Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Acabei de receber um PC Custom que montei em uma loja ai que não vou citar o nome e gostaria de saber se vai me atender bem para rodar jogos no ULTRA em 1080p.

Configuração:

- Processador: AMD Ryzen 5 3600X + Cooler Box Wraith Spire

- Mobo: Aorus B450 M (GigaByte) com última versão de bios lançada.

- Vídeo: Galaxy RTX 2060 OneClick OC GDDR6

- Memória: 16GB DDR4 3000MHz Super Luce RGB (2X 8GB)

- HD: Seagate Barracuda 2TB (3.5 SATA)

- Fonte: Corsair CX550 80 Plus Bronze

- Monitor: TV TCL 43' SMART (Resolução 1920x1080) - Conectado via HDMI

- Gabinete: BlueCase BG-009 com 2 FANS

Minha finalidade como já dita, é rodar games no ULTRA em FullHD e trabalhar com algumas aplicações como AutoCAD, Illustrator, etc.

Grato pela ajuda.

Postado

@HiddaN_2020 vai rodar tranquilamente; só bobeou em não comprar um SSD, isso pode gerar dor de cabeça com bugs chatos do Windows 10.

Postado

@HiddaN_2020 Eu teria usado um gabinete melhor, pois bluecase é marca genérica e dificilmente confiável. Agora que já comprou, coloque mais ventoinhas nele. Só duas vão deixar seu sistema superaquecendo fácil. Instale todas que o gabinete suportar, de preferência 140mm se ele suportar. Além disso, coloque um cooler de qualidade nesse processador pois ele aquece mais em jogos que o cooler da AMD é capaz de dissipar, e quando chega numa certa temperatura ocorre o thermal throttling, que é a CPU reduzir seu desempenho para não superaquecer e queimar. Recomendo um Cooler Master MA410P ou MA620P. Se quiser economizar, pegue um Hyper 212 ou Hyper 212 Turbo.

adicionado 0 minutos depois

Ademais, já está preparado até para jogos futuros como o Cyberpunk 2077. Pode ficar tranquilo.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Eu já estava mesmo pensando nessa questão do Cooler. Vou ver um em promoção e eu compro. SSD eu ia comprar só mês que vem por que eu queria pegar um de no mínimo 500GB. Estou em dúvida também se pego Sata ou M.2

Postado
5 minutos atrás, HiddaN_2020 disse:

@WOZ Dods Eu já estava mesmo pensando nessa questão do Cooler. Vou ver um em promoção e eu compro. SSD eu ia comprar só mês que vem por que eu queria pegar um de no mínimo 500GB. Estou em dúvida também se pego Sata ou M.2

M.2 SATA tem desempenho similar ao 2.5" SATA e custa um pouco mais. É mais fácil de instalar e tem menores limitações de desempenho em relação ao barramento da placa-mãe, mas vale ponderar pela questão do custo. M.2 NVMe custa bem mais caro, mas o ganho de desempenho efetivo (tempo de inicialização de programas e do sistema) é basicamente o mesmo, então só recomendo NVMe se estiver com grana sobrando.

Compre o cooler e as ventoinhas, pois PC bem ventilado é PC que dura mais.

• Curtir 1
Postado

@HiddaN_2020 esse cooler box é bem decente, só troque se houver a necessidade ao ver que não tá dando conta executando as coisas no seu pc. veja como ele sai nos testes:

Postado

@Caio Ferreira 10º a mais em idle, até 30º a mais em load, chegando ao absurdo de 95º durante o uso. Não considero isso exatamente uma vitória para o cooler da AMD. Muito pelo contrário... Esse cooler é incluído pela a AMD apenas como solução de arrefecimento para usuários comuns (usuários domésticos), jamais para alguém que vai usar algo que demanda tanto da CPU como um gamer. O fato de que o vídeo mostra ele contra um Hyper 212, que é um cooler de baixo custo, super simples, mas ainda sim ganha por uma margem tão grande já ilustra o quanto que o cooler da AMD é inadequado para aplicações intensivas.

O processador teoricamente suporta temperaturas altas assim, mas sua durabilidade sempre será reduzida em tais condições (ou você acha que servidores de dados gastam tanto com arrefecimento só por que podem?). Não só a CPU, mas também todos os demais componentes dentro de um gabinete perdem desempenho e durabilidade quando o arrefecimento é de baixa qualidade/desempenho, então PC gamer SEMPRE deve usar soluções de arrefecimento adequadas. Venhamos e convenhamos, para quem já gastou 3 a 4 mil em um PC, um cooler de 100 a 200 reais não é exatamente um gasto alto. Afinal, estamos falando de algo que vai proteger o investimento, e quanto mais você gasta em algo, maior deve ser sua preocupação em fazer com que isso dure.

Olha só o texto do vídeo na parte do teste com prime95: https://youtu.be/lLQU0LpR6tU?t=354

Citação

REACHED 100 DEG WITHIN FEW SECONDS

Traduzindo: atingiu 100 graus em poucos segundos.

Tá doido!

Postado
1 hora atrás, HiddaN_2020 disse:

Boa tarde!

Acabei de receber um PC Custom que montei em uma loja ai que não vou citar o nome e gostaria de saber se vai me atender bem para rodar jogos no ULTRA em 1080p.

Configuração:

- Processador: AMD Ryzen 5 3600X + Cooler Box Wraith Spire

- Mobo: Aorus B450 M (GigaByte) com última versão de bios lançada.

