Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LeandroRT

Monitor liga algumas vezes e outras não

Posts recomendados

Oi, pessoal, estou passando por alguns problemas para dar vídeo no meu monitor. Já pesquisei problemas semelhantes aqui no fórum e já fiz alguns testes, mas nenhum resolveu o problema, por essa razão estou criando este tópico. Tudo começou quando recebi minha placa de vídeo, uma GT 630 da Gigabyte de 2 Gb de memória, e fui instalar. Instalei minha placa de vídeo, mas não consegui configurar pois estava dando o erro 43 do Windows, depois de tentar diferentes drivers, desisti. No outro dia, fui ligar meu pc, ainda com a placa de vídeo, quando apertava power o cooler girava e logo reiniciava, decidi desinstalar a placa, mas o monitor não estava mais dando vídeo, então resetei a bios. Após dar um clear na cmos, consegui iniciar meu computador, porém percebi que a bateria estava fraca e troquei por outra. Iniciei minha máquina e formatei, no entanto, meu computador está apresentando dificuldades para dar vídeo. Estou pensando em atualizar a minha bios para ver se soluciona o problema, mas o "fabricante" da minha placa-mãe não oferece mais suporte e é um pouco difícil achar o driver certo, vi um comentário de um usuário de outro fórum dizendo que bios de outra placa-mãe pode servir porque essas da PCware são uma espécie de réplica/segunda linha de grandes marcas. Estava comparando algumas coisas aqui, e achei minha placa parecida com o modelo GA-H81M-H da Gigabyte, mas não tenho certeza, se alguém puder me ajudar, agradeço desde já. Obrigado.


Link da placa GA-H81M-H (a minha IPMH81G1 parece ser uma réplica dessa):
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-H81M-H-rev-11/support#support-dl-utility

 

Testes que já fiz para resolver o problema:
- Troquei a pasta térmica do processador
- Resetei a cmos.
- Limpei a placa-mãe, mas não usei limpa contato, só pincel para limpar a placa e borracha para limpar a memória.
- Testei outra fonte, mas não deu vídeo.
- Liguei sem os dois pentes de memória, mas o computador não bipa
- Testei os pentes de memória nos dois slots da placa-mãe. Tenho dois pentes de memória, um de 4 Gb e outro de 8 Gb, testei individualmente e o computador iniciou independente do slot de memória utilizado e independente da memória. Ele já deu vídeo com os dois pentes, as vezes, com o computador ligado, tenho que remover um dos pentes e colocar de novo para dar vídeo e outras vezes isso não faz com que o monitor dê vídeo.


Especificações:
 

Operating System: Windows 10 build 17763 (64-bit)
CPU Type: Intel Core i3-4170 @ 3.70GHz
Number of CPUs: 1
Cores per CPU: 2
Hyperthreading: Enabled
Motherboard: IPMH81G1
Memory: 12GB SK Hynix DDR3 SDRAM
Hard Drive:  (1TB)


Especificações completas e alguns resultados de testes que fiz:
https://drive.google.com/open?id=1uLwVit8NkDMH-czy6kcAnXm3t-jwIpTm


Outras informações:
Fonte Corsair 400 watts
2 Pentes de memória
Fonte do meu PC e o monitor estão ligados no mesmo filtro de linha
placa-mãe e monitor estão conectados por um cabo VGA

1.jpeg

2.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém pode ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite leandro.

Sua placa de video era nova? voce instalou ela corretamente? verificou os cabos?

 

Sobre a atualização de BIOS, nao recomendo no seu caso pois nunca sabemos se sua placa é semelhante, idêntica, ou custos... ai pode piorar as coisas. a nao ser que alguém com uma placa IGUAL a sua fez o processo e deu certo ok?

 

Todo caso siga os passos abaixo.

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/04/2020 às 15:47, LeandroRT disse:

Ele já deu vídeo com os dois pentes, as vezes, com o computador ligado, tenho que remover um dos pentes e colocar de novo para dar vídeo e outras vezes isso não faz com que o monitor dê vídeo.

