Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DDR Dual Channel Aumenta o Desempenho?


Posts recomendados

Postado Originalmente por rubfreitas@09 de janeiro de 2006, 15:34

Comprei um placa ABIT Fatal1ty AN8 e dois modulos Kingston 512 DDR 400. As duas em separado funcionam perfeitamente. Mas em dupla, somente nos slots 3 e 4. Nos slots 1 e 2, apresentam tela azul no Xp. O tecnico da loja disse que a Abit aconselha dar preferência aos slots 3 e 4 no caso de utilizar-se apenas um par de memórias. Isto é correto? Ou a placa-mãe estaria com o sistema de slots 1 e 2 defeituoso? Ou então, como explicar que os dois pentes passem nos testes em separado, mas, em conjunto, somente nos slots 3 e 4? Obrigado pela ajuda.

Ta me cheirando a trilha defeituosa nos slots 1 e 2...

mas enfim... pc tem dessas coisas... nunca vi um pc 100% sempre tem um pipininho... ta funcionando? ta rápido? Pretende usar mais de 2 slots???

aí cabe a você... mas essa de preferência e logo nos ultimos slots pra mim é novidade... o q eu sei q as Abits normalmente para iniciar dual... se começa mesmo da direita pra esquerda :)

A minha é assim... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Na sequência do estudo do uso das Memórias DDR Dual Channel do Clube do Hardware só faltou para mim um esclarecimento: é obrigatório sempre usar o mesmo tipo, modelo, fabricante, etc... em TODOS os slotes dos diferentes pares "coloridos" ou "casados" de memória DDR dual channel?!? ou é possível usar pares idênticos de memória nos slots que formam um determinado par, mas diferentes pares de memória DDR dual channel ou mesmo apenas uma memória, de outro modelo, outro fabricante, etc... no "PAR" de memória seguinte?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera... to bolado com uma coisa... eu fui fazer um dual channel na minha a8v com 4x512 cosair value 2.5.... dava tela azul direto... aí devolvi as memorias e vou pegar um pente de 1 giga no lugar e depois venderei minhas 2x512 pra pegar outra de 1gb igual.... so que meu pc anda dando tela azul do nada... reclamando do ntfs.sys.... isso no Windows XP x64... como ainda não se tem drivers novos para ele... diz sempre depois que reinicia que foi culpa de um driver... SERA?! :o já to bolado com isso!!! :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera... to bolado com uma coisa... eu fui fazer um dual channel na minha a8v com 4x512 cosair value 2.5.... dava tela azul direto... aí devolvi as memorias e vou pegar um pente de 1 giga no lugar e depois venderei minhas 2x512 pra pegar outra de 1gb igual.... so que meu pc anda dando tela azul do nada... reclamando do ntfs.sys.... isso no Windows XP x64... como ainda não se tem drivers novos para ele... diz sempre depois que reinicia que foi culpa de um driver... SERA?! :o já to bolado com isso!!! :S

O Win64 não ta terminado ainda! não adianta tentar, fica com o XP mesmo ate eles terminarem o 64!

Ai galera, a duvia é o seguinte! sei q esse teste é antigo, quer dizer os barramentos do athon 64 são melhores q o do Athon XP...beleza

Mas porque ainda não consequismos chegar a taxa normal das DDRs? no maximo 75% de banda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Na sequência do estudo do uso das Memórias DDR Dual Channel do Clube do Hardware só faltou para mim um esclarecimento: é obrigatório sempre usar o mesmo tipo, modelo, fabricante, etc... em TODOS os slotes dos diferentes pares "coloridos" ou "casados" de memória DDR dual channel?!? ou é possível usar pares idênticos de memória nos slots que formam um determinado par, mas diferentes pares de memória DDR dual channel ou mesmo apenas uma memória, de outro modelo, outro fabricante, etc... no "PAR" de memória seguinte?

Obrigado.

A regra é q as memórias tenham configuração igual em cada pente(quantidade, velocidade e latência). Se forem da mesma marca, é mais garantido. não é o meu caso, já que um pente é da Kingston e outro é da Samsung. Mas funciona numa boa. Com relação aos slots: você tem que usar os pentes em slots da mesma cor, no caso de 2 pentes de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Gostaria de Saber se meu chipset suporta Dual Channel é o P4M800, uso o PC da assinatura abaixo: O everest diz que é dual, porém o CPU-Z fala que não!

Olá Josimar,

Esta placa é da ECS e não tem controlador Dual Channel. Existe matéria do assunto neste site. Para localizar digite P4M800 no combo de procura na página inicial.

Abraços,

Robson,

São Bernardo do Campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma placa mâe asus A7N8X-XE faz dual channell.

Tenho duas memórias de 512mhz da marca kingston, e acabei ganhando numa transação outra memória de 512 mhz kingston.

Agora não sei o que faço!

Eu instalo a terceira memória ficando com 1536mhz, e perdendo o dual ou só fico com 2 memórais e vendo a outra???? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Josimar,

Esta placa é da ECS e não tem controlador Dual Channel. Existe matéria do assunto neste site. Para localizar digite P4M800 no combo de procura na página inicial.

Abraços,

Robson,

São Bernardo do Campo.

Não meu amigo, não é da ECS. É a MSI PM8M-V 2.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

e ai pessoal todo beleza? eu gostaria de saber uma coisa. to montando um Pc novo. Pentium D 3.4 placa-mãe msi 945 pl NEO. 2 Gb DDR2 533mhz. o q eu gostaria de saber é. no quesito preço colocar 4 modulos de 512 sao mais barato do q 2 modulos de 1Gb. mas e no desempenho em dual chanel? qual é melhor? antes de mais nada n penso em colocar memoria estão cedo, mas gostaria mesmo de saber qual é melhor. é minha primeira vez aqui e muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai pessoal todo beleza? eu gostaria de saber uma coisa. to montando um Pc novo. Pentium D 3.4 placa-mãe msi 945 pl NEO. 2 Gb DDR2 533mhz. o q eu gostaria de saber é. no quesito preço colocar 4 modulos de 512 sao mais barato do q 2 modulos de 1Gb. mas e no desempenho em dual chanel? qual é melhor? antes de mais nada n penso em colocar memoria estão cedo, mas gostaria mesmo de saber qual é melhor. é minha primeira vez aqui e muito obrigado pela ajuda!

Em 1º lugar, bem -vindo ao fórum!

Em 2º lugar, eu sei que não é o assunto desse tópico, mas não posso evitar em te alertar. Se você ainda não comprou, não compre Pentium D!!! De forma alguma! Compre um Core 2 Duo, que é bem melhor em todos os quesitos (economia de energia, desempenho e custo-benefício e preço se você levar em consideração o modelo E6300). Se você ainda for comprar, fuja do Pentium D! Pegue o Core 2 Duo. Pentium D é um ótimo processador, mas tanto ele quanto o Athlon x2 não valem mais a pena depois da chegada do Core 2 Duo. A não ser que a pessoa já tenha uma placa-mãe (q não suporte Core 2 Duo). Aí sim, pode valer a pena pegar outro processador.

Com relação a memória, penso que tanto o dual-channel com 2 ou 4 pentes deve fazer o mesmo efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1º lugar, bem -vindo ao fórum!

Em 2º lugar, eu sei que não é o assunto desse tópico, mas não posso evitar em te alertar. Se você ainda não comprou, não compre Pentium D!!! De forma alguma! Compre um Core 2 Duo, que é bem melhor em todos os quesitos (economia de energia, desempenho e custo-benefício e preço se você levar em consideração o modelo E6300). Se você ainda for comprar, fuja do Pentium D! Pegue o Core 2 Duo. Pentium D é um ótimo processador, mas tanto ele quanto o Athlon x2 não valem mais a pena depois da chegada do Core 2 Duo. A não ser que a pessoa já tenha uma placa-mãe (q não suporte Core 2 Duo). Aí sim, pode valer a pena pegar outro processador.

Com relação a memória, penso que tanto o dual-channel com 2 ou 4 pentes deve fazer o mesmo efeito.

muito obrigado pelas boas vindas. bem eu ate pensei em comprar o core 2 duo. mas como decidi investir em bastante ram(2gb) e uma placa de video boa(7900Gt SLI) fiquei sem condiçoes de bancar o Core2duo. e ai vou pegar o pentium D que como você falou e eu sei é um bom processador mas n vale mais a pena. bem obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

PessoALL,

Estou com o seguinte probleminha: Tenho um Athlon64 3200 com uma placa mãe A8N-E e 2 pentes de memória Kingston de 512Mb, mas não estou conseguindo fazer elas funcionarem em Dual.... no CPU-Z mostra que elas estão em Single! Elas estão instaladas 1 no slot azul e a outra no slot preto (como manda o figurino).

Me digam algumas sugestões!

