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Reinicialização Misteriosa (Não é superaquecimento e nem falta de higiene)


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Paz a todos. Peço a ajuda de vocês para entender melhor a problemática desta minha peleja. 

 

Este computador já teve um problema anterior, onde precisei substituir a placa de vídeo e tudo ficou as mil maravilhas. 

 

Porém, meses depois, o computador volta ao mesmo sintoma de reinicialização inesperada. 

 

As vezes reinicia mesmo sem nada aberto. A maior parte das vezes é com um emulador de Android rodando. E em outras vezes é com o YouTube aberto. Semelhante aos sintomas anteriores do ano passado, antes de trocar de placa de vídeo. 

 

É confirmado que aquela placa de video anterior deu pau. Mas a dúvida que fica é, por que o sintoma retornou? 

 

Ele começa reiniciando sozinho e a cada dia a frequência aumenta. Até chegar ao ponto que nem liga mais. Atualmente ele liga e desliga antes do SO terminar de processar e abrir. Se eu persistir tentando sei que nem ligar vai mais. 

 

Já levei para duas assistências técnicas/lojas e parece que não sabem muita coisa. 

 

Eu consegui uma placa de video emprestada e mesmo assim não ligou. Desmontei tudo e instalei em outro gabinete, então tudo ligou normalmente. Botei a minha placa de video e também funcionou normalmente. Então os técnicos me disseram que poderia ser gabinete anterior que estivesse dando curto. Mas é um gabinete novinho de uns 300 reais da pichau... enfim. 

 

3 dias depois o problema retornou mesmo com este outro gabinete. Tudo igualzinho. Começa a reiniciar nos mesmos momentos em que eu disse a cima e a cada vez que acontece aumenta a frequência até que nem liga mais. 

 

Já troquei a pasta térmica, já limpei, já testei com apenas um pente de memória cada. Já verifiquei a temperatura durante o problema e nunca passava dos 60c em processador e nem 40c do vídeo. O HD nunca chega a percentual alto de uso e nem a cpu ou gpu chegam a percentuais elevados de uso. 

 

Nao faço nada de overclock sei nem como se escreve isso e os unicos jogos que ja joguei nisto foram Battlefield V, CoDWWII e emuladores de Android, como Bluestacks e LDPlayer. 

 

Já formatei. E quando o problema piorou ao ponto de nem ligar mais, já tentei ligar sem os componentes extras procurando se não havia curto em algum deles; e nada. Mas foi quando troquei de gabinete que ele voltou a pegar até que tornou a vir o problema gradativamente. 

 

Lembrando que é um problema igual ao do ano passado, mas que foi corrigido comprando uma placa de video nova, e confirmado que aquela placa anterior realmente padeceu. Neste ano o problema ressurgiu agora, logo após eu instalar 6 fans de 65CFM com leds e o Battlefield V , e uma nova atualização da placa de video que identificou meus dois jogos piratas na grade de jogos da placa, não sei se aquilo conflita os jogos pirateados... Pensei que fosse vírus mas ja formatei, então pensei que fosse a fonte devido as fans, mas né possível que estas fans sobrecarregariam uma fonte, ou sim? Lembro-me também que eu já cheguei a desconectar e conectar as fans com o PC ligado, e durante não aconteceu nada de mais. Acarretaria em um problema? 

 

Pela experiencia de vocês, as chances são maiores de serem quais peças e em qual ordem? placa-mãe depois fonte?; as memórias mesmo assim, ou? 

 

Se eu comprar uma placa-mãe, cpu e fonte, e instalar tudo nestas três peças e ver se o sintoma vai embora, corre risco de estragar alguma destas 3 novas peças, como transferir curto caso tenha curto em uma delas? 

 

 

 

Agradeço desde já.

 

 


• amd fx 8 core 4.0ghz
• gtx 1650, que substituiu uma melhor anterior, mas que estragou.
• 16ram com 3 pentes

• atx coletek pshii 850w

 

 

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42 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Boa noite, seja bem vindo.

 

Pra inicio, toque a fonte de alimentação. São sintomas tipicos de problemas de PSU ok? os "tecnicos" não falaram nada?

 

 

 

Muito obrigado pela tua participação Caio. 

 

E facilmente uma fonte nessas condições e sintomas estragariam a placa-mãe e outros componentes?; pois devido ao tempo do problema eu me preocupo com as consequências que esse suposto problema na fonte possa ter gerado. 

