Ir ao conteúdo

Problemas sobre dual channel e latencia.

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, atualmente tenho uma Crucial Ballistix Sport LT 16GB 2400mhz.

imagino que por ser single channel eu perca um pouco de desempenho, e tenho medo de queimar e me deixar na mão, já ouvi dizer que pode haver problemas por usar 2 memorias com latências diferentes, porém pouco entendo de memorias ram.

e não estou conseguindo achar um pente de ram igual esse que tenho.

Posso comprar qualquer outra memoria 16gb de 2400mhz ou terei problemas mesmo?

• Solução
Postado

@darktohits Dual Channel funciona com qualquer latência/frequência. Sua maior preocupação deve ser de que ambos os módulos tenham mesma capacidade (16 GBs). A BIOS, no primeiro boot com ambas as memórias, se encarregará de fazer a compatibilização de frequências e latências, reduzindo a velocidade da mais rápida para a da mais lenta. 

A despeito disso, acho sua preocupação de "queimar e me deixar na mão" é infundada, pois a maioria das memórias de qualidade, hoje, duram mais que o PC em si. A maioria das boas marcas, como a Crucial por exemplo, oferecem garantia vitalícia em seus produtos fora do Brasil. Claro que se você estiver fazendo OC em sua máquina isso já não vale, pois OC reduz substancialmente a vida útil de qualquer equipamento mesmo na melhor das situações.

• Curtir 3
Postado
agora, WOZ Dods disse:

@darktohits Dual Channel funciona com qualquer latência/frequência. Sua maior preocupação deve ser de que ambos os módulos tenham mesma capacidade (16 GBs). A BIOS, no primeiro boot com ambas as memórias, se encarregará de fazer a compatibilização de frequências e latências, reduzindo a velocidade da mais rápida para a da mais lenta. 

A despeito disso, acho sua preocupação de "queimar e me deixar na mão" é infundada, pois a maioria das memórias de qualidade, hoje, duram mais que o PC em si. A maioria das boas marcas, como a Crucial por exemplo, oferecem garantia vitalícia em seus produtos fora do Brasil. Claro que se você estiver fazendo OC em sua máquina isso já não vale, pois OC reduz substancialmente a vida útil de qualquer equipamento mesmo na melhor das situações.

Obrigado pela ajuda, então posso comprar qualquer um de 16gb.

Quanto a parte de queimar, eu fui um pouco infeliz em descrever, eu quis dizer caso aconteça de queimar, eu ficaria sem memoria por só ter 1 pente, por isso queria mais um de 16gb. Obrigado novamente.

Postado

@darktohits Pode colocar outro pente diferente. Normalmente a placa-mãe equaliza o valor das memórias pela menor.

Sobre o Dual Channel, relaxe, só há ganho expressivo de desempenho se você está fazendo uso de vídeo integrado. 

• Curtir 1
Postado
agora, Faust0 disse:

@darktohits Pode colocar outro pente diferente. Normalmente a placa-mãe equaliza o valor das memórias pela menor.

Sobre o Dual Channel, relaxe, só há ganho expressivo de desempenho se você está fazendo uso de vídeo integrado. 

Sério? pensei que ganharia algum desemprenho maior em games haha, obrigado.

Postado
9 minutos atrás, darktohits disse:

Obrigado pela ajuda, então posso comprar qualquer um de 16gb.

Quanto a parte de queimar, eu fui um pouco infeliz em descrever, eu quis dizer caso aconteça de queimar, eu ficaria sem memoria por só ter 1 pente, por isso queria mais um de 16gb. Obrigado novamente.

Eu compreendi sua afirmação, mas devo advertí-lo de que a menos que esteja fazendo OC, seu gabinete seja um forno ou sua fonte seja de baixa qualidade, as chances de seu módulo queimar nos próximos 8 anos é mínima ou nula.

adicionado 1 minuto depois
6 minutos atrás, darktohits disse:

Sério? pensei que ganharia algum desemprenho maior em games haha, obrigado.

Se você usa Ryzen, terá ganho sim. Se está usando Intel, com ou sem vídeo integrado, nem tanto. Ryzen se beneficia de maior frequência de memórias mesmo com vídeo off board, mas o ganho não é grande o bastante para justificar o investimento nesse caso.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Eu compreendi sua afirmação, mas devo advertí-lo de que a menos que esteja fazendo OC, seu gabinete seja um forno ou sua fonte seja de baixa qualidade, as chances de seu módulo queimar nos próximos 8 anos é mínima ou nula.

adicionado 1 minuto depois

Se você usa Ryzen, terá ganho sim. Se está usando Intel, com ou sem vídeo integrado, nem tanto. Ryzen se beneficia de maior frequência de memórias mesmo com vídeo off board, mas o ganho não é grande o bastante para justificar o investimento nesse caso.

me preocupei à toa então, meu gabinete tem refrigeração até demais haha, quanto a CPU uso um i7 7700k, vou aguardar para um futuro o upgrade. Obrigado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...