Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Derramei suco no teclado no meu notebook. Imediatamente o desliguei e sequei o que consegui. Como não quis arriscar e abrir por conta própria, levei a um técnico para que fizesse a limpeza. Não houve dano nos demais componentes. Pelo o que o técnico me comentou, há uma placa abaixo do teclado que impediu que o líquido vazasse.

Em um primeiro momento, o teclado estava como antes, sem maiores problemas. Contudo, com o uso, percebi que algumas teclas ficavam muito duras e sem a mesma "amplitude"/profundidade (não me recordo o termo exato para descrever).

Notei, também, que ao desligá-lo e esperar que esfrie um pouco, as teclas voltam muito próximo ao que eram antes do acidente. E quando ligo novamente o notebook, após alguns minutos de uso, as teclas voltam a ficar mais duras.

Por isso pergunto: trata-se de algum dano permanente no teclado ou foi apenas uma limpeza mal feita? Se for algum dano, existe reparo? Se sim, qual a faixa de preço?

Meu notebook é um Asus Vivobook X510UR.

Obrigado e aguardo respostas!

• Membro VIP
Postado

isso é um dano possivelmente permanente, pelo caso de como aconteceu e como se desenrolou, provavel que tenha ficado resquicios do liquido e ele so aparece quando usa por mt tempo, mas se as teclas funcionam todas, somente ficando "duras" sugiro q continue usando assim mesmo

Postado

Estou com problema parecido. Também derramei líquido sobre o teclado.

Após ter deixado o notebook virado para o líquido escorrer e depois de algumas horas para dar tempo secar, aparentemente o líquido foi absorvido pelas partes que formam o mecanismo do teclado.

Algumas teclas emperram, não descem com a mesma facilidade de antes, demoram para voltar depois de pressionadas, e dão a impressão que, daqui algum tempo, não responderão mais a pressão. 

Não sendo técnico, desmontei meu notebook (X510UR) e pude conferir isso que foi relatado: há uma membrana plástica abaixo do teclado que impediu que o líquido chegasse aos componentes eletrônicos (obrigado Asus!).

O teclado é selado à carcaça. Assim, sua substituição exige que seja trocada também a tampa. Até agora só encontrei na cor vermelha:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1026413715-teclado-notebook-asus-x510-x510ua-x510ur-tp-vermelha-_JM

Espero ter ajudado. 

Postado

@Paulo Santiago Pois então, as teclas mais afetadas, quando apertadas, fazem um barulho de plástico sendo amassado. Pode ser essa membrana a qual você refere.

Sabe dizer se a única forma de consertar é trocando todo o teclado e a carcaça? Ou existe alguma forma de arrumar somente a membrana danificada (supondo que apenas essa membrana esteja estragada)?

Obrigado pelo retorno!

Postado

@thaleszm Pelo que pesquisei, duas opções a venda: apenas o teclado e o teclado já encaixado na carcaça. 

Observe nessa foto que as abas metálicas (laterais esquerda e direita) que seguram o teclado estão fixadas à carcaça por rebites plásticos derretidos (ou térmicos, não sei; circulei em laranja). Imagino que a remoção dessas abas danifique de modo irreversível esses rebites. Daí não vejo como trocar apenas o teclado.

image.thumb.png.3186008922ae1855c6d197738888bf90.png

A membrana fica abaixo da armação metálica do teclado. Como é transparente, não pode ser identificada na foto. O mecanismo que danificou fica acima dessa armação metálica. Não consegui identificar se são molas, borrachas, ou qualquer outra coisa... o acesso a essa parte é bem complicado.

Minhas teclas parecem chiclete, mas está tudo funcionando. 

Queria que alguém mais experiente me explicasse como trocar apenas o teclado, se é que isso é possível; o que me deixou com mais dúvida foi ter visto o teclado sendo vendido separado da tampa da carcaça. 

Origem da foto: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1214320453-teclado-notebook-asus-x510-_JM

Vamos tentando descobrir a melhor forma de resolver esse problema.

Meus cumprimentos,

Postado

@Paulo Santiago Certo, entendi. Estava pensando em levar em alguma assistência especializada da Asus para pelo menos olharem e diagnosticarem o que de fato foi danificado e ter uma noção do que precisa ser trocado e o preço a ser pago pelo reparo.

Infelizmente com a quarentena fica difícil ir atrás de algo. Além disso, não há assistência técnica da Asus em minha cidade (também não encontrei autorizadas) e a assistência de fato fica somente em São Paulo, tendo que enviar o computador a eles, o que inviabiliza para mim.

Nesse período vou pesquisando mais a fundo o assunto para ver se descubro algo mais. Se encontrar algo retorno aqui para informar.

Obrigado novamente pelo retorno e pelas informações. Ajudou a ter uma noção melhor do que pode ser o problema.

Att.

Postado

Estes teclados que são presos por rebites plásticos na tampa superior, tem a finalidade de deixar bem faceado o teclado com a tampa.

Na troca somente do teclado, os rebites são perdidos, e o teclado tende a ficar mais rebaixado na tampa, ou seja, as teclas não ficam tão salientes como original.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Oi, bom dia! a mesma coisa aconteceu com o meu teclado e algumas teclas estão duras, mas dá pra usar por enquanto. O seu continua bom, ou você conseguiu achar algum para comprar na internet? só encontro no aliexpress. 

Abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...