Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, hoje decidi ver se um cabo com 3 pinos (O que tenho ta sem o terceiro pois foi retirado) até ai tudo certo, conectei e liguei na tomada segurando no gabinete e senti um pequeno choque formigando minha mão com o novo cabo, pensei em tirar por que vai que da ruim... Percebi já que uso o anti-surto da clamper que a luz de aterramento ligava conforme segurava o gabinete, ou sejá estava fazendo de aterramento o gabinete, já com o cabo de 2 pinos funciona beleza.

Outra coisa que percebi que foi ao tirar da tomada o choque ficou mais forte e não parou (Pensei que pararia) e então ao conectar o cabo de 2 pinos e ligar a energia o gabinete parou de dar choque

Obs: A casa não tem aterramento e não tem nem como colocar por que nem é minha e ta tudo lacrado a instalação

• Coordenador
Postado

@Arthur Guillermo Sua rede elétrica é 127V?

O problema aí possivelmente não é o pino de aterramento em si, mas o fato de a sua tomada provavelmente estar com a polarização invertida:

image.png

Quando você insere a tomada com o terceiro pino, ela entra apenas de um lado e, se a polarização estiver invertida, é comum o gabinete dar choques. Você provavelmente ligou na posição inversa quando conectou com os dois pinos (pois aí dá para inverter) e o problema parou...

Postado

@KairanD a rede é 220v, realizei a inversão dos polos, porém.... Levei outro choque... O gabinete parece que vira até um ímã que puxa até o dedo, quando toco no gabinete a luz de aterramento do filtro de linha fica querendo ligar... 

Obs: a casa não possui aterramento...

Outra observação que coloquei o neutro do lado esquerdo onde tem o N e fase lado direito (estava fase no N e neutro no normal)

Postado

@KairanD ta meio difícil de eu testar em outro cómodo hehe... Ate por que é o único disponível... Tentarei depois com uma extensão ... 

O choque só acontece com o cabo de fonte com 3 pinos, uso filtro de linha clamper que por si mostra que não tem aterramento até tocar no gabinete ai a luz de aterramento começa ligar quando tô levando choque... Ou seja quando sirvo como aterramento para o gabinete..

Estou com medo de usar o PC e queimar hehe... 

Porém... Com o cabo de fonte só com 2 pinos... Ele não dá choque...

Então creio que tudo esteja envolvido com a parte de aterramento, não sei se o filtro de linha tá considerando direcionar as cargas ao gabinete pelo pino terra já que não há aterramento...

Outro ponto de vista é que se não me engano colocar multímetro entre terra e neutro da 110v (ou era entre fase e terra, foi um teste feito já faz um tempo durante um momento à toa) (teste feito em casa sem aterramento)

Também tenho a hipótese que o neutro pode não estar aterrado... (Se não me engano na minha casa está e não sei se irá gerar o mesmo problema até por que estou a muitos KM para poder testar isso)

Acabei de realizar um teste de ligar só o PC e ir conectando o restante o que observei foi que a luz de aterramento liga bem fraco e quando coloco a mão no gabinete passa muito pouco choque porém a luz de aterramento fica mais forte, não foi o mesmo choque... Porém ainda assim deu choque

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...