- Vídeo: Galaxy RTX 2060 OneClick OC GDDR6

- Memória: 16GB DDR4 3000MHz Super Luce RGB (2X 8GB)

- HD: Seagate Barracuda 2TB (3.5 SATA)

- Fonte: Corsair CX550 80 Plus Bronze

- Monitor: TV TCL 43' SMART (Resolução 1920x1080) - Conectado via HDMI

- Gabinete: BlueCase BG-009 com 2 FANS

Minha finalidade como já dita, é rodar games no ULTRA em FullHD e trabalhar com algumas aplicações como AutoCAD, Illustrator, etc.

Grato pela ajuda.

Gastou quanto? Estou pensando em comprar uma para a mesma finalidade, então gostaria de ter uma base de gastos

• Curtir 1
Postado

@SirWolf No total saiu R$ 6,120.

adicionado 1 minuto depois

@WOZ Dods Fui fazer um teste aqui agora jogando 30 minutos de COD Warzone com tudo no Máximo e Ray Tracing ativado, a GPU ficou com 72°C e o processador com 70ºC. Será que está numa margem boa? O processador está batendo 4,3GHz. Acho que nem vou precisar de tentar algum overclock.

Postado

@WOZ Dods teste do prime e render não traduz a realidade do uso de um usuário gamer, afinal só testando game a game pra saber quais usam mais núcleos e como são aproveitados. pra usar em stock é perfeitamente aceitável. obviamente que num cenário ideal, investir num cooler apropriado pra seja o padrão, mas me referi ao uso em si; tem gente que fica noiada com processador pegando em 70º quando está sob estresse em games, absolutamente sem noção. meu ponto é: em stock, o cooler padrão vai aguentar o tranco pra jogos se o gabinete não for uma caixa de sapato RGB. se tem grana sobrando, sim, pegue um cooler que dê margem pra OC caso necessite.

Postado

@HiddaN_2020 não. Minha CPU aquece mais que a sua (especialmente porque tem desempenho interior e precisa trabalhar mais) e ainda sim não passa de 54º no witcher 3, isso usando um cooler simples (Hyper TX3, salvo engano) com uma única ventoinha (costumo usar push and pull. Meu gabinete tem 7 ou 8 ventoinhas no total.

70º C é a margem que eu considero superaquecimento, pois já está reduzindo a vida útil dos componentes. Recomendo a aquisição de um cooler assim que possível.

@Caio Ferreira ele acabou de falar que está rodando a 70º, você viu?

@Caio Ferreira Cara, eu trabalho com manutenção há bastante tempo. Já vi PCs fritarem a MB com o processador rodando a 70º aos montes. Raro o CPU queimar, mas quando ele atinge essa temperatura afeta também todos os componentes à sua volta, em especial o VRM que perde estabilidade e pode danificar tudo que estiver conectado a ele (ou seja, o PC inteiro).

Sério, as pessoas deviam é fritar mais com isso, pois essa margem de temperatura para mim é justamente um PC numa caixa de sapatos. Nunca tive em mãos um PC com bom arrefecimento (e componentes de qualidade) que tenha queimado componentes prematuramente, o que considero abaixo de 5 anos de uso para alguns componentes, 8 anos para outros. Já os que são mal arrefecidos queimam aos montes, todos os dias.

Enfim, meu ponto de vista é técnico, não é de experiência única.

Postado

@WOZ Dods acabei de ler, a meu ver, completamente ok a temperatura, já que está rodando tudo no talo com ray tracing ativado etc. dentro do padrão estabelecido pela fabricante, não vejo nada de anormal, aqui o depoimento de alguns técnicos sobre o assunto:

Postado

@Caio Ferreira a menos que você esteja querendo provar que um PC funciona melhor ou dura mais com temperaturas mais altas, nossa discussão perdeu o significado. Como já disse, é um bom investimento, não custa caro e aumenta a vida útil. O OP decide se quer ou não.

Postado

@WOZ Dods apenas argumentei que é possível usar o cooler box numa boa, EU compraria o cooler pois não faz sentido usar um processador desse em stock - opinião minha. mas se eu fosse usar em stock, numa placa-mãe decente, que é o caso do criador do tópico, usaria o cooler box numa boa; só partiria pra compra do cooler ao constatar um gargalo de desempenho. são apenas pontos de vistas diferentes, obviamente, pela sua experiência, sempre irá recomendar que rode numa temperatura abaixo de 60º - também já cansei de ver colegas e clientes matarem mobo com 2/3anos de uso somente após intenso estresse em altas temperaturas. abs

Postado
1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

@WOZ Dods apenas argumentei que é possível usar o cooler box numa boa, EU compraria o cooler pois não faz sentido usar um processador desse em stock - opinião minha. mas se eu fosse usar em stock, numa placa-mãe decente, que é o caso do criador do tópico, usaria o cooler box numa boa; só partiria pra compra do cooler ao constatar um gargalo de desempenho. são apenas pontos de vistas diferentes, obviamente, pela sua experiência, sempre irá recomendar que rode numa temperatura abaixo de 60º - também já cansei de ver colegas e clientes matarem mobo com 2/3anos de uso somente após intenso estresse em altas temperaturas. abs

Exatamente! Só quero o que considero melhor para o OP. Se ele vai aderir ou não, cabe a ele. Pessoalmente, mesmo meu PC de 11 anos de idade, que ainda funciona perfeitamente (phenom II x4 que passei para a esposa) roda com temperaturas abaixo de 60º sem nunca ter precisado fazer substituição de qualquer componente. Eu sempre priorizo durabilidade, pois considero que meus investimentos tem que durar para valerem a pena. Concordo contigo quando fala que um PC vai funcionar normalmente até 90º, mas essa é a menor das minhas preocupações. Entende?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...