 

Existem riscos em colocar esta placa de video, processador, memórias ram e ssd, em uma placa-mãe nova e fonte nova?; digo riscos de um curto ser transferido e causar danos na nova placa-mãe. Ou riscos de estragar novos componentes que eu ligar a esta atual placa-mãe...

 

...pois temo em ter que procurar alguém que tenha mais autoridade e cobre até para olhar. Pois pelo menos assim eu teria certeza se alguma peça como a placa-mãe, ou vídeo, ssd ou ram estão em perfeitas condições. 

 

MAS estou igual Gato Escaldado, com medo de qualquer técnico diagnosticar errado.

 

 

 

Quanto aos dois de lojas que fui:

 

Na verdade eu cantei a bola se não poderia ser a fonte e ambos os dois lojistas técnicos me disseram que não; acabei meio que acreditando, mas sempre suspeitando. 

 

Em verdade fiquei até chateado com um deles e, que inclusive, doei aparelhos notebooks para o tal que me retribuiu com má vontade. Eu não confiei na observação que estes dois profissionais distintos fizeram em meu computador. Acredito que por acharem que eu não iria comprar alguma peça importante com eles, mal me atenderam mesmo sabendo que já comprei diversos itens menores com eles. 

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  • Moderador

Vamos as suas perguntas:

 

O componente que devemos nos preocupar e que inclusive é negligenciados por muito é a fonte, na verdade é o primeiro item que eu me preocuparia antes de montar um setup. veja bem, é um componente que transforma AC/DC e além disso existem inúmeros estágios de filtragem, reguladores de tensão e proteções. Jamais se pode negligenciar este equipamento. No caso de sua fonte, em alguns modelos dela o testes estão ok, todavia em outros ela é um produto de qualidade duvidosa... ao meu ver quando um fabricante possui linhas de fonte de qualidade diferentes (sendo estas ruins com problemas graves) não se deve merecer o mérito algum.... Você nunca sabe quais componentes elas realmente possuem, lotes e etc. Fontes como a Corsair por mais que NÃO estão isentas de problemas, ela não fazem produtos bombas e que possam danificar a máquina. Então sim, uma fonte pode causar problemas, inclusive tem uma famosinha ai da Gigabyte que anda queimando componente de um monte de gente.

Não há problema do fabricante ter varias linhas de fonte, umas mais econômicas e outras mais parrudas como as linhas da Corsair VS e as CM da vida... agora o que não da pra adimitir é o fabricante fazer linhas de fontes que a qualidade delas é tão ruim que compromete o computador... isso não da pra aceitar;

 

Segunda pergunta: Riscos há, como em qualquer lugar que você for.. porém estes são pequenos se comparado aos da fonte que citei acima. Particularmente eu não me preocuparia com esta segunda pergunta sua ok? Se usar fonte de marca confiável, você não terá problemas de queimar peça. Volto a dizer, a corsair também nao esta imune a problemas ok? eu mesmo ja peguei duas corsair com problemas porém sao problemas restritos na fonte e não se alastram a outras peças entende? Já uma fonte BOMBA além de queimar a ropria, pode levar sua maquina inteira.

 

Quanto aos técnicos, qual equipamento eles utilizaram para te dar a certeza que a fonte não pode ser o problema? achodromo? testaram ela? Utilizaram equipamentos como ATE para testa-la? Se não meu amigo me desculpe ser franco, de meia volta e saia da empresa pois provavelmente são "tecnicos" e não tecnicos. Não quero julgar ninguem mas dar certeza se antes testar com os devidos equipamentos é de se desconfiar não?

 

Recomendo o pessoal fazer sempre estes testes aqui:

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada.

 

 

 

  • Obrigado 1
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Eu utilizo uma régua da Clamper em vez de estabilizadores. 

 

(Falei no início desta mensagem e em negrito para ajudar como indicação para quem vir a ler aqui futuramente). :)

 

 

 

@Mr. Caio Augusto Você construiu uma postagem muito rica; muito obrigado mesmo, e vou salvar em meu e-mail para usar como medidor sempre que eu comprar um computador novo ou usado. Se tiver ainda mais dicas eu anotarei.