Obrigado

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai pessoal todo beleza? eu gostaria de saber uma coisa. to montando um Pc novo. Pentium D 3.4 placa-mãe msi 945 pl NEO. 2 Gb DDR2 533mhz. o q eu gostaria de saber é. no quesito preço colocar 4 modulos de 512 sao mais barato do q 2 modulos de 1Gb. mas e no desempenho em dual chanel? qual é melhor? antes de mais nada n penso em colocar memoria estão cedo, mas gostaria mesmo de saber qual é melhor. é minha primeira vez aqui e muito obrigado pela ajuda!

Tambem estou com o mesmo dilema... ninguém soube me "afirmar" que 4 x 512 o u 2 x 1G sao a mesma coisa, ou que seriam diferentes...

Antigamente existia a "lenda", não sei ate que ponto verdadeira, na epoca das DIMM, de que 2 de 256 era muito mais lento que 1 de 512... então por isso faço minha a sua dúvida... O Pessoal do fórum que já fez testes de memória poderia testar isso tambem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

falae galera!

a usn empos eu pensava q memoria n fazia nem desfazian, to começando agora a entender bem as coisas =D

e como o cara ai de cima eu to com uma duvida...

é q tipo, como eu sou pobre, tem o seguinte

sei q a64 n vai ter mt diferença no dual por isso to pensativo

eu posso compra 2 x 512 da MARKVISION (eeh =/) ou 1 gb kvr ou smasumg tccc

dai eu fico naquela... porque sei q as markvision vai ter uma taxa de leitura e escrita talvez mt piores doq a samsung e a kingston (kvr)..

dai eu n sei c o dual vai compensar alguma coisa... minha placa-mãe é a a8n-vm

alguem pode me dar um help =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

bom, deixo a sugestão para fazer um novo teste com placas modernas com barramento maior e DDR2.

estou em dúvida se coloco 2 x 512 mb DDR2 667 ou 1 x 1 gb DDR2 667 ou 533.

alguém se habilita?

P.s. já estou com o windows Vista e com 2x 512 no idle ele já usa 50 a 60% da memória disponível, por isso penso em talvez colocar uma memória só de 1 gb para no futuro colocar mais uma e ficar 2 gb dual. Mas se o ganho for bastante coloco 2x 512 mesmo e espero pra colocar mais 2 x 1 gb (2 x 512 dual + 2 x 1 gb dual) bem mais pra frente por causa do $.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

fiz o teste com alguns com jogos, 3dMark, PcMark, etc.

e posso lhes dizer que da minha parte eu vi o resultado de forma gritante

gostei muito endorso e não abandono a tecnica tão cedo ate que venha alguma outra nova..hehehe...coisa que eu creio q não dure tanto a vir...ja que esse mundo da informatica vive em constante mudança!!!

abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber de com o seguinte conjunto consigo obter dual chanel?

Placa mãe: Tipo de processador AMD Athlon 64, 1800 MHz (9 x 200) 3000+

Nome da Placa Mãe Abit KN8 / KN8 SLI / KN8 Ultra Chipset da Placa Mãe nVIDIA nForce4, AMD Hammer Memória do Sistema 1024 MB (PC3200 DDR SDRAM)

Módulos de Memória SPD:

DIMM3: SpecTek 512 MB PC3200 DDR SDRAM (3.0-3-3-8 @ 200 MHz) (2.5-3-3-7 @ 166 MHz)

DIMM4: SuperTalent SUPERTALENT 512 MB PC3200 DDR SDRAM (3.0-3-3-8 @ 200 MHz) (2.5-3-3-7 @ 166 MHz)

No manual da Placa-mãe manda colocar as memorias nos slots 3 e 4 pra dual chanel mas nada aconteceu.

Desde já agradeço a atenção!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, goataria da ajuda de vocês. Tenho um intel core duo, 2.8 Ghz, 512Mb (um pente), MB GA81865GME-775. O meu micro ficou extremamente lendo de uma hora para outra. No boot dá uma informação de runs at single channel. O estranho é que ele demora muito para carregar o SO WXP. Depois de carregado, às vezes ele volta a ficar rápido, às vezes continua lento. Quando está lento, fica acessando o disco adoidado, parecendo que não tem memória e fica paginando o tempo todo. Por isso acredito que o problema tenha a ver com memória. No sistema, ele reconhece toda a memória (512) mesmo quando está lento. Tenho o Kasperky instalado e acredito não ser virus. Alguém tem alguma ideia ? É possível trabalhar em doble channel com somente um pente de memória ? Pode ter algo a ver com a lentidão ?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...