Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD FX-6300 e M5A78L-M LX/BR superaquecidos!


Posts recomendados

Salve galera, vou estar colocando aqui as especificações do meu PC, juntamente com as fotos explicando meu problema.

 

CPU:             AMD FX-6300

RAM:             8,00GB Single-Channel DDR3 @ 669 Mhz (9-9-9-24)

placa-mãe:   ASUSTeK Computer INC. M5A78L-M LX/BR (AM3R2)

Gráficos:       2047MB NVIDIA GeForce GTX 750 Ti (Gigabyte)

Fonte:            Thermaltake Smart 600W 80 Plus

 

Essa temperatura é quando jogo jogos mais leves ou quando estou 

executando programas (chrome, firefox, photoshop...) após fechar 

um jogo pesado                                                                                             Essa é quando jogo jogos mais pesados como pes 2017 ou car mechanic simulator

image.png.fc7c357504225acd6cbfac80fa6fd472.pngimage.png.3b21eb19745db307c29d7b2510724280.png

 

Meu gabinete não tem uma boa refrigeração, e estou esperando chegar um cooler que comprei (não acho que vá adiantar muita coisa) porém mesmo não tendo um gabinete com uma boa refrigeração e ainda não tendo coolers adicionais a temperatura esta muito alta, alguém sabe me dizer o que pode ser o que eu devo fazer.

 

Obs. Quando ligo o PC a temperatura da CPU e da placa-mãe varia de 40 a 50 graus, e quando estou jogando fica na temperatura da segunda imagem, porém quando fecho o jogo mesmo que depois de algum tempo a temperatura se mantém como na primeira imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Marcolavw disse:

não tendo um gabinete com uma boa refrigeração e ainda não tendo coolers adicionais a temperatura esta muito alta, alguém sabe me dizer o que pode ser o que eu devo fazer.

Melhorar a ventilação e trocar pra um gabinete melhor...? 🤔

Essa placa-mãe não é muito adequada pra esse processador, prende de algum jeito um fan soprando direto o VRM. Mais ou menos assim:
image.png.38481003897a2021b0a336ab4abe8141.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Marcolavw disse:

Meu gabinete não tem uma boa refrigeração, e estou esperando chegar um cooler que comprei (não acho que vá adiantar muita coisa) porém mesmo não tendo um gabinete com uma boa refrigeração e ainda não tendo coolers adicionais a temperatura esta muito alta, alguém sabe me dizer o que pode ser o que eu devo fazer.

 

Então, aqui já está a raiz do problema, se você estiver usando o cooler box que a AMD envia com esses processadores, ele não dá conta dos FX mesmo, e a má ventilação do gabinete é outro fator agravante.

Porém o sensor térmico dos FX é bem bizarro também, o ideal é você olhar as temperaturas pelo AMD OverDrive ao invés de qualquer outro programa que faça o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcolavw Se me permite, nos últimos meses estive procurando um gabiente custo/benefício, e te recomendaria pegar o BG-015, da Bluecase. Sei que não é uma marca presente no mercado, mas achei uma opção interessante. Ele possui suporte para 2 fans na parte frontal, 1 na traseira e 2 na superior, além do filtro imantado nas partes superior e inferior (para a fonte de alimentação). Nos reviews que vi, disseram que é um excelente gabinete com bom espaço para cable management. Comprei por 169,00 reais à vista na Kabum. Outro que recomendo, porém um pouco mais caro, é o Komor, da Pichau (um que possui fita RGB na parte frontal). Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FX-6300 tem limite de temperatura 70 C.

 

Recomendo utilizar o HwMonitor disponível aqui.

 

No Speccy creio que a temperatura da placa-mãe se refira na verdade ao socket do cpu.

Veja esse print:



Untitled-1.png

 

No HwMonitor o TMPIN0 se refere ao socket do cpu e o TMPIN1 é a Motherboard.

Essas temperaturas estão disponíveis também na bios.

 

A temperatura Package se refere ao processador.

 

O AMD Overdrive já foi descontinuado, mas se encontra disponível nesse link alternativo aqui.
Esse utilitário mostra os graus faltantes para atingir a temperatura limite.

 

A soma da temperatura package com a margem térmica resulta nessa temperatura limite de 70 C.



qpvvg97533my.png


 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, usei o AMD OverDrive para verificar a temperatura e notei que nele mesmo tem a opção de desativar esse modo "Turbo Core", antes, quando ativado a velocidade dos núcleos indicada era algo em torno dos 3800 MHz porém a temperatura do processador tinha picos de até quase 80 C, desativando caiu para 3500Mhz, por enquanto não notei diferença significativa ao executar meus jogos e programas mais pesados, no entanto a temperatura caiu consideravelmente, até agora houve picos de no máximo 55 C, creio que fazendo as mudanças de gabinete e cooler que já estou preparando caia ainda mais.

image.png.27d37798b0be52ae9b0da8e058f0ebec.png

image.png.962ebba4e3e0aa2dafcfc4804e0e18a7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...