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HD DE 500GB com mais de 200.000 setores defeituosos(Bad Blocks)


Ir à solução Resolvido por mick 07,

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Bom... Boa noite a todos, estou a 3 dias sem dormir direito(não é brincadeira) tentando recuperar um HD que as vezes apresenta uma quantidade minima de BB(Bad blocks)

mas hoje 25/04/2020 as 3h 30m da manhã eu usei o HDD regenerator para funcionar( eu já tinha usado antes porém deixei ele escaneando/reparando e funcionando desdo zero...)e hoje eu acabei de me deparar com mais de 200.000 bad blocks no HD...Esse HD não tem nem meio ano de uso...pois eu o tinha trocado por um ssd de 120gb...

O HD já esta em estado critico e eu tenho uma pequena duvida como meu notebook é de 2009(Funciona perfeitamente ainda)

ele tinha um hd(Samsung - Original) antes de colocar esse de 500gb quando não tinha BB e um tecnico me falou que aquele HD(Original) havia queimado.

Então eu posso pegar peças daquele HD e colocar nesse aqui com Bad Block para tentar consertar?

Ou é apenas perda de tempo?

 

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Se você abrir o HD, vai fazer a maior burrada da sua vida. HDs são peças que só devem ser abertas em laboratórios especializados, com salas fechadas pra evitar contaminação dos discos com poeiras e etc. Seu HD morreu, troque por outro, vai perder tempo tentando consertar. De toda forma, tente os procedimentos abaixo, se quiser.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Postado
2 horas atrás, mick 07 disse:

Se você abrir o HD, vai fazer a maior burrada da sua vida. HDs são peças que só devem ser abertas em laboratórios especializados, com salas fechadas pra evitar contaminação dos discos com poeiras e etc. Seu HD morreu, troque por outro, vai perder tempo tentando consertar. De toda forma, tente os procedimentos abaixo, se quiser.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Eu acho que vou comprar um HD novo pois esse HD que eu possuía está agora em torno de uns 150/160 R$

E eu já fiz tudo o que você pode imaginar para tentar consertar...

Hirens boot, CHKDSK, HDD generator...e etc

Não vou mais perder tempo com isso

valeu pela ajuda

  • Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 25/04/2020 às 09:25, mick 07 disse:

Se você abrir o HD, vai fazer a maior burrada da sua vida. HDs são peças que só devem ser abertas em laboratórios especializados, com salas fechadas pra evitar contaminação dos discos com poeiras e etc. Seu HD morreu, troque por outro, vai perder tempo tentando consertar. De toda forma, tente os procedimentos abaixo, se quiser.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Depois de um bom tempo, eu volto para responder kkk,

O HD esta funcionando...porém tive que formatar ele...e agora usar somente 165gb dele...tudo o que eu fiz, foi primeiramente deixar passando o hdd regenerator por longas horas, e em seguida, ir criando diversas partições, e testando cada uma delas (simplesmente passando um arquivo pequeno e verificando a velocidade de envio, como também o tempo), assim em seguida separando elas e ir juntando apenas as boas em uma partição, e mantendo isoladas as ruins em uma partição não alocada(Ou seja deletando elas)...

Bom, espero que eu possa ajudar algumas pessoas a recuperar seus hds/ssds dessa forma também.

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Postado

Com o tempo os bad blocks tendem a se espalhar pelas demais partições, e você vai ter que refazer esse procedimento periodicamente, então só recomendo o uso desse HD pra arquivos que não sejam importantes, e sempre fazendo cópias de segurança.

 

Abraços.

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