Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DDR Dual Channel Aumenta o Desempenho?


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


DDR Dual Channel Aumenta o Desempenho?


"Afinal, esse esquema realmente aumenta o desempenho do micro?"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse teste foi bom para me esclarecer algumas dúvidas, pois sempre ouvi dizerem que o Athlon XP não se beneficiava em nada com o esquema Dual Channel, e que somente o Pentium 4 é que tirava proveito.

O que o teste mostra é que tanto um quanto outro se beneficiam e apesar das diferenças nas taxas de transferência de memória, ganham praticamente a mesma porcentagem em performance com o esquema Dual Channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante esses testes,percebe-se que no Pentium 4 FSB 800MHz(200x4 QDR) com HT(HyperThreading) os ganhos com o uso do DDR Dual Channel são bem melhores do que no Athlon XP FSB 400MHz(200x2 DDR).Veja:

Medindo a taxa de transferência através dos programas AIDA32 e Sandra, vimos que a taxa de transferência do chipset com a memória RAM depende muito do barramento externo do processador. Em teoria a configuração DDR Dual Channel com memórias DDR400 tem uma taxa de transferência máxima de 6.400 MB/s, mas o Athlon XP 3200+ sequer atingiu 3.200 MB/s, que é a taxa máxima que seu barramento externo é capaz de atingir. Já o Pentium 4 de 3 GHz, por usar um barramento externo capaz de atingir até 6.400 MB/s, usou de forma muito mais eficiente a configuração DDR Dual Channel, atingindo 4.413 MB/s, um uso de 68,95% da banda disponível.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gregori, então você não leu todo o teste, se reparar melhor vai ver que no Multimedia Content Creation Winstone 2003 o Athlon XP foi sim cerca de 20% mais rápido.

Se quiser, pode ir direto à página do teste clicando no link baixo:

Página com o teste Multimedia CC Winstone 2003

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por maiquelm@27 out 2004, 21:38

Gostaria de tirar 2 duvidas relacionado à tecnlogia Dual-Channel:

- Eu preciso comprar uma memória especial, tipo um tipo específico de memoria DDR 400?

- Preciso comprar o par da mesma marca?

Valeu!

Pesquise um pouco:

https://www.clubedohardware.com.br/search/

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Eu estou com um problema, minhas memórias sao kingston value ddr400, mas uma tem chips infineon e outra kingston k...por isso parece que não está funcionando o dual channel, fica reiniciando...

Tem como acionar o dual channel com essas memorias, ou eu vou ter que comprar outra que tenha os mesmos chips que uma das que eu tenho?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na minha maquina tenho hoje instalado P4 3.0 Prescott com dois módulos Spectek 512MB DDR400 3-3-3-7 e a minha impressão de quando coloquei os módulos em dual channel é de que a maquina demora menos para carregar os programas, principalmente quando ela esta inicializando. Consegui quase 4800MB/s no Sandra, ou seja, quase 75% dos 6400MB/s maximo estimado, consegui 6% a mais do que a TwinMOS testada :hehehe: . To feliz pra caramba! :eiei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bakuryu@05 dez 2004, 17:27

Oi galera!

Pergunta cretina: é melhor ter 512 MB ou 256 MB dual channel (modulos de 400Mhz) ?

Pergunto isso por que tenho a impressão de que QUANTIDADE é melhor para evitar o problema de uso de memoria virtual, pois minha HD é muito lenta. E geralmente carrego programas muito pesados.

Não tenha dúvida que 512 MB de RAM Single Channel é muito melhor que 256 MB em Dual Channel, 512 MB é o mínimo hoje em dia para rodar a maioria dos jogos e aplicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fiquei meio desanimado quando li isto aí abaixo no artigo do CDH...

O desempenho do PC manteve-se o mesmo independentemente da configuração de memória de acordo com os programas Sandra (12.188 instruções por segundo), PCMark2002 (na faixa de 6.800 pontos) e 3DMark03 (na faixa de 5.600 pontos).

Vi também que NENHUMA delas conseguiu sequer alcançar a taxa de transferência de 3000MB/s no teste da Sandra e Aida32.

Estava esperando juntar uma grana pra fazer o Dual Channel, mas agora acho q não compensa. O negócio pra "home user" é optar pela configuração que oferece QUANTIDADE de memoria, o single channel.

Apesar de tudo estou muito satisfeito com minha placa-mãe (K7N2-delta) e seu desempenho em relação a velocidade de transferencia em single channel é muito boa.

Flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estava lendo o teste e agora fiquei c/ uma duvida:

qual o sentido de comparar uma máquina com:

1) 2 módulos DDR 256mb funcionado em Dual Channel

2) 1 módulo DDR 256 mb

não seria óbvio esperar q aplicativos num computador com mais memória rodem mais rápido ???

O teste não deveria ter sido executado simplesmente mantendo os 2 módulos e habilitando ou desabilitando o Dual Channel ( ou mudando as memórias de posicao) ?

Por favor esclarecam minha dúvida ( estou me decidindo sobre a compra de nova placa-mãe com ou sem o recurso Dual Channel para um processador Sempron 2500)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Lohengram@29 dez 2004, 16:59

Estava lendo o teste e agora fiquei c/ uma duvida:

qual o sentido de comparar uma máquina com:

1) 2 módulos DDR 256mb funcionado em Dual Channel

2) 1 módulo DDR 256 mb

não seria óbvio esperar q aplicativos num computador com mais memória rodem mais rápido ???

O teste não deveria ter sido executado simplesmente mantendo os 2 módulos e habilitando ou desabilitando o Dual Channel ( ou mudando as memórias de posicao) ?

Por favor esclarecam minha dúvida ( estou me decidindo sobre a compra de nova placa-mãe com ou sem o recurso Dual Channel para um processador Sempron 2500)

Nestes testes a quantidade de memória praticamente não afeta os resultados.

Quanto a comprar uma placa com suporte a DUAL-DDR p/ a plataforma Soquete 462 (Athlon XP e Sempron até 3000+) use o $$ p/ comprar uma placa de vídeo melhor que com certeza ajudara mais no desempenho do micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ACHO q o p4 c/ 800MHz de fsb aproveita mais do q o atlhon, eu tinha uma spectreco horrivel de DDR333 PC2700 quando mudei p/ Kingston DDR400 pc3200 em dual channel, Nossa a diferença foi assonbrosa na pratica, obs: com renderização de video, porque com otras aplicações as diferenças não são assim tão bruscas

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

aí pessoal, meu primeiro post aqui no Forum que eu já leio a algum tempo... muito bacana! :D:bandeira:

Minha pergunta é a seguinte: O dual channel sofre problemas se utilizado por 2 memorias com o mesma configuração (PC3200 DDR400MHZ 512MB) porém marcas difernetes?

Estou rodando aqui na seguinte configuração:

placa-mãe: MSI 865 NEO P2

Processador: P4 2.8 HT

2 pentes 512MB PC3200 DDR400mhz

e quando utilizo um dos 2 pentes vai que vai na boa, indiferente da marca, mas quando junto os 2 para utilizar no caso 1024MB em dual channel a maquina inica e opera durante algum tempo, mais eficiente que o normal (512MB) porém 90% das vezes não consigo fazer o que desejo pois em alguns minutos a maquina reseta sem qualquer aviso, simplemeste desliga e liga novamente.

Se alguém puder me ajudar agradeço! :looka::bye:

Alan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...