Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mesmo com hardware bom, meu Dell Inspiron 5458 é lento, por quê?


Ir à solução Resolvido por Nogue1ras,

Posts recomendados

Fala galera,

Então, tenho um notebook com as seguintes características:

 

- Dell Inspiron 5458

- 8 GB de ram DDR3

- SSD  SanDisk Plus de 120 GB + HD 500 GB no leitor de CD/DVD

- Core I3 de 5º geração, Socket  1168 BGA

- Placa de vídeo integrada Intel 5500 

- Windows 10 Home Single Languange 

 

Não é lento, funciona até bem, processador nunca passa de 30% de uso, e uso para trabalhos e etc. Entretanto, percebe que existe notebook mais fracos com melhor desempenho. Fiz um benchmark no CPU-Z e deu 145.5, enquanto vi um vídeo no canal do MW Informática onde um HP antigão com um AMD Turion II Dual Core com 2.2 GHz batendo a casa dos 200 no teste do benchmark. Eu não consigo entender como é possível isso. Está formatado com TODOS os drives instalados corretamente, limpo e desfragmentando e com as configurações certa para um bom desempenho e sinto que ele ainda não consegue desempenhar o que pode. O processador trabalha sempre em baixa e apesar de não travar ao alternar entre janelas, você percebe que ele demorar um pouco para abrir algumas páginas, principalmente o YouTube. Lembrando, não que seja lento, mas pro que pode, é lento, tendo em vista já ter mexido em outros notebooks mais fraco, porém mais rápido. 

 

Vocês tem alguma dica? Eu acredito que é o sistema Single Languange que é fraco, ou até mesmo o SSD meio ***** da SanDisk, mas mesmo um SSD ruim era pra roda mais rápido que um HD normal. 

 

Já rodei todos aplicativas e sistemas de limpeza e diagnóstico. Eu só quero deixa ele rápido e bom mais eficiente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reset2020 35 mega cara, a internet é muito boa. 

adicionado 4 minutos depois

@devair1010 Já dei uma olhada, mas não é isso. Ele está todo atualizado e tal, não tem aplicativos que o consome em segundo plano. Eu acho que é o SO que não consegue usufruir o máximo da máquina, pois como falei, CPU e SSD sempre abaixo de 30%.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, mas não é certeza. A Dell, por exemplo, às vezes limita o desempenho do processador quando a bateria ou carregador estão com problema ou não são originais. Você fez o diagnóstico de hardware da Dell? Verificou no Gerenciador de Tarefas se o clock do processador não fica travado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@mick 07 Amigo, acabei de resolver. Baixei um aplicativo chamado "ThrottleStop", em seguida, desabilitei uma função chamada "BD PROCHOT". O clock saltou pra base, que é 2 GHz e ta voando agora. Obrigado pela dica, realmente o clock tava travado, não era a bateria, mas me deu ideia do que poderia ser. Ta resolvido, de 150, agora o notebook ta batendo 600 pontos no CPU-Z agora. 

 

valeu 

IMG_20200430_115428.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu estava com o mesmo problema, note absurdamente lento. Porém meu note é:

Séries 5000

i14 - 5458

i5

8 gb ram

 

Inicialmente, acreditei que fosse um problema com o HD. Comprei um SSD WD Green de 240gb, fiz a instalação do windows 10 limpo com o mesmo serial do original. Porém ao inicializar o sistema, tive a surpresa de quase 2 minutos para inicializar o SO, logo me veio na mente, esse SSD tá quebrado. Fiz vários testes no SSD, com o Crystal Disk Mark, novamente para minha surpresa, tudo normal, escrita e leitura perfeitas. E agora ? Fui verificar todos os drivers e então me deparei com a BIOS extremamente desatualizada na versão A11, atualizei a mesma para a versão A18, beleza vai funcionar legal, nada não funcionou. Esgotaram-se então as minhas ferramentas, já estava prestes a condenar o processador ou alguma comunicação entre o placa-mãe e o processador. Mas me deparei com este post. Eu não estava utilizando bateria em nenhum momento dos meus testes, pois a minha viciou a muito tempo, este é um mal de notebooks da DELL, todos os que eu tive e familiares também tiverem, estragaram a bateria, porém meu carregador ainda é o original. Fiz o download do software e desabilitei o BD PROCHOT, o clock do processador passou de 0,5 GHz para 2.3 GHz no mesmo instante e o pc lento, tornou-se um note com utilização funcional para um processador I5 com SSD.

 

 

cpu.PNG

cpu_2.PNG

throttle.PNG

throttle_2.PNG

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Estava com problema de lentidão em 2 notebooks do mesmo modelo. Idênticos. DELL 5458, Core i5 / 8gb RAM / ssd240 E não sabia mais o que fazer, atualizei a BIOS, formatei, instalei Windows 7, Windows 10, e mesmo assim percebia-se que o notebook não dava o seu máximo. Foi só executar o APP TECHPOWERUP e desabilitar o DBPROCHOT e o note ficou uma beleza. Detalhe. tive que fazer para todos os usuários que logava no notebook. Desabilitei o DBPROCHOT da opção PERFORMANCE / GAME / INTERNET / BATTERY. Recomendado e funcional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Em dezembro de 2016, adquiri este notebook da marca DELL modelo INSPIRON 5000 (5458), para minha filha como presente de Natal, sou da área de TI e escolhi uma ótima configuração, para que ela tivesse um bom computador para executar suas atividades curriculares e demais. Ele custou R$ 3.187,21 pagos no cartão com muito suor.

 

Meados de 2018, ele começou a apresentar lentidão moderada, inaceitável para a boa configuração que o notebook tem.

 

Foi ai que começou meu drama, contactei inicialmente por telefone o suporte da DELL e fui informado que a garantia já tinha expirado em dezembro de 2017 e não me ajudaram, queriam me vender o suporte e a manutenção.

 

Achei que em partes eles estavam no direito, pois expirou a garantia, mas como eu conheço o processo da DELL, pois eles são fornecedores da empresa que eu trabalho, sei que o valor do suporte e manutenção deles é cara e não compensaria pagar este valor para um problema aparentemente tão simples de resolver.

 

Então, na época, como sou da área de TI e tenho um considerável conhecimento, fui as pesquisas na WEB para tentar localizar alguma informação que poderia me ajudar a solucionar este impasse, sem a ajuda da DELL. Foi então que encontrei uma enxurrada de postagens com outras pessoas passando pelo mesmo problema que eu, no mesmo modelo de notebook que eu havia adquirido. Todas as postagens sem solução e com reclamações do descaso da DELL para o problema generalizado.

 

Depois de perder muito tempo em busca de ajuda e não encontrar solução, contactei a DELL novamente pelo telefone informando com o que eu havia deparado nas redes, várias pessoas tendo o mesmo problema que eu e eles simplesmente não me retornavam com uma solução, insistiam na expiração da garantia e na venda do suporte para tentar sanar meu problema.

 

Não desejaria aplicar mais nenhum investimento em um produto que eu achava ter a qualidade ideal pelo preço que paguei. E continuei minhas buscas na WEB, sempre me deparando com inumeros casos iguais ao meu, sem a solução. Recorri inclusive ao site da DELL fora do pais e não obtive sucesso.

 

Larguei de mão e encostei o notebook, pois a lentidão dele se tornou insuportável com o passar do tempo.

 

Agora na pândemia, resolvi retornar as pesquisas para tentar encontrar uma solução e adquiri uma SSD 240Gb que custou R$250,00 , que supostamente poderia resolver meu problema. Instalei a peça e nada resolveu.

 

Retornei as minhas pesquisas na WEB agora em 2021 e encontrei esta bendita e salvadora postagem atualizada que finalmente trouxe a solução simples para o meu problema . Executei a solução em 3 minutos e a máquina está voando.

 

Acho que isso vale ate um processo, contra a DELL, pois agem de má fé com seu consumidor, tenho a absoluta certeza como profisional de TI, que eles manipulam o seu hardware para induzir seu consumidor ao suporte carissimo deles e não divulgam pra ninguém a suposta simples solução. E nem um recall para acerto do problema.

 

O problema sempre esteve na bateria do notebook que estava ruim, mas isso não impede o funcionamento de nenhum notebook, pois ele pode muito bem continuar funcionando pela sua fonte de alimentação, mas no caso da DELL, eles instalam um mecânismo neste modelo de maquina, que limita em 1/4 o seu desempenho, deixando a máquina insuportavelmente lenta.

 

Fui descobrir isso, agora em 2021, por este post, depois de gastar muito tempo e dinheiro. Desde 2018 sem solução, olha o tempo que a maquina ficou inutilizada, prejudicando minha filha em suas atividades.

 

Olha que ainda recomendei este modelo de notebook no minimo para 2 pessoas em que guardo os e-mails de recomendação até hoje na minha caixa postal, imagina se eles tiveram o mesmo problema, minha reputação vai pro lixo.

 

Abradeço de  mais aos que aqui colaboraram para a divulgação desta informação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moises JuniorDj Fala, cara. Que bom que esse tópico te ajudou. Comprei uma bateria nova para esse notebook meu e irei ver se só isso irá resolver. 

 

É um notebook muito bom. Coloquei um disparador e sempre que o meu notebook faz logon o ThrottleStop incia junto e ativa o clock máximo do processador. 

 

Realmente é muita má fé da Dell. Como os notebooks deles são caros, eles fazem esse tipo de coisa para fazer o povo que comprou ele, que em teoria tem dinheiro, gastar mais ainda. 

 

De qualquer forma, já peguei um notebook da ASUS com o mesmo problema. Comprei uma bateria da BBBaterias, cara por sinal, para ver se fica bom, porque o notebook em si ainda tá muito bom. Jogava até um CS GO nele, GTA V, Tomb Raider, e olha que é um I3. 

 

Espero que as pessoas tenha paciência de pesquisar um pouco para não ficar dando dinheiro à toa para essas empresas sacanas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, hoje venho aqui compartilhar mais resultados desse probleminha que afeta os notebooks Dell. 

 

Pois bem, o meu Dell 5458 não tinha mais nem bateria e nem carregador original, mas o carregador é da BBBaterias, ou seja, ótima qualidade. Mas como dito acima, só funcionava com 25% do clock. 

 

Acontece que a Dell coloca no sistema de emergência do notebook (BD PROCHOT) um sistema que identifica quando um hardware não é de sua procedência, ou quando não bate totalmente com as suas especificações. 

 

Eu usava o ThrottleStop para tirar essa função, e colocava ele para disparar sempre que o Windows liga, então depois que liga o note, funciona normal. Acontece que só demora um pouco mais para ligar, pois como o disparador só abre o ThrottleStop depois que o Windows carrega totalmente, ele faz o boot com apenas 25% de força do processador, demorando aí uns 50 segundos para ligar.

 

Alguns falam que não é bom desligar essa função, mas no meu nunca deu problema. Eu usava esse notebook até para jogar. De qualquer forma, não me responsabilizo por eventual problema que venha a causar. Sei que tem 1 ano que uso ele assim, e irei continuar usando e nunca deu nada. 

 

Daí eu comprei uma bateria da BBBaterias, e o PC reconheceu como uma boa bateria. Acontece que, quando eu conecto o carregador, ele corta o clock, ou seja, se seu notebook estiver com isso, ou é o carregador ou a bateria. 

 

Quando ligo o notebook só na bateria agora, ele liga normal, com clock no máximo, levando uns 15 segundos para ligar, mas quando ligo ele com carregador, ele liga com clock cortado. Acho que como o meu carregador vai até 65W, ele continua a ativar essa função, pois comprei um universal para notebooks Dell, não específico desse modelo. 

 

Fiz um teste, se você ligar ele na bateria, e depois que o Windows já tiver carregado você ligar o carregador, ele corta o clock na mesma hora, ou seja, não adianta ligar na bateria e depois conectar o carregador, ele vai reconhecer o carregador não original a qualquer momento que estiver funcionando, e na mesma hora corta o clock. 

De qualquer forma, ainda terei que fazer uso do aplicativo ThrottleStop, pois não irei ficar usando o notebook só na bateria. Não queria usar um aplicativo para fazer algo que já deveria funcionar normalmente, mas faz parte. 

 

Por fim, se o seu carregador for o original, só a compra da bateria deve resolver e não irá mais precisar do ThrottleStop, pois a bateria ele ainda aceita ser de outra marca. Acredito que o carregador também, basta ter a potência certa, que desse notebook é 45W. Posteriormente irei testar um carregador da BB de 45W e verei essa minha tese.

 

 

Espero ter ajudado vocês, amigos. Boa sorte ai com o notebook de vocês. 🙌❤️

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Nogue1ras disse:

a potência certa, que desse notebook é 45W. Posteriormente irei testar um carregador da BB de 45W e verei essa minha tese

Em questão de potencia, segundo a sua informação, não seria o problema, devido ter um carregador de 65 W, e cita que vai colocar um de 45 W.

Um carregador de 65 W é superior a 45 W. Mas verifique na tampa traseira do notebook se consta a potencia.

Não seria lógico, a Dell proteger a placa-mãe e o circuito de carregamento da bateria, bloqueando um carregador de maior potencia.

No meu entender, o problema ocorre devido o carregador de 65 W não ser original, e os carregadores da Dell tem um circuito interno, que seria o terceiro pino, na parte central, que tem comunicação com a placa-mãe, que envia a informação para o super io.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reset2020 Se um dispositivo foi feito para carregar a 45W é porque ele vai durar mais nessa potência. A questão é que quando você o liga, ele avisa que tem um carregador com potência maior que o nativo, que é de 45W. Por isso acho que é isso, mas como eu disse, não posso afirmar nada. Pode ser que seja só isso mesmo, de o carregador não ser o original. Mas pode fazer sentido, visto que os componentes na placa são feitos para suportar 45W, e não 65W. A longo prazo surtiria efeitos. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Faaaaaaaaaaaaaaala, pessoal. Tenho mais novidades (isso aqui já virou um artigo) 

 

Pois bem, a bateria que comprei da BestBattery funcionou perfeitamente, o problema estava no carregador deles. A bateria que eles vendem tem completa compatibilidade com o notebook, mas o carregador não. Quando eu ligo ele só na bateria, nem preciso usar o ThrottleStop que o PC já liga com todo o seu potencial, mas se conecto no carregador, ele baixa o clock e não carrega a bateria, só mantém a carga que já tem nela, ai nesse caso eu uso o ThrottleStop. 

 

Às vezes, quando uso o carregador deles, basta reiniciar que ele reconhece o carregador e fica normal. Carrega  e o notebook trabalha 100%. Mas em 80% das vezes que coloco, apresenta problemas. 

 

Resumindo: a bateria da BestBaterry funciona perfeitamente, mas quando ao carregador, procure o original ou outra marca compatível. Meu próximo objetivo é um carregador original ou um que o notebook reconheça sempre para eu não precisar usar mais o ThrottleStop. 

 

Abraço, pessoal.

 

 

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala Rapaziada, beleza?

 

Compartilhando a experiência com vocês... tenho um brother que estava com um Dell 5000 i3 de 6ª geração encostado sem funcionar, mas precisou resgatar por conta do home office... e eu como tenho um conhecimento intermediário na área, começamos a lista de compras...

 

Compramos um DC Jack, porque o dele estava ruim... A maquina ligou, mas uma carroça...

 

Primeiro ponto foi um pente de memoria de 8G

 

Maquina continuou ruim, depois compramos um SSD 256, continuou horrível... depois de quebrar muito a cabeça, foi quando me deu um estalo e vi que não estava carregando a bateria, então consegui um carregador original Dell e a máquina virou um avião...

 

Então esse brother comprou um carregador e bateria originais Dell e a maquina ficou perfeita...

 

Depois disso, minha maquina tava cansada, um sony vaio i5 de 3ª geração com 8G + SSD, mas tava me cansando no CS kkk

 

Ai achei uma maquina no OLX, DELL Inspiron 5448 i5ªgen, com SSD 256 e vídeo dedicado de 2G e estava com 4G de ram... baita upgrade do que eu já tinha, mas no anuncio dizia que a maquina precisava formatar por lentidão e bateria viciada... achei estranho mas encarei... paguei 600,00 paus

 

Chegando em casa, DC Jack zoado, comprei... continuou lenta... então comprei um carregador, lembrei da situação do meu brother, não resolveu também kkk dai achei o forum aqui, isso ja tem uns 4 meses e instalei o ThrottleStop... maquina ficou top!

 

Só que tem uma questão... uma bateria paralela para essa maquina custa R$ 350,00, só que como é um processador mais antigo, ja não suporta o win11 (sem gambiarra claro rs)... ai fico pensando, sera que vale a pena investir na bateria ou compensa pegar uma maquina mais nova? O que vocês acham? Ela esta com 8G, me atende super bem com o win10, jogo meu CS de boa, mas fico pensando no futuro... ela suporta até 16G...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...