Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Semana passada comprei um kit upgrade com placa-mãe B360M Auros Gaming 3, i3 9100F e 2 módulos de memória Corsair Vegeance 4 GB 3000MHz, cada.

Ao iniciar o sistema instalei o CPU-Z para conferir as configurações mas ao verificar a aba de memória ram, elas estavam funcionando a 2133 MHz.
Observações:

-Essa placa-mãe suporta memórias de até 2666 MHz.

-Coloquei as memória nos slots 1 e 3 para funcionar em dual channel.

Alguém poderia me ajudar?

Estou no trabalho agora. Se precisar... Assim que eu chegar em casa mando fotos.

Postado

Bom... Ativei o XMP e automaticamente mudou de 2133 para 2400(lembrei que meu processador só funciona até essa frequência). Ao ligar o PC, entrei no CPU-Z e ainda consta como 2133 MHz.

obs: não consigo mandar as fotos pois a minha conta está limitado a 4,88MB por foto.

https://drive.google.com/file/d/16mXpCemdC6o-X_RPBmJAc0E0lbsP0ceT/view?usp=sharing 

adiocionei esse link aqui porque a opção de adicionar link não está funcionando para mim

Postado

Olá!

Hó! só pra ficar claro alguma coisa:

Sua placa placa-mãe B360M Auros Gaming 3: suporta memorias nos 4 Slots com freqüência ' DDR4 2666/2400/2133 MHz'.

Para poder usar o limite dessa frequência DDR4 2666, é necessario ativar o XMP, ter um processador a partir do i5xxx, e Memórias com base entre 2133 até 2666Mhz, que é o limite que o ChipSet suporta, dessa placa, e Sistema de 64Bits.

caso queira conferir, o link:

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B360M-AORUS-GAMING-3-rev-10/support#support-cpu

Sabendo que você tem o processador 'i3 9100F' que trabalha com frequência limite de 2400Mhz, embora você esteja com essas memórias  DDR4 4Gb 3000Mhz, pode ser que lá nas config da bios, possa ajustar, para uma frequência equivalente de 2400Mhz, o que não asvezes pode não se ajustadar conforme tenha feito. Agora também possa ser que esse limite só seja balanceado quando os 4 pentes estejam ativos.

Por isso o recomendado é ter 4 pentes de 16Gb DDR4 2666Mhz = 64Gb. 

Espero ter ajudado.

• Curtir 1
Postado

Então, no caso, você quer dizer que ela pode só funcionar no limite 2400MHz se eu estiver utilizando os 4 pentes ao mesmo tempo?

E colocar 4 pentes de 16gb fica muito inviável pra mim, sem condições...

Postado

Olá!

Não exatamente, o Dual Channel, é apenas 2 pentes de memórias ativados em conjunto conforme o limite de cada processador. Ou seja, pra fazer Dual Channel com esse processador, você deve ter apenas 2 pentes de 2400Mhz, limite informado pelo fabricante desse processador  'i3 9100F'. Agora, fora dos parâmetro informado pelo fabricante, eu não tenho nada a dizer.

Espero ter ajudado. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...