Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liga os coolers mas não dá vídeo e nem usb funcinonam


Ir à solução Resolvido por Bruno Hermsdorff Menezes,

Posts recomendados

Boa noite meus caros!

 

Meu irmão tem um Ryzen 5 com uma Prime asus a320m - k e uma fonte 600 80 plus fps. Ele me disse que o pc dele as vezes demorava muito à ligar após ele pressionar o botão do power. Muitas vezes nem ligava... quando ligava.. se ele desligasse, não ligava mais por mais de um dia... Pensou ser a fonte com problema, ele remontou o pc todo e não viu nada de diferente. Pedi pra ele trazer pra mim. 

 

Eu tenho um Ryzen 3 com uma asrock a3220m-hd e fonte 400 80 plus fps..cujo não apresentava nenhum tipo de problema.. até hoje de manhã estava tudo 100%

 

Testei as memórias dele com o diagnóstico do windows.. tudo 100%

 

Eu testei a placa dele na minha fonte e no meu gabinete.. coloquei os dois gabinetes lado à lado e só conectei os cabos, sem tirar as placas... e a placa dele não ligou...

 

Ai eu tirei as duas placas. Peguei minha placa e testei no gabinete e na fonte dele! Funcinonou.. (ligou o cooler e etc) não testei de fato vídeo e essas coisas.. ai descartei que era a fonte, se fosse nem ia ligar... Ou seja, era algo da placa dele...

 

Montei meu pc de volta, do jeito que estava , só que .... não ligou, o led piscou que ia acender e não ligou.. desmontei, remontei... e nada... tirei a placa toda de volta e testei na fonte e no gabinete do pc do meu irmão ( que antes ligou de primeira), também nem deu sinal alguma de vida!!!

 

Sem ideia do que fazer, remonteu meu pc e simplesmente.. ligou , acendeu o led normalmente, ligou o cooler do ryzen e etc... feliz da vida fui la e montei os periféricos e liguei o hdmi... sem sinal!! Putz..

 

Fui ver o que poderia ser, desmontei , realoquei a placa de novo.. e nada.. só que eu percebi que as usb não tinha energia.. ou seja.. o painel da placa, usbs e etc... integrados não estavam funcionando.. testei um usb wifi que tem um led que pisca, só ligar e ele já pisca buscando o sinal wifi.. não ligou.. testei meu controle que tem um monte de led também que é só colocar na usb que já ligam... nada!

Então , agora , além do pc do meu irmão não ligar por nada.. igual já estava... o meu pc liga, mas não dá vídeo nem usb funciona! ... nem as frontais, e os cabos estão ligados certinho! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bruno, boa tarde,

 

Informe as configurações do seu irmão e usa por gentileza, marca de fonte etc..

 

Obs, essa placa Asus prime tem um problema serio com os ryzen de 2 e 3 geração. picha estava vendendo kit e estavam com esse problema.

O jeito era atualizar a BIOS.

 

mas aguardo respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Bruno, boa tarde,

 

Informe as configurações do seu irmão e usa por gentileza, marca de fonte etc..

 

Obs, essa placa Asus prime tem um problema serio com os ryzen de 2 e 3 geração. picha estava vendendo kit e estavam com esse problema.

O jeito era atualizar a BIOS.

 

mas aguardo respostas

Obrigado por responder. A história foi longa porque tentei explicar bem.

 

Meu irmão tem o Pc Ryzen 5 2600 com placa Asus a320m-k fonte mymax 600 80 plus fps. 

 

O meu é um Ryzen 3 3200g fonte kcas 400 80 plus fps. Minha placa é asrock a320m-hd.

 

Meu irmão disse que atualizou a bios tem um tempo. Acho que já tem um ano e meio de uso. 

 

Eu atualizei minha bios esta semana. Mas meu PC estava tudo 100% até eu tirar pra testar na fonte e no gabinete dele... (porque a gente achava que era a fonte dele que estava com problema.). Depois que testei no hardware dele e voltei pro meu , não ligou mais.

 

Será que algo deu curto? 

 

adicionado 1 minuto depois

Eu vi que aplaca dele é bem mais antiga mesmo porque ainda tem os p2 e não tem usb do lado. A minha já tem os p2 e tem duas usb ao lado pra teclado e mouse.

adicionado 6 minutos depois

Eu abri de novo o meu PC. Testei sem memória e não ligou nem a tela inicial da uefi. Não mudou em nada. 

 

Com o Pc sem os cabos tentei dar clear. Primeiro com o jumper trocado liguei e não apresentou diferença alguma. Desliguei , tirei os cabos..tirei a bateria... E nada. Depois testei com o jumper igual estaba antes e com a bateria no lugar de novo. Nada. 

 

* Falando de sistema..estes dias , depois de ter atualizado a bios, me apareceu uma tela de erro crítico...porém a tela ficou amarelo , e não azul.... Percebi que meu sistema tem demorado mais pra ligar. Tenho ssd. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bruno,

 

Confesso que ficou um pouco confuso. vamos tentar separar os computadores então.

 

As duas fontes sao de péssima qualidade, inclusive esta mymax ai que complica mais ainda, ela nao tem filtros de proteção e se você ligar seu equipamento nela pode ter sofrido danos.

 

O fato de uma fonte ligar nao é garantia de nada, nao representa que ela esteja funcional. 

 

PARA testar sugiro que consiga uma fonte de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi que a fonte dele, mymax de 600,  os cabos não tem aquela malha de proteção. A minha Kcas Já tem. 

 

No caso o problema na minha placa , asrock a320m , aconteceu logo após eu colocar na fonte dele e no gabinete!

Quando meu pc estava montado, com a kcas 400, não tinha dado problema de nada.. funcionava normalmente. 

 

adicionado 7 minutos depois

Eu desmontei todo o pc, os dois! Fiz a bancada... Coloquei o plastico que vem na caixa da placa-mãe por baixo...

1) Minha placa, asrock a320m hd , fonte kcas 400 , Ryzen 3 3200, ddr4 2666 hyperx

 

Montei a fonte ligado em minha placa, asrock a320, liguei os usb do teclado e mouse só! Fiz o curto do power e ligou do mesmo jeito que estava.. rodou coolers e nada de dar vídeo, o que tinha nos usb também não funcionou nada.. liguei um cabo de rede porque ficou perto do modem agora, não ligou o led na porta também... Ou seja, aparenta que toda a parte de conexão está sem receber energia, ou algo assim. 

 

Desliguei tudo, tirei cabos de energia.. tirei processador. Liguei de novo, mas como não acendeu nada de usb nem rede eu não sabia se funcionou! Ai liguei os cooler.. o do ryzen e o externo, que deixo no gabinete.. não ligaram os coolers... Parece que só ligam com o processador no lugar. Testei o processador do meu irmão na minha placa também, o ryzen 5 2600, fez mesma coisa, rodaram os coolers mas nada de vídeo, nem usb! 

 

Fiz o teste com a fonte dele também , a 600 da mymax! Deu tudo mesma coisa, cooler rodando e nada de vídeo ou usb!

 

2) pc do meu irmão, asus prime a320m k , Ryzen 5 2600 e testei com minha fonte. 

 

Nada, nem cooler rodou! Com nenhuma das duas fontes.

adicionado 10 minutos depois

Sobre fonte boa, o que na verdade tem de se olhar?

 

porque eu via aquelas atx e etc eu achava que fonte boa era a que tinha 80 plus com fps e já seria suficiente... dá pra ver que minhas placas são básicas, nada de mais potente, chipset do mais básico mesmo! Tenho hyper x porque estava em promoção também!  Nem com placa de vídeo eu estou agora porque realmente não tenho como gastar muito com pc , então fui pro mais básico.. também não espero rendimentos absurdos.. só que eu não tinha noção que o básico poderia ser ruim ao ponto de danificar os outros componentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, puxando no tópico do amigo ae!!

