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Postado

Boa tarde pessoal,

 

Do nada meu computador começou a dar tela azul. Vou explicar como tudo aconteceu. Estava trabalhando normalmente no meu computador quando ele travou e apertei o botão de "Reset", desde então ele ligava e depois de tempo, mesmo sem fazer nada, ele dava tela azul e e reiniciava, dando a mensagem na tela azul: "WHEA UNCORRECTABLE ERROR".

 

Fiz várias pesquisas e achei possíveis problemas que faz aparecer essa mensagem.

 

1ª Opção seria Overclock, nunca apliquei nada de overclock, nem na BIOS, nem com software. Mas de qualquer forma entrei na BIOS e fiz com ela voltasse as configurações de fábrica.

2ª Opção, que li, que poderia ser o disco de sistema e como tenho um SSD 500Gb, tirei esse SSD e coloquei um HDD de 500GB SATA e o problema continuava.

3ª Opção seria algum driver que estaria causando esse conflito, então verifiquei que todos os drivers estavam atualizados e o problema persiste.

4ª Opção poderia ser memória, fiz testes via botão de teste da placa-mãe (Asus Maximus Gene VI), fiz testes com MenTest64 e passou em todos.

5ª Reinstalei o Windows 10 Pro diversas vezes, inclusive versões diferentes, como Win 10 Pro, Home e até instalei o Ubuntu, acho que a versão 19 e o problema persiste.

6ª Opção, comprei um HDD novo, sempre usei os da WD e nesse caso comprei um Seagate BarraCura de 2Tb, de ultima geração e continua dando o mesmo problema.

 

O mais estranho e isso aconteceu hoje, acordei e liguei o computador para trabalhar e tudo estava perfeito, estava trabalhando com o Adobe Illustrator fazer um trabalho de padronização de cores, estilos e fontes para um website que estou desenvolvendo e quando iniciei o VS Code, abrindo em por uma pasta de projeto, aconteceu o mesmo problema. E agora não consigo fazer nada, o Windows 10 Pro inicia, faço o login e logo em seguida as ventoinhas da maquina vão ao máximo de rotação e da a maldita tela azul, ele reinicia e esta nesse ciclo vicioso.

 

Já não sei o que fazer mais e preciso muito dele nesse momento, devido ao nosso conhecido COVID, estou de home office e tenho várias coisas para resolver de trabalho e não estou conseguindo fazer nada. Podem me ajudar ou me dar uma luz. Segue minha configuração.

 

placa-mãe: Asus Maximus Gene VI

Processador: Core i7 - 4770K

Memória: 4 x 8Gb Corsair Vengeance - 32Gb

Placa Video: MSI NVidia GTX 1660 TI

HDD (c:): Seageta BarraCuda 2Tb

Fonte: Corsair: CX600

CPU Cooler: WaterCooler Corsair H60 Hydro Series 120mm

Monitor: 2x Monitor Dell 27" Full HD P2719H

 

Agora mesmo estou tentando instalar o Windows 10 novamente e ele instala sem problema algum, mas quando faço o login, ele fica alguns minutos ligado e da a mesma tela azul.

 

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, Dani Drummond disse:

Boa tarde pessoal,

 

Do nada meu computador começou a dar tela azul. Vou explicar como tudo aconteceu. Estava trabalhando normalmente no meu computador quando ele travou e apertei o botão de "Reset", desde então ele ligava e depois de tempo, mesmo sem fazer nada, ele dava tela azul e e reiniciava, dando a mensagem na tela azul: "WHEA UNCORRECTABLE ERROR".

 

Fiz várias pesquisas e achei possíveis problemas que faz aparecer essa mensagem.

 

1ª Opção seria Overclock, nunca apliquei nada de overclock, nem na BIOS, nem com software. Mas de qualquer forma entrei na BIOS e fiz com ela voltasse as configurações de fábrica.

2ª Opção, que li, que poderia ser o disco de sistema e como tenho um SSD 500Gb, tirei esse SSD e coloquei um HDD de 500GB SATA e o problema continuava.

3ª Opção seria algum driver que estaria causando esse conflito, então verifiquei que todos os drivers estavam atualizados e o problema persiste.

4ª Opção poderia ser memória, fiz testes via botão de teste da placa-mãe (Asus Maximus Gene VI), fiz testes com MenTest64 e passou em todos.

