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Problema PERSISTENTE de tela azul com notebook


Vufusuf
Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

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Boa noite turma,

Como não sei se meu problema é de hardware ou o do sistema, vim até aqui na parte do W7.

Seguinte, eu não sou nenhum técnico em computação, mas desde criança sempre fiz, por eu mesmo, as manutenções em minhas máquinas

Dessa vez estou me desgastando bastante, por um problema que ainda não descobri...

 

Tenho um Sony VAIO um pouco antigo (F215FX), a umas 2 semanas começou a travar, ficar instável, e formatei ele.

Tentei (pela 5ª vez) tentar instalar win10 pra me adaptar (sempre usei w7).

Depois de instalar o windows, todos os driver, fazer as atualizações... com algumas horas de uso.. Blue screen..

 

Dae faço todos os procedimentos de reparações, correção de registros, reparação de arquivos... mas de tempo em tempo.. Blue Screen novamente

E essas telas azuis, não são em momentos específicos, as vezes em "stand by" acontece, então não consigo achar a fonte do problema

Até que certo momento ele nem ligava mais, mesmo tentando todas ferramentas de reparos do windows.

 

Bom, então resolvi formatar novamente, e com downgrade para Windows 7....

Pra não ficar enrolando muito, e adiantar a história, já reinstalei o windows 7 quatro vezes, todas com discos e mídias diferentes, e sempre o mesmo problema..

Ele funciona até no máximo 1 dia, depois começa com essas instabilidades, de tela azul, e as vezes corrompe todoo sistema e nem liga mais.

Mesmo com todas tentativas de reparo no sistema, não funciona

 

Agora na minha ultima tentativa, novamente... formatei, instalei os drivers, estava na cozinha, quando voltei: desligado

Fui ligar: Operating System Not Found

Não aguento mais limpar meu disco, e reinstalar o windows!

Eu até corrijo um problema como este, mas depois volta a acontecer

 

O problema, é que os erros não são os mesmo, das telas azuis que deram, me apresentavam erros diferentes.

Esse do Operating System Not Found, foi a segunda vez.

Ele em geral, está "instável", mas apresenta erros diferentes

 

Acredito que seja problema de memória, ou no meu disco.

Ja tentei tira deixar só um pente, depois troquei, depois troquei de barramento... e nada

 

Não tenho outras memórias, nem outro HD para testar. 

Existe alguma forma de eu localizar onde está o problema?

Alguma sugestão

 

Agradeço!

 

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@Vufusuf Olá, boa noite colega, tente fazer estes procedimentos para testar o HD, se possível colocá-lo em outra máquina:

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali.

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART), Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

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@GabrielLP14 Fiz o teste das memórias e do HD, e consta normal

 

Depois do Operatin System Not Found,

Abri o reparo pela mídia, e dei um bootrec.exe /fixmbr, e voltou a funcionar

Agora novamento deu Operatin System Not Found.

Quando dou novamente o bootrec.exe /fixmbr, O windows tenta carregar de novo, da tela azule volta:

Operatin System Not Found

 

Reparei que o HD não está sendo reconhecido na BIOS.

Ja tirei o HD, limpei os baramentos...

 

Será que poder ser alguma atualização da BIO? Como posso atualizar a bios de um Sony Vaio?

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1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@Vufusuf Sim pode até ser BIOS... mas você testou a integridade inteira do HD? 

Gabriel, hoje a noite vou passar o HD pro meu Desktop e dar uma geral nele.

Acho que vou passar pra outo computador, formatar no zero, e passar os scans.

Qual seria a forma mais eficaz / profunda, de formatação?

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