 

Fui recomendado a trocar de fonte por uma de "qualidade" vi que todo mundo recomenda a corsair. A cx 450, hoje está saindo por seus 360 conto, no cartão e etc..à vista cai um pouco mais!! Acho que uma fonte simples aqui queimou algo da minha placa. Já até abri um tópico aqui sobre !Aqui

Vi algo sobre evga ser boa também, tá saindo por quase 100 conto a menos.

 

Ambas são PFC ativo, 80 plus e bronze. E ai? 

Esses 100 contos a mais realmente são justificáveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Frib 004 disse:

@Bruno Hermsdorff Menezes A CX450 é uma excelente fonte,porém ela tem apenas um conector PCI Express,enquanto outras da mesma potência tem dois deste.

Sobre a EVGA,qual seria?Tem umas fontes baratas da EVGA que não possuem varistor e tem um ripple alto.

100 Br 45 k , essas eram as especs 

 

https://m.kabum.com.br/produto/99509/fonte-evga-450w-80-plus-bronze-100-br-0450-k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Frib 004 disse:

@Bruno Hermsdorff Menezes Sua placa provavelmente foi para o saco por conta da péssima fonte da MyMax (que realmente nunca fez uma fonte que se preste).Acredito que não tem muito o que fazer a não ser comprar uma placa nova.

 

Pois é, começo a acreditar nisso por agora. No começo eu achava que a fonte sendo 80 plus e etc...

 

Já era o suficiente para ter algo bom..achando que fontes de mais de 300 reais eram apenas para ter marca e etc..assim como algumas coisas na área de PCs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, Bruno Hermsdorff Menezes disse:

Pois é, começo a acreditar nisso por agora. No começo eu achava que a fonte sendo 80 plus e etc...

 

Selo 80 plus não quer dizer nada sobre qualidade,leia:Esqueçam o 80 Plus: entenda porque a Certificação é questionável!.

Eu tive uma MyMax que só deu dor de cabeça também:super barulhenta e esquentava muito,porém não chegou a queimar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Frib 004 disse:

@Bruno Hermsdorff Menezes Não sei dizer sobre essa fonte.Se eu fosse você,iria na Super Flow 450W que está coisa de R$50,00 a mais e é garantido qualidade.

Eu vi que tem uma outra que está por 310... Provável então que essa sim seja da mesma linha da CX, e a que EVGA que está mais barato seja da linha inferior. 

 

Vou esperar , já que pelo visto minha placa vai ter de ir pra assistência... vamos ver se o dólar abaixa. 

 

Eu li aqui no CH sobre fontes e vi as recomendações. Vou pegar a CX mesmo já que todo mundo recomenda... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Frib 004 disse:

Selo 80 plus não quer dizer nada sobre qualidade,leia:Esqueçam o 80 Plus: entenda porque a Certificação é questionável!.

Eu tive uma MyMax que só deu dor de cabeça também:super barulhenta e esquentava muito,porém não chegou a queimar nada.

Fico feliz por você.

 

Acho que meu irmão exagerava também. O Pc ficava ligado praticamente o tempo todo na casa dele. Aí se a fonte não é tão boa e fica direto funcionando, pode dar problema mesmo.. aí né.. já era! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Atualização !

Levei aqui na loja de uns amigos, a minha placa Asrock a320! Eles testaram a placa e FUNCIONOU! Vídeo, usb, ligou e deu vídeo, no VGA. Abriu a bios!

 

A fonte deles é uma fonte normal. 

 

Agora não sei o que fazer. Comprei outra fonte uma corsair cx450 (340 contos, apelei pro cartão e dividi tudo , não tem jeito), mas vai demorar ainda pra chegar...   

 

A placa do meu irmão, a asus prime morreu mesmo. Não deu nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ao final da história, a minha placa ! Asrock a320 e minha fonte kcas 400w estão sem problema algum!

 

Não sei mesmo o que pode ter acontecido, sendo que eu tirei tudo e montei em bancada.. não dava vídeo nem as usbs funcionavam! Mas depois que levei lá nos caras da loja de info, eles só testaram e lá de primeira funcionou... 
 

Em casa, montei o pc todo.. passei os cabos todos de novo e ligou, normal.. E minha placa tá 100% Mas valeu pela ajuda ae de todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...