Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Sombra_XXI

Tópicos Fixos E Não-fixos

Recommended Posts

Recentemente percebi que os tópicos fixos estão tomando conta de toda a 1ª página de posts. Na seção de placas de vídeo, por exemplo, eles já estão até a metade, deixando pouco espaço para os novos que são abertos.

Então tive a ideia de que fossem movidos para uma espécie de categoria filha, como por exemplo a categoria Testes de Placas de Vídeo do Clube do Hardware, que é uma sub-seção da seção Placas de Vídeo.

Poder-se-ia dar à categoria o nome de Tópicos Importantes ou nome similar, escrito de forma que chamasse mais atenção que os tópicos comuns.

Sei que dá para aumentar o número de posts visualizáveis por página no Painel de Controle, mas sinceramente, do jeito que está a página chega a ficar feia e parece estar meio desorganizada.

Bom, mas é apenas minha opinião, quem sabe os outros podem estar gostando assim mesmo como está.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão dos tópicos fixos é uma coisa que sempre me preocupou... Também não gosto muito quando fica entulhado demais. Por acaso estava conversando com o Marcelo ontem e no fórum jogos vamos começar a fazer mudanças.

Certos tópicos fixos vão conter apenas o link para a discussão de determinados jogos e será bloqueado. Talvez fosse o caso fazer isso em outras seções como placas de vídeo, placas mãe e processadores. Estamos analisando essas possibilidades...

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho. Em algumas áreas os tópicos fixos já estão se tornando um problema (por exemplo, na área "Hardware - Outros").

Mas também acho o seguinte: o pessoal já não tem o hábito de procurar esclarecer dúvidas nos tópicos fixos, imagina só então se eles forem separados numa sub-categoria. Aí mesmo que ninguém olha mais.

Proponho uma alternativa que poderá não resolver o problema, mas pelo menos poderia ajudar à limitar a quantidade de tópicos fixos: proponho que seja anexada uma enquete ao tópico que for pinado, do tipo:

Este tópico lhe ajudou ou foi útil de alguma forma?

( ) SIM

( ) NÃO

Assim, tópicos que tivessem uma votação negativa por 2 meses seguidos (por exemplo) poderiam ser retirados de destaque (afinal, se não está ajudando ninguém, pra quê ficar em destaque?)

Garanto que ia ter muito tópico fixo caindo fora...

Compartilhar este post

Link para o post

Também concordo com você Sombra, mas o problema, ao meu ver, em se criar uma sub-sessão para tal fim nestes setores, é que poucos usuários irão acessá-la. Pois veja só, se com os tópicos fixos na primeira pág, contendo a descrição do assunto ali, bem visível para todos, sempre aparece um ou outro criando um novo tópico para abordar o mesmo tema, imagine então com todos estes tópicos escondidos em um novo setor... A situação irá se complicar ainda mais.

Acho que o melhor a ser feito é uma restruturação dos tópicos ali fixados. Na seção Placas-Mãe por exemplo, pretendo unir os tópicos relacionados a BIOS Mods e despinar alguns, como o "Qual é o Fabricante de sua Placa Mãe?".

Também podemos centralizar assuntos semelhantes, como neste caso aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=153465

Isto pouparia bastante espaço.

Enfim, acho que peneirando e ajustando o que realmente interessa poderemos despoluir o fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por CLAITOK@22 out 2004, 17:11

Mas será que nos games por exemplo funcionaria isso?  :unsure:

Na area de jogos eu e o Red pretendemos fazer algo, alguma sugestão ?

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Red King
Postado Originalmente por Marcelo C Souza+22 out 2004, 18:17QUOTE (Marcelo C Souza @ 22 out 2004, 18:17) CLAITOK@22 out 2004, 17:11

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Phoenyx@22 out 2004, 16:43

Também podemos centralizar assuntos semelhantes, como neste caso aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=153465

Desse jeito ficou excelente, poderia ser feito assim com os jogos também, mas creio que no caso de Placas de Vídeo não dá, ainda penso que o melhor mesmo seria agrupar os fixos em uma categoria filha.

Quanto aos users que não lêem os tópicos fixos, a verdade é que praticamente nenhum dos novos usuários procuram pesquisar por informações antes de postar, somente depois do puxão de orelha é que passam a procurar um pouco as informações antes de inserir um novo tópico, ou seja, não ia mudar praticamente nada nesse quesito.

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Red King+22 out 2004, 22:11QUOTE (Red King @ 22 out 2004, 22:11)
    Postado Originalmente por Marcelo C Souza@22 out 2004, 18:17

CLAITOK@22 out 2004, 17:11

[]´s

acho que deveria ter um tempo maximo para um tópico ficar pinado.

ou depois de ficar muito tempo sem visitas ou respostas podia tb ser despinado.

