Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 9400f esquentando muito


Posts recomendados

Pessoal, desde que adquiri meu i5 9400f no final do ano passado percebi que ele esquentava muito, chegando ate 85c em jogos cpu bound e passando de 90 no prime95, inicialmente pensei que o problema era meu gabinete, pois não havia fluxo de ar nenhum nele, contudo, adquiri um novo gabinete essa semana e notei que as temperaturas continuavam altas, realizei vários testes, ate troquei a pasta térmica mas sem solução.

Durante os testes notei algumas coisas muito estranhas, o Vcore do processador chegou a atingir 1.312V e absurdos 125W de consumo, quando o normal dele é 65W.

Resolvi fuçar na bios e encontrei algumas opções interssantes, vou deixa algumas fotos anexada aqui, no CPU Power Management, tem duas opções, long duration package power limit e short duration..., as duas opções estava em 4095, coloquei no modo automatico e não resolveu, coloquei em 65 nas duas opção, pimba, processador parou de esquentar tatno, o power package não ultrapassa 65W e ja não passa de 75c (apesar de ainda achar quente) , mas com essa configuração o processador não trabalha com todos os núcleos a 3.9ghz como deveria, fica variando entre 2.9 q 3.3ghz, , e tambem tem o vocre, que continua alto, chegando a 1.280 in game.

Pesquisando aqui pelo forum vi uma ***** de pessoas com o mesmo problema, e pasmem, com a mesma placa-mãe... 

Minha config

i5 9400F + TX3 EVO + pasta termica Thermal Grizzly Kryonaut  

placa-mãe asus tuf b360m

16gb 2666

rx 580 8gb

ssd 120

gabinete corsair crystal 280x 

 

Sendo a placa-mãe um modelo sem suporte para OC + processador sem suporte para OC, sera um erro da asus habilitar essas opções? Tem alguma forma de solucionar esse problema? na placa-mãe tem opção de setar o vocre manualmente do processador, mas não funciona, tentei setar em 1.125 e não foi, ele continua subindo.

 

prime 95.PNG

95257946_231536178163745_2369780031275663360_n.jpg

95127187_1896062867359371_593315342139260928_n.jpg

95332453_520789455265512_6681568553805545472_n.jpg

95012468_1120065791686767_4900026457411026944_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaskim07 amigo, tente usar o HWINFO e veja se são estas as temperaturas e tensões jogadas pra cpu. no mais, tentou atualizar a bios da placa? nunca vi um processador de 65W consumir esse absurdo citado... prefiro acreditar que seja algum bug do programa ou o chip teria fritado kk qual a sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto muito, mais é assim que funciona graças ao turbo boost. A Intel divulga um TDP básico, mas o processador pode puxar até o dobro em condições de trabalho por alguns segundos. Seria o turbo boost da Intel da pra chegar nos 4,1ghz mostrado na caixa do processador. Você limitando o power dele você tá diretamente limitando o boost. 

 

image.png.eef7196e0374d5dd8a51dc863e253daa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc mas o turbo boost é somente em um núcleo e por pouco tempo, no meu caso ele fica por tempo ilimitado, e 125W é um absurdo, tem grafico que você mostrou nem o i7 9700K chega nisso.

o turbo boost faz um núcleo chegar a 4,1ghz, o normal de todos os nucles é trabalhar perto dos 3,8, que ocorre quando deixo no modo automatico, mas consequentemente acontece isso ai de chegar a 125w e 90C 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira sim, muito estranho, e o mais estranho é que pesquisando aqui mesmo no frum a grande marioria que tem superaquecimento no 9400f utiliza a mesma placa-mãe que eu, essa asus tuf b360m gaming plus/br

adicionado 9 minutos depois

Sem o turbo boost

 

1328860939_semturbo.thumb.PNG.6c34d8bb0f52a5ba78f4b62a01fd5650.PNG

adicionado 27 minutos depois

Travei o Vcore em 1,200v e deixei o power package limit automatico, ao longo do tempo o consumo do package só aumenta e esta diretamente ligado a temperatura, mas se eu locko em 65w ate 75w ele limita o clock entre 3,2ghz e 2,8ghz

 

1053803833_vcorelock.thumb.PNG.868d0e5611ca8410dd313e73bebf9dcb.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

Tudo bem? Estou com o mesmo problema relatado, eu tinha uma h310m ela deu problema e comprei uma b360m pra colocar no lugar. E começou a ter esse problema de temperatura, troquei o cooler pelo h412r. Mas continua aquecendo chegando a 95°. Qual solução voce encontrou? @lucaskim07

 

i5 9400f + h412r

(2x8) 16gb DDR4

tuf b360m gaming plus/br

RTX 3060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, bom dia pelo que eu vi ali seus C-states estão desligados, eu recomendaria que você deixasse ligado pois este economiza energia quando a CPU está inativa reduzindo o sinal de clock, tensão e a energia das unidades ociosas da CPU. Óbvio que a CPU demora mais tempo para sair completamente do modo de suspensão, mas possa ser que esta opção já te ajude um pouco com o calor em certos momentos. E outra a maioria das pessoas sempre vão te falar para deixar desligado devido a desempenho, mas várias empresas já afirmaram que isto não impacta em nada. Veja também que a opção SpeedStep também está desativada, esta opção ajudaria com a frequência, tensão para desempenho ideal e eficiência de energia, leia mais sobre aqui: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000007073/processors.html 

Vi também que a sua Speed Shift Technology está desativada, essa opção oferece uma resposta mais rápida com mudanças de desempenho de curta duração, permitindo que o processador selecione mais rapidamente sua melhor frequência de operação e tensão para desempenho e eficiência de energia ideais.

Aliás faça um teste e deixe essas configurações de tensão e tal no automático, as vezes uma configuração manual pode acarretar em diversos problemas, não precisa desativar o Turbo Mode, mas se quiser faça um teste sem.

Eu cheguei a ter problemas com superaquecimento do i7-3770, acabei remontando o computador do zero e percebi que meu cooler parecia estar meio torto, espalhei a pasta térmica novamente, e ajeitei o cooler, o meu problema parou com estes pequenos ajustes.

Veja também as suas configurações do Plano de Energia, e veja sobre a Política de Resfriamento do Sistema. Creio que estas configurações de tensão e energia podem impactar diretamente no calor gerado pela CPU se configurados corretamente.

Aah não se esqueça também de verificar as configurações dos Fans.

Possa ser que estas sugestões não solucionem seus problemas, mas espero ter ajudado 🙂.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar Duque O problema que eu tenho, é o mesmo dele a diferença é que eu so desliguei o turbo mode, e consequentemente diminuiu o consumo. Mas quando ele ta com o turbo ligado fiz um stress de cpu utilizando o cpuz e o pwer package se limitou aos 65w e a temperatura se manteve em 74-78°. Mas ao jogar alguma coisa, cs, cyberpunk, ou qualquer outro jogo o consumo chega aos 125-135 W. Agr não sei o porque disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...