Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Rômulo Ferreira

Não tenho o notebook em mãos, pois era de cliente. 

Faz muito tempo. Porém, lendo o que eu escrevi fica claro que haviam fios soltos internamente no notebook, entre o conector de carga e a placa-mãe. 

Este Lenovo, assim como alguns HP, DELL e Apple possuem 1 pino de referência extra no conector de energia. Cada fabricante utiliza um método diferente para gerar esta referência. 

No caso do Lenovo era um resistor ligado no positivo até o pino referência, diretamente na ponta do cabo. (outras podem usar um fio de referência vindo diretamente do carregador). 

Ele carrega desligado pois não há verificação da referência. 

No meu caso aparecia "conectado, mas não carregando". No seu pode não aparecer esta mensagem por ser um S.O. diferente, mas os sintomas são os mesmos. 

Recomendo que teste com outro carregador ORIGINAL, se funcionar você compra. 

Carregadores universais (com plugues adaptáveis) não devem funcionar, exceto se inventaram algum que gere o sinal de referência. 

Se já testou com outro original, experimente com outro sistema operacional (pode ser por pendrive bootavel). 

Experimente também mexer bem de leve no conector plugado ao notebook. Se aparecer carregando em algum momento, então deve ter fio quebrado/mal contato na parte interna do conector no notebook. 

O que eu devo ter feito foi refazer a ponta do carregador, afim de ter novamente a referência. Além de ter ressoldsdo 2 fios dentro do notebook. 

Se foi isto que fiz (já não lembro), tive que literalmente cortar o conector da fonte e, delicadamente, refazer a solda entre o positivo e o resistor ali presente até o pino de referência. Depois de testado eu teria remoldado todo o conector com cola quente. 

Pra qualquer dos serviços acima só faça caso tenha já as ferramentas e bastante experiência. É tudo muito frágil. 

Se trocar o carregador por outro original e/ou testando noutro sistema operacional com a tela aberta (ligado) não carregar, seria o caso de levar à uma assistência técnica. Até podendo mostrar ao técnico este tópico, eventualmente pode ajudar a diagnosticar o seu caso mais rapidamente. 

Espero ter ajudado. 

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...