E tb com algumas exceções no caso "Patchs Para Tradução De Jogos" que na minha opinião só devia ser despinado quando os jogos fossem todos lançados em pt-br, ou seja, nunca.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Concordo contigo até certo ponto. Realmente os tópicos fixos em algumas áreas tomam boa parte da página inicial, mas movê-los para um sub-fórum só piorará a situação: acredite, os usuários não irão até lá para ver os tópicos e vão começar a encher o fórum com mensagens contendo dúvidas já respondidas nos tópicos fixos.

Uma solução é você configurar no seu painel de controle a quantidade de tópicos por página ou então a gente aumentar a quantidade de tópicos por página automaticamente para todos os usuários.

Há ainda a questão: todos os tópicos fixos são realmente importantes? Acho que poderíamos reavaliar e deixar somente aqueles que realmente são mais importantes.

Abraços,

Gabriel Torres.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu realmente tenho notado um aumento muito grande de Tópicos fixos, porém gostaria de pedir aqui para que os Adminitradores e Moderadores não deletassem eles.

Tem muitos Tópicos fixos que mesmo sendo antigos são muito importantes. Frequentemente estou acessando eles para tirar alguma dúvida. Se deletarem ou fizerem ele cair para um posto de Tópico normal, ele vai lá para o final da fila e para achá-lo vai ser difícil, porque o sistema de busca do Fórum é bom mas como há muitos posts, acaba ficando difícil de achar. Até porque ele busca por palavras, não busca por assuntos específicos.

Acho que deveria ser criado algum local só com os Tópicos fixos, isso ajudaria a quem procura informações e não encheria as Àreas destinadas à Hardwares e outros.

Só não deletem, por favor, tenham certeza que esses Tópicos ainda ajudam muita gente.

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Doody@23 out 2004, 12:01

Só não deletem, por favor, tenham certeza que esse Tópicos ainda ajudam muita gente.

:blink:

Concordo com o Doody!!!

Avaliem bem quais tópicos serão apagados pra não deixar órfãos quem sempre dependeu deles.

Por exemplo, na parte de jogos, acho que os games pinados poderiam deixar de ser fixo, até porque as dúvidas são tantas à cerca de um determinado jogo, que mesmo unindo tudo em um tópico só, fica difícil de controlar os out posts.

Tópicos também do tipo: "Qual é o fabricante da sua placa-mãe", não acrescentam em nada para a área, mas pelo que vejo a maioria dos que estão fixos hoje são de grande importância para aquelas seções.

O que o Gabriel disse, de aumentar o número de posts por página, já é uma boa "mão na roda".

Compartilhar este post

Link para o post

Que isso pessoal... Ninguém vai apagar nada! O que vai acontecer é de certos tópicos não serem mais fixos. Não sei de onde vocês tiraram isso...

Edit: Estive analisando certas coisas e estou vendo que essa questão de links nos tópicos talvez seja problemático. Os números de tópicos com assuntos já respondidos talvez aumente. Analisem o fixos do fórum... Quantas vezes vocês viram perguntas que já se encontram respondidas no 1° post? Se com a explicação na cara da pessoa ainda perguntam, imaginem ter que entrar num link. Dessa forma é que não vão entrar mesmo...

Imaginem colocando um fixo apenas com links... O pessoal não costuma usar a pesquisa. O que vai acontecer é aumentar o número de tópicos sobre assuntos já exaustivamente debatidos.

No fórum placas de vídeo mesmo... Não é incomum surgir um tópico sobre "como saber se a placa é 128 bits". O tópico fixo, muito bem explicado por sinal, está lá na cara da pessoa, com tudo no 1° post! Alguns ainda têm a cara de pau: "li no fixo, mas queria saber bla bla bla...".

Estou vendo que nenhuma solução é a ideal. Resta saber agora qual é a menos problemática...

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Marcelo C Souza+22 out 2004, 18:17QUOTE (Marcelo C Souza @ 22 out 2004, 18:17) CLAITOK@22 out 2004, 17:11

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por CLAITOK+23 out 2004, 18:37QUOTE (CLAITOK @ 23 out 2004, 18:37)

[]´s

Bem acho que tópicos como NFSU, Doom 3 e Gta Vice City são obrigatórios , mas por exemplo "Relação de joysticks" tipo não vejo tanto interesse.

No demais não sei mesmo onde ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por red viper+23 out 2004, 18:57QUOTE (red viper @ 23 out 2004, 18:57)
    Postado Originalmente por CLAITOK@23 out 2004, 18:37

[]´s

Bem acho que tópicos como NFSU, Doom 3 e Gta Vice City são obrigatórios , mas por exemplo "Relação de joysticks" tipo não vejo tanto interesse.

No demais não sei mesmo onde ajudar.

