Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, comprei 4 Fans de 120mm pra refrigerar meu gabinete.

As fans

Kabum (ONDE COMPREI)

image.png.b5a31ccfc8cb465706ae8deaa3cf3303.pngimage.png.02d4e8af2c15b4f0f583af15850690f7.png

Loja RISE (FABRICANTE)

image.thumb.png.8bfcaa7cf9834193b0b3528de2ab9899.pngimage.png.03e51aa3c521755b7aa7ad7cdd549648.png

Vejam que o modelo é o mesmo (marcado em amarelo), mas as configurações são diferentes.

O da Kabum tem 1320 RPM, 4 Pin. O do site do fabricante 1500 RPM, 3pin

Antes de comprar, eu fiz uma pergunta la na kabum, mas não me responderam.. até hj (minha pergunta em verde)

image.png.8bf8ba72dc0d271b9f5da39c1110d7f7.png

Resolvi comprar mesmo assim... estudei sobre fans, e essa foi a que coube mais no meu orçamento, principalmente sobre o air flow em 50CFM.

Mas interessante também a pergunta do amigo acima, que eu nao levei em consideração na hora, mas.. era pra ter levado... Achei que como minha placa-mãe Z370m Aorus Gaming, tem entrada de 4 pinos, iria funcionar de boa.

Bom, instalei e olha a velocidade das fans, no maximo. Usando HWMonitor e o App da placa-mãe pra monitorar.

image.thumb.png.013ce44117c9b5274579c1b6addc57e7.png

Então, nao bate nem o RPM da Kabum, nem o RPM da Loja Rise.

---

A outra variável nessa história é a seguinte: fui estudar os pinos e como os que vieram foram de 3 PINOS (bate com a descrição da loja da Rise e do Comentário do rapaz na Kabum). Minha placa tem 4 entradas de fan de 4 pinos. Uma CPU Fan (deixei lá), a outra ja tava conectada a do gabinete (Aerocool Cyclon), outras 2. Como comprei 4, e nao comprei um hub, conectei 2 fans na placa-mãe, e as outras 2 no molex das que estavam na placa.

Duvidas:

1 - O RPM do produto é o mesmo que tem que aparecer no aplicativo de monitoramento?

2 - Se sim eu fui lesado? Se não, tem uma potencia média, tipo internet de operadora que tu paga 10mb e só recebe 1mb?

3 - Usando o conector Molex eu perco potencia da Fan?

4 - Deveria comprar um Hub de 4 pinos tipo esse, pra poder controlar as fans? Isso me ajudaria a chegar na potencia maxima?

image.thumb.png.d462939a747e2f5e1283d110181807d1.png

5 - Hj o gabinete tem "6" fans no total (A do CPU, do Gabinete, 4 fans extras) Eu deveria ver no HWMonitor as 6? Será que é porque conectei uma no Molex da outra?

Agradeço desde já :)

Postado

1 hora atrás, SanderDias699 disse:

Duvidas:

1 - O RPM do produto é o mesmo que tem que aparecer no aplicativo de monitoramento?

2 - Se sim eu fui lesado? Se não, tem uma potencia média, tipo internet de operadora que tu paga 10mb e só recebe 1mb?

3 - Usando o conector Molex eu perco potencia da Fan?

4 - Deveria comprar um Hub de 4 pinos tipo esse, pra poder controlar as fans? Isso me ajudaria a chegar na potencia maxima?

image.thumb.png.d462939a747e2f5e1283d110181807d1.png

5 - Hj o gabinete tem "6" fans no total (A do CPU, do Gabinete, 4 fans extras) Eu deveria ver no HWMonitor as 6? Será que é porque conectei uma no Molex da outra?

Agradeço desde já :)

1º - Teoricamente deveria ser, porém fiz uma rápida pesquisa em diversos sites, e cada um mostra uma informação diferente, tanto da rotação das fans quanto do fluxo de ar (CFM), logo pelo divergência de informações, é difícil saber qual está correta. Precisamos levar em conta também que o próprio fabricante pode ter omitido essa informação. No site da Risemode (Que nem da pra ter certeza se são eles mesmo que fabricam, o que eu duvido muito), pelo domínio ser BR se trata de uma empresa brasileira, e só por ser brasileira já não é 100% confiável.

2º - Se o produto não corresponde as especificações descritas no anuncio, creio que sim, você foi enganado.

Tenha em mente que a rotação da fan depende exclusivamente da tensão que recebe (5v, 7v ou 12v).
A única forma de fazer com que a fan tenha a rotação variável seria através de um controlador ou do conector de 4 pinos da placa-mãe, onde de acordo com a temperatura, a rotação vai aumentando, já no conector de 3 pinos ou no molex da fonte, a fan fica sempre em rotação máxima.

3º - A não ser que o próprio conector esteja danificado ou com mal contato, e a fonte esteja com problema, não, não perde.

4º - A função do Hub é apenas ligar todas as fans em um único conector da placa-mãe (Como uma extensão de tomada), se você já tem os adaptadores molex pra ligar as fans não vejo muito sentido em adquiri tal adaptador, não traria nenhum benefício.

5º - Você só verá nos programas de monitoramento as fans que ligar nos conectores da placa-mãe, as que estiverem ligadas no molex da fonte não serão detectadas, o que também não faz muita diferença.

Fazendo algumas considerações.
Não se preocupe demais com a exatidão das informações, até porque mesmo que ela chegue a 1500RPM não significa que ela vai gerar mais fluxo de ar, existem outros fatores a serem considerados.

Outro detalhe é que essas fans costumam ser mais fracas (Visto o preço), então 200 ou 300 RPM a mais não faria diferença significativa.
Já fiz diversos testes de temperatura dos componentes em altas rotações comparando com baixas (Minhas fans possuem 89CFM e faço uso de controlador), a diferença é no máximo de 2 as vezes 3ºC mas o ruído produzido aumenta bastante, chegando a incomodar, ou seja, não vale a pena.
Faça um teste prático, desligue todas as fans que você adquiriu, realize um teste de stress por 10 min, verifique a temperatura máxima alcançada pelo hardware, depois ligue as fans e repita o teste, se a temperatura cair, o resultado foi bom e valeu a pena o investimento, mesmo com essa incômodo na divergência das informações.

Abraço e boa sorte

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL Opa meu velho, desculpa a demora pra responder, mas cara que AULA e muito obrigado. Fiquei muito feliz pela resposta super completa e detalhada as duvidas. Vou fazer os teste de temp/stress sim pra ter essa noção do que foi alterado com esse investimento. No mais obrigado mesmo pelos esclarecimentos. CdH nunca decepciona 😍

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, SanderDias699 disse:

@NIGHT FALL Opa meu velho, desculpa a demora pra responder, mas cara que AULA e muito obrigado. Fiquei muito feliz pela resposta super completa e detalhada as duvidas. Vou fazer os teste de temp/stress sim pra ter essa noção do que foi alterado com esse investimento. No mais obrigado mesmo pelos esclarecimentos. CdH nunca decepciona 😍

Fico feliz que a explicação tenha sido útil, estamos aqui pra ajudar, sempre que for preciso.
Abraço

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...