Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.,

Sou novato aqui e peço que tenham paciência comigo(se possível) 🙂

Antes de perguntar quero contextualizar um projeto que estou estou tentando fazer, que é uma impressora 3D Polar o mais reciclável possível.

Estou reutilizando partes de uma impressora HP antiga(Link 1)https://support.hp.com/pt-pt/product/hp-photosmart-c4200-all-in-one-printer-series/3192751/model/3192752/product-info

Faz tanto tempo que tento fazer essa impressora que já perguntei em um fórum da HP algo parecido: (Link 2) https://h30487.www3.hp.com/t5/Software-e-drivers-para-impressoras/Reutilizar-placa-principal-de-impressora-antiga/td-p/724730

Em geral a impressora está assim:(Link 3) https://photos.app.goo.gl/a7FcNF6Y1DhLPMrQ7

Ela parece torta mas é que ainda não ajeitei a parte eletrônica ainda, mas concluído essa parte ela vai ficar certinha e resistente.

Ela é baseada nesse modelo(Vídeo 1)

Só há algumas diferentes no conceito, como eixo(o que movimenta o motor com o prato) que vai para esquerda/direita mas no vídeo vai para frente/trás. E o eixo Y ainda vai ser colocado(tem fotos dele no Link 3, ele está com uns sensores de fim de curso e o motor dele é o de digitalizar da impressora antiga, igual ao do Vídeo 2).

O que tenho para controlar é: um Arduino Nano, 2 módulos ponte H dupla L9110 e vários diodos em série para baixar um pouco a tensão (Link 3).

O problema é que não estou conseguindo controlar os motores. Não estou usando Ramps, achei outra alternativa que já tinha na impressora antiga que tinha(Vídeo 2)

Só que o que não consigo mesmo é fazê-los girar usando esse módulo ponte H: https://www.americanas.com.br/produto/146655157/l9110s-h-ponte-dupla-dc-stepper-driver-motor-board-stepper-motor-modulo-l9110-para-arduino

Porém, parece que os módulos não conseguem girar um motor de impressora, mesmo alimentando com quase 12v(tentei alimentar com 12v, de uma fonte de computador, mas só ascendia umas luzes e não girava nada, só gira com menos de 12v) o motor girava um pouco, parava e fazia um ruído.

Então pensei em fazer uma ponte H com relés(12v) de um estabilizador antigo(no Link 3 tem uma foto da placa que controla ele).

Vi que ele era controlado  por esse microcontrolador: st7flite05y0b6, só que não sei se dá para reprogramar e/ou reutilizar ele com o Arduino para controlar os relés.

---------------------------------------------

Em resumo o que quero saber é: 

1°: Esse projeto é viável? Se não for, há como fazer ser?

2°: Esse módulo não consegue realmente rodar esses motores ou eu posso ter feito algo errado?

R:. Aparentemente tinha duas coisas que não sabia: Quanto maior a tensão menor a corrente nesse módulo(parece que tem algo assim no datasheet) então quando eu coloquei 5v da fonte ao invés de 12v ele começou a rodar só que só para um lado. Nisso está o segundo problema, o motor estava de algum jeito danificado e quando dei umas batidinhas com ele ligado ele começou a girar para os dois lados.

Um vídeo foi adicionado no Link 3 mostrando como está.

3°: É possível reutilizar aquele microcontrolador?

Desde já agradeço a atenção.

• Membro VIP
Postado

Focando nisso...

38 minutos atrás, José Lucas dos Santos da S disse:

não consigo mesmo é fazê-los girar

39 minutos atrás, José Lucas dos Santos da S disse:

parece que os módulos não conseguem girar um motor de impressora

O motor é dc ou de passo?

40 minutos atrás, José Lucas dos Santos da S disse:

ascendia umas luzes e não girava nada, só gira com menos de 12v) o motor girava um pouco, parava e fazia um ruído.

parece de passo. Está com a lógica correta? Já viu exemplos prontos pra este módulo + motor de passo @ arduínos e cia? A  corrente da fonte é suficiente? etc?

• Obrigado 1
Postado

@Isadora Ferraz

Acredito que são DC(igual a esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1172054923-motor-do-tracionador-de-papel-impressora-hp-photosmart-c4280-_JM) só que são usados como de passo usando aquele sensor do Vídeo 2.

Testei o motor sem o módulo e ele gira muito.

Já testei com bateria 12v(com e sem os diodos para baixar a tensão e ele fica do mesmo jeito anteriormente relatado).

Vou dar uma olhada nesses vídeos, mas é provável que já tenha visto.

Agradeço por responder.

adicionado 14 minutos depois

Coloquei um vídeo de como está o motor e o módulo(com Arduino) com a fonte, no Link 3.

Fui medir a corrente de saída para o motor e percebi que está bem baixa e só quando desliga a fonte ela(a corrente) aumenta rapidamente. Seria então problema no módulo?

• Membro VIP
Postado

Sim é dc.

Daquele jeito não mede corrente mesmo. Tem que ser um fio só. Está usando 12 ou 5V no motor? O driver (módulo)  esquenta? Publique o esquema. Confira agora seu programa de acionamento. Se for pwm, experimente aumentar o dutty cycle

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...