Complicado né... Mas teve gente que faz a maior questão por esse tópico. Analisando friamente ele nem deveria está em jogos. E sim em Dispositivos de Entrada. Mas na época que ele foi destacado fizeram o maior auê pra ser colocado em destaque. Particularmente não vejo tanta relevância assim nesse assunto...

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao tempo acho meio complicado, por exemplo, DOOM 3 é novidade, ou seja fica, NFSU bem acho que até sair o NFSU 2 ele vai ficar lá, pois só hoje vi dois tópicos abertos ( que o red viper teve que fechar, pois os membros não viram eles no fixo) Gta é clássico. Acho que o interessante seria alguém falar com o gustavobolo ( acho que é assim o nick dele ) para ver se ele aceita que o tópico dele seja mudado.

No demais acho que ficara meio ruim para os membros ( principalmente os novatos) se for feito como o forum de placas-mãe , com apenas um tópico fixo com o link do jogo .

Mas vamos ouvir ( leia-se ler) opiniões para melhorarmos isso. :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por CLAITOK@23 out 2004, 19:27

Quanto ao tempo acho meio complicado, por exemplo, DOOM 3 é novidade, ou seja fica, NFSU bem acho que até sair o NFSU 2 ele vai ficar lá, pois só hoje vi dois tópicos abertos ( que o red viper teve que fechar, pois os membros não viram eles no fixo) Gta é clássico. Acho que o interessante seria alguém falar com o gustavobolo ( acho que é assim o nick dele ) para ver se ele aceita que o tópico dele seja mudado.

No demais acho que ficara meio ruim para os membros ( principalmente os novatos) se for feito como o forum de placas-mãe , com apenas um tópico fixo com o link do jogo .

Mas vamos ouvir ( leia-se ler) opiniões para melhorarmos isso. :bye:

Quando sair o NFSU2 , eu já até comentei com o Red, vamos fazer 1 fixo, com dois links, 1 para o NSFU e outro para o NFSU2, quanto a ideia do Gabriel de aumentar por "default" a quantidade de tópicos exibidos na primeira pagina, eu sou a favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem é uma boa ideia do nfsu, já a maior quantidade de tópicos acho que nos acostumamos e mesmo terá a opção de alterar no painel de controle , não é mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ideia PARA A SEÇÃO DE JOGOS

Seguinte, como reparei que a maioria dos jogos que ficam fixos na seção são clássicos que a muita gente joga, e por consequência, praticamente todos possuem fóruns próprios, venho sugerir o seguinte:

Em vez de abrir tópicos fixos para cada um, poderia ser aberto apenas um tópico, e dentro dele, seria colocado o link para um Fórum nacional dos jogos, ou pelo menos um que esteja em português, colocados em ordem alfabética.

Eu por exemplo, sou um mafioso (nome dado ao membro) do fórum Fórum MáfiaGame, é bem melhor discutir lá porque só tem gente que gosta do jogo, inclusive lá eles já tem subseções para jogos de toda a série GTA, Max Payne e HitMan, e creio que serão inseridos novos jogos que possuam as mesmas características.

Dessa forma, o Fórum CdH seria usado somente para responder a dúvidas relacionadas com problemas de hardware envolvendo o jogo, diferente do que ocorre hoje, pois tem uma penca de membros que perguntam como passar de fase x ou y, qual o melhor carro em tal jogo, etc.

Seria uma boa?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por red viper@23 out 2004, 15:48

Que isso pessoal... Ninguém vai apagar nada! O que vai acontecer é de certos tópicos não serem mais fixos. Não sei de onde vocês tiraram isso...

Pois é Red Viper, eu não disse que vocês iriam deletar os Tópicos fixos, foi só um alerta para caso viessem a ter essa ideia.

Depois que o Gabriel disse isso aqui fiquei com esse receio:

Há ainda a questão: todos os tópicos fixos são realmente importantes? Acho que poderíamos reavaliar e deixar somente aqueles que realmente são mais importantes.

Poderia acontecer de vocês tomarem essa decisão em algum Tópico que achassem que já está ultrapassado ou sem utilidade.

Outra coisa, mesmo que não deletem os Tópicos, tirá-los dos pontos fixos também é ruim, porque para achá-los depois vai ser difícil no meio de tantos Tópicos, mesmo utilizando sistema de busca do Fórum.

Então eu acho que a sugestão do Gabriel Torres é a melhor e a mais coerente neste caso, ou seja, aumentar o número de posts por pagina.

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Clemente Silva@22 out 2004, 16:32

Proponho uma alternativa que poderá não resolver o problema, mas pelo menos poderia ajudar à limitar a quantidade de tópicos fixos: proponho que seja anexada uma enquete ao tópico que for pinado, do tipo:

Este tópico lhe ajudou ou foi útil de alguma forma?

( ) SIM

( ) NÃO

Interessante isso,mas a "estrutura" do fórum permite este tipo de enquete?É uma boa ideia,sem dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais