Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 usuário doméstico x empresa


darold

Posts recomendados

  • Membro VIP
2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Se não me engano (e me engano bastante) fica atrelado ao hardware adquirido junto com a licença.

 

 

Pensa como seria feito para implementar isso. A Microsoft teria que ter um canal direto com cada lojista, que teria que repassar algum tipo de comprovante de qual peça cada usuário comprou. Daí teria que haver no código do Windows um meio de identificar que aquela chave específica ficaria atrelada àquela peça, o que alteraria o algoritmo usado para gerar o HWID.

 

Como disse, me parece que o algoritmo usado é determinístico, pois já ouvi falar de ferramentas aí pelo submundo sendo capazes de replicá-lo. Isso comprovaria sua imutabilidade: ou seja, é sempre a placa-mãe.

 

Informações precisas sobre o assunto são bem-vindas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

Pensa como seria feito para implementar isso. A Microsoft teria que ter um canal direto com cada lojista, que teria que repassar algum tipo de comprovante de qual peça cada usuário comprou. Daí teria que haver no código do Windows um meio de identificar que aquela chave específica ficaria atrelada àquela peça, o que alteraria o algoritmo usado para gerar o HWID.

 

Como disse, me parece que o algoritmo usado é determinístico, pois já ouvi falar de ferramentas aí pelo submundo sendo capazes de replicá-lo. Isso comprovaria sua imutabilidade: ou seja, é sempre a placa-mãe.

 

Informações precisas sobre o assunto são bem-vindas!

A licença OEM do Win7 que comprei está atrelada ao meu i5-2400. Não há meio eletrônico (algorítimo) que faz a checagem da licença. Enquanto estiver usando a licença que tenho com este i5 específico (cujas NFs de ambos tenho aqui), está legalizado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Se está atrelado ao processador menos mal, nunca troquei processador por danos, só por obsolência da placa ou seja, quando a placa queima não tem outra para ele, ai temos que trocar também.

Eu acho que se paga R$ 1.000,00 no windows, ele é seu até acabar a midia fisica como um cd de música mas se tu quiser fazer uma cópia para ti mesmo, é teu direito, você comprou..agora se for para vender ai sim é pirataria. O problema é que são todos caros porque são importados e além disso o impôsto é demais, mais o pior mesmo é a falta de concorrência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Kleber Peters disse:

A licença OEM do Win7 que comprei está atrelada ao meu i5-2400. Não há meio eletrônico (algorítimo) que faz a checagem da licença. Enquanto estiver usando a licença que tenho com este i5 específico (cujas NFs de ambos tenho aqui), está legalizado. 

 

Falando do Windows 10, já que não tenho certeza se no 7 era exatamente assim.

 

No 10, tem sim. Na primeira ativação de licenças OEM, é gerado um HWID, que é enviado aos servidores da Microsoft, ficando atrelado à chave em questão[1]. Dali para frente, o HWID mantém-se estável: toda vez que você reinstalá-lo, o código gerará o mesmo. Esse HWID é enviado aos servidores da Microsoft na hora de validar a licença nas próximas ativações e, em princípio, é atrelado à placa-mãe.

 

https://support.microsoft.com/en-us/help/12440/windows-10-activate

 

Em "Reactivating after a hardware change", consta:

 

Citação

When you make a significant hardware change to your device, such as replacing the motherboard, Windows 10 might no longer be activated. 

 

O mecanismo é ligeiramente diferente nas licenças gratuitas do pessoal que atualizou a partir do 7 ou 8.1. Nesse caso, são usadas chaves genéricas para licenças digitais[2] e a única forma de validação pelos servidores da MS é o HWID -- e, claro, a edição do Windows que precisa ser correta.

 

---

 

[1] Uma curiosidade que tenho é se essas licenças (C)OEM de fato atrelam o HWID à chave, ou se usam o mesmo mecanismo das licenças gratuitas obtidas a partir da atualização do 7 ou 8.1. Nas máquinas com chave salva no BIOS, também não fui atrás para ver se, após a licença estar ativa (HWID salvo nos servidores da MS), a chave é realmente usada para algo além de selecionar automaticamente a versão adequada durante a instalação.

 

[2] Tanto que depois de ganhar a licença de brinde, em instalações posteriores, seleciona-se no instalador "Não tenho uma chave", que o faz usar as chaves genéricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita palhaçada devido a falta de concorrência, já pensou se você compra um cd de audio ou um dvd de filme e o mesmo só funcionar em um player e pronto, se quiser ouvir no carro não pode, se quiser emprestar seu filme que comprou e pagou não pode porque não é o player que foi licenciado...acho que a partir do momento que o cara comprar o dvd do windows, pagar uma fortuna, é dele, não tem essa de direito autoral, tudo tem esse direito, ao comprar um geladeira, tv esses foram fruto de engenharia e projetistas, do mesmo jeito que o sistema operacional, então se comprou e pagou é seu, se quiser instalar em vários pcs é direito seu...imagine quem tem vários pcs em casa vai ter que comprar um para cada pc....ai o que ocorre? O povo usa outros meios e não compra o produto, não que eu concorde ou discorde, apenas constato fatos....eles pedem para serem pirateados ao criar tantos obstáculos em algo que você compra, paga caro e no íntimo não é seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Note que existe uma forma de transferir licença OEM do Windows 10 para hardware (placa-mãe) diferente: associe-a a uma conta da Microsoft:

 

https://support.microsoft.com/en-us/help/20530/windows-10-reactivating-after-hardware-change

Sim, agora com o 10 temos esta possibilidade. 

adicionado 5 minutos depois
14 horas atrás, misterjohn disse:

@Kleber Peters Se está atrelado ao processador menos mal, nunca troquei processador por danos, só por obsolência da placa ou seja, quando a placa queima não tem outra para ele, ai temos que trocar também.

Eu acho que se paga R$ 1.000,00 no windows, ele é seu até acabar a midia fisica como um cd de música mas se tu quiser fazer uma cópia para ti mesmo, é teu direito, você comprou..agora se for para vender ai sim é pirataria. O problema é que são todos caros porque são importados e além disso o impôsto é demais, mais o pior mesmo é a falta de concorrência.

Mas 1.000,00 é uma licença full. Estas são assim. Você pode usar onde quiser, desde que um equipamento por vez, o tempo que você utilizar aquele software. A OEM, que é atrelada ao hardware, é beeeeem mais barata. Na Amazon está 50,00 bolsos por uma OEM home. Não sei como é a EULA do 10 OEM (nunca usei ele em casa), mas acredito que basta comprar um hardware junto (me perdoem se não estou sendo preciso, mas estou levantando o assunto para quem interessar, pesquisar). Eu? Sigo contente e feliz com meu Mint. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
42 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Mas 1.000,00 é uma licença full. Estas são assim. Você pode usar onde quiser, desde que um equipamento por vez, o tempo que você utilizar aquele software. A OEM, que é atrelada ao hardware, é beeeeem mais barata. Na Amazon está 50,00 bolsos por uma OEM home.

Bem mais barata e bem mais ilegal:

 

 

O marketplace da Amazon está cheio de licenças ilegais, assim como o da Americanas, o Mercado Livre e vários outros locais.

 

Windows ativado não é Windows legalizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Note que existe uma forma de transferir licença OEM do Windows 10 para hardware (placa-mãe) diferente: associe-a a uma conta da Microsoft:

Marcos, o q seria isso exatamente? Eu compro a licença OEM e atrelo ela à minha conta Microsoft, dali pra frente posso usá-la eternamente? em um PC, evidentemente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@darold  Sim, ative-a na máquina e esteja usando uma conta da Microsoft ao invés de conta local.

 

Mudará da parte com fundo branco para a com fundo preto em "Configurações -> Atualização e segurança -> Ativação":

 

win10_ativacao.png.a869ee0745c70600027b3bf12f68877f.png

 

 

Daí para frente, quando fizer alterações no hardware que impeçam a ativação -- HWID diferente, ao que tudo indica: placa-mãe --, certifique-se que está logado com a conta da Microsoft e execute a "Solução de problemas" como descrito no link (este é em português):

 

https://support.microsoft.com/pt-br/help/20530/windows-10-reactivating-after-hardware-change

 

Eu nunca fiz esse procedimento, mas já escutei relatos dizendo que funciona. Resta saber se existe limite de vezes em que é permitido fazê-lo. Não tenho ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...