Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar D-Link DIR615 como repetidor numa segunda rede wifi


Posts recomendados

Boa tarde,

Tenho um modem(que é roteador também da NET(é um Arris TG862)).Instalei um D-Link DIR615 que uso para fazer a wireless na minha casa.Como o sinal é fraco em alguns lugares, pensei em colocar outro DIR 615 como repetidor, só que tenho tido dificuldade de configurar, tentei o comando ipconfig para ver todos os dispositivos e achar o ip desse novo repetidor, mas não tive sucesso.Em anexo o ipconfig.

Tenho dúvida se devo tirar esse primeiro roteador DIR 615 ligado no modem ao configurar o repetidor.

Só para esclarecer, o modem Arris aparece como o ip 192.168.0.1, o ip 192.168.100.1 é o DIR 615 atuando como o roteador da WIFI Wireless da minha rede local.

 

ipconfig.jpg

adicionado 2 minutos depois

E o DIR 615 é cabeado RJ45.

Modificando um pouco a pergunta, se eu colocar o repetidor, mesmo que seja perto do outro, o sinal será amplificado?

adicionado 3 minutos depois

Cabeado em uma das porta LAN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a paciencia e por compartilhar seu conhecimento.Após algumas tentativas, fiz a seguinte manobra:

desliguei DIR615A e conectei DIR615B no PC e liguei em uma segunda porta do Arris,  e alterei dele o IP para 192.168.200.1

Religuei o DIR615A na porta que ele estava mesmo.Ele ficou com o IP de antes 192.168.100.1

Conseguí entrar no Arris, e lá mostrou os dois DIR615 conectados.

Perguntas de iniciante:

1) Os dois DIR615 podem de alguma forma interferir o sinal um do outro?

2) O DIR615B eu configurei via cabo e vou usar na mesma sala, só numa posição mais elevada, o sinal da wireless vai ficar melhor?

3) Se eu mudar o DIR615B para outro local e alterar o "status" dele para ser um repetidor wireless, ele manterá as configurações, mesmo desligando a energia dele?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Agradeço a paciencia e por compartilhar seu conhecimento.Após algumas tentativas, fiz a seguinte manobra:

desliguei DIR615A e conectei DIR615B no PC e liguei em uma segunda porta do Arris,  e alterei dele o IP para 192.168.200.1

Religuei o DIR615A na porta que ele estava mesmo.Ele ficou com o IP de antes 192.168.100.1

Conseguí entrar no Arris, e lá mostrou os dois DIR615 conectados.

Perguntas de iniciante:

1) Os dois DIR615 podem de alguma forma interferir o sinal um do outro?

2) O DIR615B eu configurei via cabo e vou usar na mesma sala, só numa posição mais elevada, o sinal da wireless vai ficar melhor?

3) Se eu mudar o DIR615B para outro local e alterar o "status" dele para ser um repetidor wireless, ele manterá as configurações, mesmo desligando a energia dele?

 

 

Como te expliquei, o aparelho que estava em 192.168.0.1 você só não conseguiu configurar antes porque o endereço de fábrica dele é o do modem da NET e você não pensou em desligar o modem da NET antes de fazer isso, o que teria sido uma boa ideia.

 

Eu disse para usar .252 e .253 por uma razão, mas está bem como fez. E agora pode mudar a qualquer momento. (1) Qualquer antena interfere com outra. Mas não deve ser problema. Ajudar não vai.

 

Eu talvez deva deixar de perguntar, já que você nunca respondeu, mas vou só recomendar mais uma vez: se puder ligue os dois roteadores via cabo diretamente ao modem da NET. (2) Se o modem da NET estiver por exemplo em um gabinete metálico e o sinal estiver fraco, apenas desligue as antenas dele e use o outro. Ligue um de cada vez e compare o sinal. Use apenas o que tiver sinal mais forte e/ou cobertura mais ampla. (3) repetidor é uma  última hipótese: um repetidor lá onde o sinal começa a ficar fraco vai repetir o sinal fraco e em geral a performance é ruim. Use um cabo. Até 100m do roteador principal ou mesmo do secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, arfneto disse:

puder ligue os dois roteadores via cabo diretamente ao modem da NET.

Estão ligados direto nas portas RJ45 do modem Arris(ele tem 4 portas).

O modem Arris fica em cima da escrivaninha.

Não tenho recursos para medir sinal,só se o sinal de um smartfone puder ser usado como parametro.

Não dá para deixar os dois ligados juntos com DHCP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PedraX disse:

Não tenho recursos para medir sinal,só se o sinal de um smartfone puder ser usado como parametro.

Não dá para deixar os dois ligados juntos com DHCP

Isso nada tem a ver com DHCP. Você pode ter isso ativo até nos 3 mas como sequer tem a senha do primeiro sugiro nem tentar. Isso é útil em casos mais específicos e é preciso ter planejamento, necessidade  e experiência com isso. Apenas deixe o DHCP ativo no modem da net.

Para medir o sinal basta o sinal do telefone. Ou pode usar um aplicativo como o wifi analyzer para o android. É bem simples e informativo. Ou o OpenSignal, para Android. Não uso iPhone então não sei opinar sobre esses.

Na sua configuração não estará usando os roteadores DIR615 como tal. Apenas o switch de 4 portas e o ponto de acesso wifi embutido em cada um deles. Um dispositivo ao se conectar ao wifi por um deles entra na rede ethernet. Ao entrar na rede ethernet ele vai procurar um endereço IP. O modem da net dá esse endereço e o endereço de gateway para acessar a internet  e a vida segue.

Todas as outras funções de controle da rede IP serão executadas pelo modem da NET. É o simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia Arfneto, andei esmiuçando o modem Arris e o DIR615 e acabei usando da seguinte forma: ativei a wireless no Arris e coloquei o Dir615A como repetidor do sinal do wifi do Arris(fica a 1 metro com visada ), e o Dir615B repetindo o sinal do Arris também(fica a uns 8 metros e tem visada para o Arris). Sintonizando um receptor(uma TV smart) fiquei na dúvida porque na lista disponível aparece o sinal do DIR615A, do DIR615B e do Arris(nomeei cada um deles diferente para saber de onde vem o sinal).Acontece que tentei sintonizar o sinal mais forte na lista(que era o DIR615A) e não aceitou a chave definida para ele. escolhí então o Arris e aceitou a chave perfeitamente, concluí então que tanto DIR615A e DIR615B aparecem no aplicativoWifi analyser apenas como referencia de sinal, mas na verdade tem apenas o sinal do Arris. Procede minha conclusão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...