Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Galax GTX 1660 SUPER com fan ligando e desligando sem parar (barulho enroscado)


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bom?

 

Recentemente montei um computador (amanhã faz 2 semanas), e de uns dias para cá comecei a perceber um barulho estranho em modo ocioso, como se fosse uma máquina de lavar funcionando, tipo um "vai e volta, vai e volta..." acho que a melhor onomatopeia que pode definir o barulho é "vram... vram.. vram.." rsrsrsrsrs..

 

Hoje consegui identificar o que é: os 2 fans da minha placa de vídeo, quando ocioso, fica ligando e desligando sem parar (com uma periodicidade uniforme) na temperatura de 55ºC.

Sei que as placas de hoje em dia só ligam os fans a partir de determinada temperatura, mas não encontrei qual temperatura a minha deve ligar (eu achava que era 60ºC)

 

Jogando fica normal, pois o fan fica girando constantemente, porém após fechar algum jogo, ou ligar o computador e esperar alguns minutos, ela chega a 55ºC e fica no vai e vem. Eu observei isso olhando ele rodar, e pelo OpenHardwareMonitor, onde a velocidade da ventoinha varia de 0 > 1100 > 700 > 0 RPM (fica esse ciclo pra sempre, variando em torno desses valores, onde apenas o 0 é absoluto). 

 

 

A questão é, eu não estava ouvindo esse barulho na primeira semana e até uns dias atrás, comecei a perceber ontem enquanto jogava gta IV (não passou dos 55ºC nesse jogo), e após isso o barulho ficou na minha cabeça e comecei a ouvir ele sempre em modo ocioso ou utilização normal (internet, word, etc) , e me lembro de monitorar algumas vezes nos primeiros dias e via a temperatura abaixo de 50ºC... agora ela só fica em 55 e nesse vai e vem. Hoje cedo alterei as configurações da nvidia para máxima performance (estava em energia e qualidade), mas continua do mesmo jeito... 

 

Alguém sabe uma possível solução? Isso é normal? Nos outros dias enquanto eu não jogava os fans ficavam desligados, e a temperatura até abaixo de 50ºC.

 

 

Configuração:

Placa-mãe ASRock B450m Steel Legend

AMD Ryzen 5 1600 AF

1x8GB 2400MHz Corsair Vengeance

Galax GTX 1660 Super 1-Click OC

SSD Kingston A400 240GB (S.O, programas e alguns jogos)

HD WD Blue 1TB 5400rpm 2,5" WD10JPVX (jogos e backups, HD do meu ex-notebook)

Fonte Corsair CX550 550W 80 Plus Bronze

3x Fans CoolerMaster MasterFan 120mm (1 traseiro e 2 frontais)

Gabinete Pichau Komor

Windows 10 Pro

Driver de vídeo NVIDIA: 445.87

 

No print anexo a rotação atual do fan tá em 0, mas ela varia conforme citei acima.

gpu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Unn Está sobre uma mesa de madeira, no meu quarto. No verão até que é quente, mas nesse mês está bem ok a temperatura, não ligo o ventilador em casa desde que montei o PC. 

Em jogos, a maior temperatura que já chegou o processador foi de 70ºC e a VGA em 78~79ºC

No cod warzone tudo no máximo, por exemplo, a VGA não passou de 76ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brc disse:

Baixe o MSI afterburner pra ajustar a curva de fan. 

 

Consegue gravar o barulho tambem?

Eu tenho o MSI Afterburner, já testei com a curva padrão dele.. nela a ventoinha fica sempre ligada (é uma curva semelhante a do meu cooler box AMD). 

A questão é que eu queria saber qual é a curva padrão para a minha placa e não encontrei ela na internet, pois estava funcionando normalmente antes. Tipo, quero saber se isso não é um problema sabe? Que pode me dar mais dor de cabeça...

 

Já fiz stress test, ela liga normal quando sobe... e fica ligada até voltar a 50ºC quando desliga de novo. Mas, pouco a pouco, sobe e trava em 55ºC e fica nesse loop 0>1000>700<0 etc. Nesse momento em que respondo ela estava em 54 e foi pra 55, do mesmo jeito liga para liga para (A sensação é de que está enroscado, sabe?)

 

Vou tentar gravar de novo, mas fica muito baixo (to sem mic, só com o do celular)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, GabrielRazer disse:

Eu tenho o MSI Afterburner, já testei com a curva padrão dele.. nela a ventoinha fica sempre ligada (é uma curva semelhante a do meu cooler box AMD). 

A questão é que eu queria saber qual é a curva padrão para a minha placa e não encontrei ela na internet, pois estava funcionando normalmente antes. Tipo, quero saber se isso não é um problema sabe? Que pode me dar mais dor de cabeça...

 

Já fiz stress test, ela liga normal quando sobe... e fica ligada até voltar a 50ºC quando desliga de novo. Mas, pouco a pouco, sobe e trava em 55ºC e fica nesse loop 0>1000>700<0 etc. Nesse momento em que respondo ela estava em 54 e foi pra 55, do mesmo jeito liga para liga para (A sensação é de que está enroscado, sabe?)

 

Vou tentar gravar de novo, mas fica muito baixo (to sem mic, só com o do celular)

Já vi casos em que o MSI afterburner zuou a configuração da fan. Desinstala ele e só deixa o aplicativo da Nvidia mesmo. Daí restaura tudo de fábricas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Brc disse:

Já vi casos em que o MSI afterburner zuou a configuração da fan. Desinstala ele e só deixa o aplicativo da Nvidia mesmo. Daí restaura tudo de fábricas. 

Mas quando fecha o afterburner a configuração não volta ao normal? Ou quando reinicia o computador?

Eu usei ele apenas para monitorar a temperatura, uso e taxa de quadros quando em jogos.

Como eu faria essa restauração de fábrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GabrielRazer disse:

@Unn Está sobre uma mesa de madeira, no meu quarto. No verão até que é quente, mas nesse mês está bem ok a temperatura, não ligo o ventilador em casa desde que montei o PC. 

Em jogos, a maior temperatura que já chegou o processador foi de 70ºC e a VGA em 78~79ºC

No cod warzone tudo no máximo, por exemplo, a VGA não passou de 76ºC

Estranho.

 

Me explica uma coisa pois eu acho que não entendi bem. Qual o intervalo entre ela ligar e desliga e voltar a ligar novamente? Ela liga, aí desliga e depois de alguns minutos liga de novo ou ela fica ligando e desligando repetidamente sem intervalo algum? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Unn disse:

Estranho.

 

Me explica uma coisa pois eu acho que não entendi bem. Qual o intervalo entre ela ligar e desliga e voltar a ligar novamente? Ela liga, aí desliga e depois de alguns minutos liga de novo ou ela fica ligando e desligando repetidamente sem intervalo algum? 

 

Fica ligando e desligando repetidamente, ou de maneira "contínua". Sempre que estou utilizando o pc (internet, etc) sem jogar, ela estaciona em 55ºC e fica nessa 0 RPM > 1100 RPM > 700 RPM> 0 > 1100 > 700 > 0... e por ai vai. É como se estivesse eternamente tentando dar um tranco rsrs..

Os valores de RPM que coloquei são arredondados, tem sempre uma variação ali.

Gravei um audio com o celular, se botar o volume no máximo dá pra ouvir o barulho (eu acho rsrs). Enviei em .rar porque não dá pra enviar mp3 aqui.

 

To realmente preocupado com isso... e o barulho tá me deixando louco agora que eu identifiquei ele e fico ouvindo toda hora 😓

audio.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho Nvidia. Mas eu tentaria manter em 1500rpm a partir de 50 graus pra jogar a temperatura lá embaixo, daí a partir de 80 graus colocaria uns 2000 máximo.

 

Mais que 1500 eu acho que os fans de gpu fazem muito barulho, então eu colocaria mais só quando tivesse muito quente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo "problema" com minha 1660 SUPER OC Gigabyte.

o que acontece é que a temperatura para acionamento dos fans está definida por padrão para 50C e aqui em meu gabinete esta já é uma temperatura estável. Então atinge 50C, os fans acionam, a temperatura diminui devido ao resfriamento, fans desligam, temperatura volta a aumentar, fans ligam e assim por diante... Cada vez que os fans acionam faz sim um barulho semelhante ao seu, mas isto é perfeitamente normal pois trata-se de um componente mecânico sendo acionado. 

Após pesquisar muito vi que isto acontece com a grande maioria das placas desta nova geração (principalmente as RTX 2060 e 2070).

No entanto, isto foi simplesmente resolvido adotando uma nova curva de fan no msi. Ao invés de acionarem nos 50C coloquei para ser acionado nos 40C, sendo assim, dificilmente a temperatura cai para menos que isto e evita o desligamento constante dos fans.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, Giulioc disse:

Tenho o mesmo "problema" com minha 1660 SUPER OC Gigabyte.

o que acontece é que a temperatura para acionamento dos fans está definida por padrão para 50C e aqui em meu gabinete esta já é uma temperatura estável. Então atinge 50C, os fans acionam, a temperatura diminui devido ao resfriamento, fans desligam, temperatura volta a aumentar, fans ligam e assim por diante... Cada vez que os fans acionam faz sim um barulho semelhante ao seu, mas isto é perfeitamente normal pois trata-se de um componente mecânico sendo acionado. 

