Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Disjuntores e chuveiro DR ainda se usa este disjuntor?

Tentei comprar nas lojas de minha cidade um KIT DR (disjuntor e chuveiro adequados).

Acontece que a maioria nem sabe o que é isso, depois que eu mostrei esta informação se atentaram para esta informação na embalagem.

Na loja que finalmente comprei, encontrei o chuveiro com a informação grande estampada na frente: compatível com DR.

Então pedi que o vendedor me fornecesse também os disjuntores DR.

E ele falou que não tinha, mas que isso não era mais usado pois os disjuntores DIN já se modernizaram e hoje fazem a mesma coisa que os DR.

Vi o preço dos DR na net e são bem mais caros do que paguei (20 Reais cada).

Então pergunto:

1 - Os disjuntores que ele me vendeu realmente fazer a mesma função do DR? (vide fotos)

2 - Pra funcionar o sistema DR, preciso obrigatoriamente que o fio terra do chuveiro esteja instalado?

3 - Tenho visto disjuntores IDR somente bipolares para vender... só existe assim? minha rede é 110.

4 - Ou vi falar da necessidade de ligar o tal IDR juntamente com um segundo disjuntor (um cuida das fugas e outro dos curto circuitos) é verdade?

5 - Meu chuveiro é 5500v 110v, o vendedor disse que deve usar disjuntor de 50a, mas os dispositivos DR que encontrei na net são ou de 40a ou de 63a, qual devo utilizar?

Obrigado.

01.jpg

02.jpg

03.jpg

Postado

@Blumer Celta Pela foto isso é um disjuntor comum, e a menos que seu chuveiro seja 110V ele esta com corrente alta demais pra servir de algo... Disjuntor serve pra proteger a fiação da casa e evitar incêndios, e deve ser dimensionado de acordo com a capacidade da fiação da casa, o que é calculado pelo eletricista de acordo com a bitola do cabo, fator de agrupamento, tamanho do cabo...

O DR serve pra proteger o usuário contra choques, o problema é que nosso chuveiro, conhecido no exterior como "Suicide Shower" deixa passar pro usuário uma pequena corrente de fuga que apesar de gerar alguns choques não chega a matar,  essa corrente em geral depende da qualidade da água, limpeza da caixa d'água, gambiarras como emendas de resistência... e que pode desarmar um DR.

Isso pra não falar em emendas mal feitas com fuga de corrente e que também fazem o DR desarmar, dai pra não ter que ficar rearmando DR toda hora ou contratar um eletricista pra fazer uma rede decente e com aterramento adequado a maioria prefere não usar o DR.

• Obrigado 1
Postado

Oi cara o disjuntor DR é instalado diferente do disjuntor tipo dim comum ele o DR deve ser instalado por um Profícional da elétrica. 

adicionado 10 minutos depois

Oi eu sou eletricista o teu chuveiro 5500w todos em 127v vão requerer 50A com disjuntor ou DR pode ser de 63A bipolar.

• Obrigado 1
Postado

Obrigado pelas dicas.

A cidade que moro é pequena, e quase que posso afirmar que não encontrarei eletricista qualificado aqui. (fora os que trabalham na distribuidora de energia que com certeza não estarão interessados em minha instalação... aqui já vi pessoal ligar chuveiro com extensão... e depois vi o pipoco é claro).

Assisti alguns vídeos profissionais de instalação DR e retirei quase todas as dúvidas.

Vou ter mesmo que encomendar um DR da internet.

Acredito que farei bem a instalação.

Meu status atual:

A casa possui fio mestre bitola 10 que tive que fazer senão os pedreiros não querem fazer,

Nesta rede já existente colocarei conectores de latão sextavado.

Os fios que vão para o banheiro (exclusivos para o chuveiro)  também são bitola 10, com capa antichama.

Passarão pelo dispositivo DR e Disjuntor (já percebi que a ordem vai de eletricista para eletricista).

Meu banheiro já tem fio terra que eu já tinha instalado anteriormente na casa segundo a norma da ABNT. (aqui os caras costumam enrolar no neutro)

Basicamente a dúvida que persiste é a seguinte: de quantos amperes deve ser o DR 40 ou 53?

pois nos folhetos explicativos do chuveiro só fala informações sobre o disjuntos (que deve ser de 50A) (chuveiro Lorenzetti Loren Bello).

E nos videos do youtube sobre dimensionamento de DR dizem que deve ser com a mesma corrente do disjuntor.

Mas como fazer isso se não encontro DR de 50A pra vender?

Infelizmente eu mesmo terei que fazer a instalação, pois já teve vários serviços que contratei aqui em casa e tive que desmanchar e refazer... não aguento mais quebrar piso... fazer calhas na mão... refazer instalação elétrica... e etc... aqui o negócio é difícil...

Meu antigo chuveiro (apesar da embalagem pedir fio 10, o cara ligou com um fio onde a bitola do cobre deve chegar a uns 2mm)...

Por isso peço estas dicas para poder instalar o mais próximo possível do adequado.

Obrigado.

Postado
4 horas atrás, Blumer Celta disse:

1 - Os disjuntores que ele me vendeu realmente fazer a mesma função do DR? (vide fotos)

Não. 

2 - Pra funcionar o sistema DR, preciso obrigatoriamente que o fio terra do chuveiro esteja instalado?

Sim. 

3 - Tenho visto disjuntores IDR somente bipolares para vender... só existe assim? minha rede é 110

Existe monopolar e tripolar. 

No DR se coloca a fase e o neutro, esse que você imagina ser bipolar deve ser o que você precisa. 

O tripolar tem 8 parafusos. 

- Ou vi falar da necessidade de ligar o tal IDR juntamente com um segundo disjuntor (um cuida das fugas e outro dos curto circuitos) é verdade?

Sim. 

DR é o que nos protege, disjuntor protege a instalação da casa. 

O DR recebe a fase e o neutro que vem lá do geral, depois do DR vem outro disjuntor comum, obviamente passando só pela fase. 

- Meu chuveiro é 5500v 110v, o vendedor disse que deve usar disjuntor de 50a, mas os dispositivos DR que encontrei na net são ou de 40a ou de 63a, qual devo utilizar?

Use o de 63, o de 40 vai desarmar a toa. 

DR = 63A

Disjuntor = 50A

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

A casa possui fio mestre bitola 10 que tive que fazer senão os pedreiros não querem fazer,

Nesta rede já existente colocarei conectores de latão sextavado.

Dependendo da distância, o ideal seria o fio 16.

O 10 com chuveiro no máximo + o resto da casa tende a aquecer, principalmente se for embutido em conduite. 

Passarão pelo dispositivo DR e Disjuntor (já percebi que a ordem vai de eletricista para eletricista)

Aí depende. 

Existe confusão, já que tem eletricista que costuma utilizar disjuntor geral quando existe mais de um DR para alimentar cargas diferentes. 

Obviamente o geral fica antes do(s) DR. 

No seu caso pode colocar o disjuntor depois, visto que o dispositivo de maior corrente sempre vem primeiro. 

Meu antigo chuveiro (apesar da embalagem pedir fio 10, o cara ligou com um fio onde a bitola do cobre deve chegar a uns 2mm)...

Devia ser o famoso 2 e ½.

É o mais barato que tem, então sempre usam pra tudo. 

Aqui antigamente se ligava a casa toda com eles... :lol:

Vale lembrar que esses devem ser usados apenas em tomadas de uso geral. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...