Olá. Boa noite.
Procedimento totalmente inapropriado substituir pentes de memória com o PC ligado. Desta forma está pondo em risco queimar a memória e/ou o slot, no menor dos problemas.
Como você relata ser intermitente, sugiro limpar os contatos dos pentes de memória com uma borracha escolar branca e macia e/ou algum produto específico para o fim. Provavelmente resolverá. Caso não, aproveite estas poucas vezes em que o vídeo funciona e desinstale todo e qualquer driver que não seja o próprio da placa-mãe. Há um programa muito bem comentado aqui no fórum para este fim, eu nunca fiz uso... chama-se DDU ( https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html ).
Verifique no Gerenciador de Dispositivos qual o driver utilizado no "Intel HD Graphics", na aba <Adaptadores de vídeo>. Atualize-o caso necessário.
Downloads para Gráficos HD Intel® 4400 (Intel Core i3-4170)
Mais recente: 15.40.45.5126
https://downloadcenter.intel.com/pt-br/product/81497
Não creio que este problema com o vídeo, especificamente, seja resolvido com uma atualização do BIOS. Uma vez que, pelo que entendi, somente passou a ocorrer após tentativas de instalação da placa de vídeo externa.

Quanto ao problema com a GT 630, é um outro caso e neste, talvez, uma atualização do BIOS resolva, mas para solucionar um problema você tem que primeiro resolver o atual.
Boa sorte.
 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Boa noite, então, minha fonte é uma Corsair, VS400, 80 Plus White, 400W

1) Segundo o Crystal Disk, meu HD tá ok.

2) Eu gerei um relatório com o Aida64, está aqui neste link:
https://drive.google.com/open?id=1uLwVit8NkDMH-czy6kcAnXm3t-jwIpTm

3) Já fiz os testes, aparentemente, tudo Ok.

4) R: Já está sem.

5) R: Tô querendo ajuda para isso

6) R: Não, apresenta.
7) R: Está conectado a um filtro de linha.

Obrigado

 

@Daianne Limeira Eu vou fazer isso também, muito obrigado. Acabei de instalar o novo driver, ele, o computador, deu trabalho para iniciar. Acho que realmente é a memória ou o slot que tá sujo, não tenho onde comprar limpa contato, a quarentena ta f*da, mas amanhã eu passo uma borracha na memória.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@LeandroRT Neste tópico o usuário reporta ter uma placa-mãe igual a sua ( PCWARE IPMH81G1 )...
Contacta ele, talvez via mensagem, e sonda a versão do BIOS utilizada por ele, tendo em vista que diz usar uma GTX 650 com sucesso. Fica a dica.
 

 

  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

@Daianne Limeira  muito obrigado, eu limpei aqui a memória com mais paciência, hoje o computador não deu trabalho para ligar. Em relação a bios, eu tenho este arquivo aqui, o grande problema é saber para qual a rev é essa atualização, a rev da minha placa é a 1.1, mas não sei a deste arquivo:
https://drive.google.com/open?id=1LaJQaPAb4P_JRctQWUI0S7b2i28qTWh2

Nas informações do Windows aparece o seguinte:
Bios Version/Date American Megatrends Inc. F5 DB, 20/03/2014

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o computador está ligando normalmente, muito obrigado aos usuários que me ajudaram. Acho que a bios da placa já está na última atualização fornecida pelo fabricante, mas estava comparando as configurações da minha placa-mãe com a GA-H81M-H da gigabyte, elas parecem muito. só falta um pouco de coragem para fazer o processo, pois não sei como reverter se alguma coisa der errado.

Aqui está uma foto do setup da minha bios:
MoBo.thumb.jpg.b36244a0bb935310dfc3dac43e78109a.jpg

 

E aqui uma screen da bios da Gigabyte
248934352_Mobo-Gigabyte.png.8a88f35aa392ecccb1e35310687b9f0f.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!