Após pesquisar muito vi que isto acontece com a grande maioria das placas desta nova geração (principalmente as RTX 2060 e 2070).

No entanto, isto foi simplesmente resolvido adotando uma nova curva de fan no msi. Ao invés de acionarem nos 50C coloquei para ser acionado nos 40C, sendo assim, dificilmente a temperatura cai para menos que isto e evita o desligamento constante dos fans.

 

Você pode compartilhar a curva que está usando no msi?

 

Eu estou usando também, desde que fiz o post aqui. No entanto, percebi que acima de 30% da velocidade da ventoinha ela gira normal.. já com velocidade menor ou igual a 30% ela fica com esse problema liga-desliga-liga-desliga constante (não chega nem a parar de girar), então tenho que usar no mínimo 31% pra evitar.. Sabe se na sua acontece algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GabrielRazer disse:

 

Você pode compartilhar a curva que está usando no msi?

 

Eu estou usando também, desde que fiz o post aqui. No entanto, percebi que acima de 30% da velocidade da ventoinha ela gira normal.. já com velocidade menor ou igual a 30% ela fica com esse problema liga-desliga-liga-desliga constante (não chega nem a parar de girar), então tenho que usar no mínimo 31% pra evitar.. Sabe se na sua acontece algo do tipo?

 

Optei por deixar esta curva que se baseia em 4 configurações diferentes com velocidades constante para evitar que a velocidade fique oscilando o tempo todo.

 

- Abaixo de 40C (stand by) - desligado 

- Entre 40C e 60C (uso normal) - 40% de velocidade - o que mantem a temperatura sempre na faixa de 45-50C 

- Entre 60 - 80 (temperatura jogando) - 80% de velocidade - por padrão para esta placa em 80C a velocidade vai estar em torno de 75%, porém prefiro deixar em 80 e garantir uma menor temperatura de operação.

- Acima de 80C (altas temperaturas) - 100%

 

Lembrando que isto varia muito com a temperatura ambiente, ventilação do gabinete, local que se encontra o PC...

Para as minhas condições, estes foram os valores que se adaptaram melhor.

 

Em relação ao liga-desliga em 30% tem que ver como está sua curva (muito provável a temperatura esta oscilando em uma faixa que aciona e desliga os fans). No meu caso isto acontecia sempre aos 50C, por isso ajustei a curva para acionar os fans em 40C.

 

Desta forma que eu deixei o ruído cessou por completo. Só faz um pouco mais de barulho a partir de 80% mas é normal.

fan curva.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giulioc Obrigado! Vou adaptar na minha aqui e ver como se sai. A questão do liga-desliga eu testei em uma faixa em que os fans não desligam, e realmente abaixo de 30% ela fica assim.. Mas obrigado, acho que vou usar desse jeito aí, pois a minha está tipo 30% a 40ºC e 90% a 80ºC, uma reta crescente rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, GabrielRazer disse:

@Giulioc Obrigado! Vou adaptar na minha aqui e ver como se sai. A questão do liga-desliga eu testei em uma faixa em que os fans não desligam, e realmente abaixo de 30% ela fica assim.. Mas obrigado, acho que vou usar desse jeito aí, pois a minha está tipo 30% a 40ºC e 90% a 80ºC, uma reta crescente rsrs

Ah sim! A reta crescente também é uma boa opção para manter equilíbrio entre temperatura e velocidade. No entanto, gosto de manter a velocidade constante para evitar grandes oscilações (ruídos) durante o game :) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, mtzmm013 disse:

@Giulioc comprei uma gtx 1660 super da gigabyte e ta com mesmo problema, 1 fan roda feito louca enquanto a outra fica parad. Muito estranho, faz um barulho que parece uma turbina de avião

Se uma fan fica parada então tem de devolver a placa logo. Se tiver dentro dos 7 dias úteis fica mais fácil devolver.

 

Eu costumo deixar uma curva de uns 50% de velocidade do meu fan desde o início justamente pra não escutar esse sobe e cai de velocidade. Porque por mais que seja silencioso, as variações de tom me incomodam mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc amnhã ja fazem 7 dias. 

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Giulioc disse:

@mtzmm013 Neste caso não é um comportamento normal. Um dos fans fica sempre parado? Se sim, provavelmente ele está com defeito. Se ainda estiver com 7 dias de compra, devolve para a loja, caso contrário tem garantia de 36 meses pela Gigabyte.

amanha fazem 7 dias, no caso tenho que procurar a gigabyte agora?

adicionado 1 minuto depois

@Giulioc teria como me dar algum contao seu pra tirar umas duvidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...