5ª Reinstalei o Windows 10 Pro diversas vezes, inclusive versões diferentes, como Win 10 Pro, Home e até instalei o Ubuntu, acho que a versão 19 e o problema persiste.

6ª Opção, comprei um HDD novo, sempre usei os da WD e nesse caso comprei um Seagate BarraCura de 2Tb, de ultima geração e continua dando o mesmo problema.

 

O mais estranho e isso aconteceu hoje, acordei e liguei o computador para trabalhar e tudo estava perfeito, estava trabalhando com o Adobe Illustrator fazer um trabalho de padronização de cores, estilos e fontes para um website que estou desenvolvendo e quando iniciei o VS Code, abrindo em por uma pasta de projeto, aconteceu o mesmo problema. E agora não consigo fazer nada, o Windows 10 Pro inicia, faço o login e logo em seguida as ventoinhas da maquina vão ao máximo de rotação e da a maldita tela azul, ele reinicia e esta nesse ciclo vicioso.

 

Já não sei o que fazer mais e preciso muito dele nesse momento, devido ao nosso conhecido COVID, estou de home office e tenho várias coisas para resolver de trabalho e não estou conseguindo fazer nada. Podem me ajudar ou me dar uma luz. Segue minha configuração.

 

placa-mãe: Asus Maximus Gene VI

Processador: Core i7 - 4770K

Memória: 4 x 8Gb Corsair Vengeance - 32Gb

Placa Video: MSI NVidia GTX 1660 TI

HDD (c:): Seageta BarraCuda 2Tb

Fonte: Corsair: CX600

CPU Cooler: WaterCooler Corsair H60 Hydro Series 120mm

Monitor: 2x Monitor Dell 27" Full HD P2719H

 

Agora mesmo estou tentando instalar o Windows 10 novamente e ele instala sem problema algum, mas quando faço o login, ele fica alguns minutos ligado e da a mesma tela azul.

 

Estive pensando, será que pode ser falta de energia? Será que comprando uma fonte de 750w poderia resolver essa situação? Se sim, poque começou a acontecer esse problema só agora, as fonte podem, de forma gradual, perder potencia? Essa fonte nem é tão velha, deve ter uns 3/4 anos.

Postado

@Caio Ferreira , obrigado pela sua resposta.

 

Não tentei tirar a placa de vídeo, porque essa placa-mãe não tem placa de video onboard, mas essa placa é nova, deve ter uns 3 ou 4 meses que comprei e ela me parece estar em perfeito estado, o que fiz foi testar com uma placa antiga que tenho aqui que é uma NVidia GTX 760 Ti e rola o mesmo problema. E também já limpei os contatos, tanto da placa de vídeo como dos pentes de memoria.

 

Depois que aconteceu esse problema pela primeira vez e depois de conseguir instalar o Windows e rodar ele sem problemas no HDD novo (Seagate) fiz todos os testes nele, tanto pelo check disk do Windows e também por uma aplicação da própria Seagate, que verifica se é um HDD usando, seu serial number e faz diversos testes e tudo estava OK, fiz também o teste no SSD que usava para o sistema, com uma aplicação da WD próprio para SSD e não tinha erro algum.

Postado

Sugiro a você arrumar outro computador para trabalhar enquanto você envia este para uma assistência técnica para avaliação. Muito provável chipset ou trilhas da sua placa-mãe terem bichado.

Postado

@T1000_2015 Já tenho um comp, na verdade um notebook, mas não é a mesma coisa que o meu PC de trabalho. Dá para o gasto. Só fico preocupado, porque nunca enviei nada para algum lugar analisar um computador e aos amigo que enviaram, não tiveram uma boa experiencia, trocando peças desessenciarias e coisas do gênero, tenho tenho nenhum lugar aqui no Rio de confiança, ainda mais nessa situação em que nos encontramos....

  • Coordenador
Postado
7 horas atrás, Dani Drummond disse:

WHEA UNCORRECTABLE ERROR

Isso indica problema de hardware. Seu sistema de refrigeração está instalado e funcionando corretamente?

Postado
Em 15/04/2020 às 23:29, mick 07 disse:

Isso indica problema de hardware. Seu sistema de refrigeração está instalado e funcionando corretamente?

Oi Nick, como falei acima, tenho um sistema liquido da Corsair e está funcionando sem problemas, tanto o board quanto o processador estão com temperaturas dentro do padrão. Board a 64º e processador a 70º no máximo.

  • Coordenador
Postado

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

  • 5 meses depois...

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