126
https://downloadcenter.intel.com/pt-br/product/81497
Não creio que este problema com o vídeo, especificamente, seja resolvido com uma atualização do BIOS. Uma vez que, pelo que entendi, somente passou a ocorrer após tentativas de instalação da placa de vídeo externa.

Quanto ao problema com a GT 630, é um outro caso e neste, talvez, uma atualização do BIOS resolva, mas para solucionar um problema você tem que primeiro resolver o atual.
Boa sorte.
 

  • Curtir 1
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Oi, Boa noite, então, minha fonte é uma Corsair, VS400, 80 Plus White, 400W

1) Segundo o Crystal Disk, meu HD tá ok.

2) Eu gerei um relatório com o Aida64, está aqui neste link:
https://drive.google.com/open?id=1uLwVit8NkDMH-czy6kcAnXm3t-jwIpTm

3) Já fiz os testes, aparentemente, tudo Ok.

4) R: Já está sem.

5) R: Tô querendo ajuda para isso

6) R: Não, apresenta.
7) R: Está conectado a um filtro de linha.

Obrigado

 

@Daianne Limeira Eu vou fazer isso também, muito obrigado. Acabei de instalar o novo driver, ele, o computador, deu trabalho para iniciar. Acho que realmente é a memória ou o slot que tá sujo, não tenho onde comprar limpa contato, a quarentena ta f*da, mas amanhã eu passo uma borracha na memória.

Postado

 

@Daianne Limeira  muito obrigado, eu limpei aqui a memória com mais paciência, hoje o computador não deu trabalho para ligar. Em relação a bios, eu tenho este arquivo aqui, o grande problema é saber para qual a rev é essa atualização, a rev da minha placa é a 1.1, mas não sei a deste arquivo:
https://drive.google.com/open?id=1LaJQaPAb4P_JRctQWUI0S7b2i28qTWh2

Nas informações do Windows aparece o seguinte:
Bios Version/Date American Megatrends Inc. F5 DB, 20/03/2014

  • Curtir 1
Postado

Então, o computador está ligando normalmente, muito obrigado aos usuários que me ajudaram. Acho que a bios da placa já está na última atualização fornecida pelo fabricante, mas estava comparando as configurações da minha placa-mãe com a GA-H81M-H da gigabyte, elas parecem muito. só falta um pouco de coragem para fazer o processo, pois não sei como reverter se alguma coisa der errado.

Aqui está uma foto do setup da minha bios:
MoBo.thumb.jpg.b36244a0bb935310dfc3dac43e78109a.jpg

 

E aqui uma screen da bios da Gigabyte
248934352_Mobo-Gigabyte.png.8a88f35aa392ecccb1e35310687b9f0f.png

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