 

 

 

[ #edit: quais fontes mínimas suportariam os testes para o meu computador? Caso eu consiga alguma emprestada (que é difícil mas n impossível) hehe. ]

 

 

 

... Como o computador hora liga e hora não liga, (e muito mais “hora não liga”, por sinal), provavelmente serei forçado a ir atrás de algum profissional. 

 

E há quem olha gratuitamente para cobrar somente o reparo se precisar, e há quem cobra para olhar a parte. Não sei em qual devo me inclinar e em quais ferramentas devo perguntar se eles possuem. Exceto essas que você levantou sobre como fazer a observação de uma fonte de alimentação.

 

Eu gosto de dar oportunidade para quem está começando e gosto muito de ajudar os profissionais que procuro seus serviços, em qualquer área, mas infelizmente agora preciso de alguém experiente e que tenha de fato as ferramentas porque estou somente com 1 computador domestico, e o outro é da empresa só posso ligar a trabalho -.-“

 

 

E novamente muito obrigado pelas ricas informações Caio. Amanhã retorno para te ler e também em breve eu posto neste tópico os resultados e as soluções, o desfecho, caso o tópico ainda esteja aberto até lá XD

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  • Moderador

Faz bem em utilizar filtros da clamper, abaixo irei postar um breve texto que eu realizei sobre proteções elétricas.

 

Informe aqui os componentes que seu computador possui, como HD, Cooler, placa-mãe e etc. Mas pelo calculo prévio que eu fiz, seu computador não consome nem 400w o que indica que sua fonte esta subdimensionada. https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Cada ano que passa os componentes de computadores ficam mais eficientes energeticamente, o que demandam menos potencia. O que esta importando aqui é a qualidade, portanto busque pelas corsair, evga, seasonic. (existe um canal no youtube chamado techlab, os cara testam fontes de alimentação e indicam marcas)

 

Realmente é difícil para nós usuários domésticos testarmos as peças com outras o que fatalmente obrigará a busca de uma assistência técnica, justo pelo fato que possuem peça para teste. O que eu posso indicar é que pelo menos demonstre que conhece sobre, com os testes que lhe passei.

 

Abaixo o texto prometido:

 

Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.

Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:

1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.

2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.

3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.

 

Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.   

O que é um surto elétrico:

Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.

Surtos elétricos são comumente provenientes a:

1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;

2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.

3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;

4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.

 

Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.

 

Como se proteger:

 

DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais onde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados onde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.

DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.

DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.

 

Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil.

 

 

Abraços

 

 

 

 

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  • 2 semanas depois...

Saudações. Segue atualizações:

 

E obrigado @Mr. Caio Augusto , por acompanhar.

 

Pós a conversa, fui atrás de uma fonte nova para dar seguimento aos testes. Finalmente tive acesso a uma Corsair 450w, cx450 80plus bronze. Eu instalei a fonte nova e o problema permaneceu. (Entra na BIOS tranquilamente e permanece por horas sem dar problemas, mas desliga sempre que tento processar o SO, desliga na janela do Win10 antes mesmo de apresentar o plano de fundo para login. É como se fosse um problema no Windows). 

 

Então eu removi a fonte nova da Corsair, e recoloquei a fonte anterior (atx coletek pshii 850w). E o problema permaneceu exatamente igual. 

 

Formatei o SSD, (Kingston a400 120gb), pelo Prompt de Comando sem abrir o Windows, e então instalei o Windows 10 versão 1709 em instalação limpa. Assim como já fiz antes, e tudo ligou perfeitamente, (assim como antes). Mas daquela vez o problema retornou depois que atualizei a versão do Windows, e também o driver atualizado da Plava de Vídeo. 

 

Então, desta vez, eu paralisei o WindowsUpdate na versão 1709, e não atualizei o driver da placa de vídeo. Deixei o Windows escolher um driver de uma versão mais antiga e o problema não retornou por enquanto.(Esta formatação foi ontem pela manhã, então temos apenas 24 horas de novo teste sem que retorne o problema; não sei se espero alguns dias ou se já atualizo o Win). 

 

Estou em dúvidas se o problema seria conflito entre driver da placa de vídeo com Update do Windows, ou se o SSD estaria estragado, apresentando o problema de (desligar) em momentos surpresas. 

 

Ainda há uma chance de ser a fonte? Notei também que um dos 4 pinos da fonte está meio queimado, (aquele que liga no norte da placa-mãe), então estou conectando os outros 4 pinos que não está com um pino meio queimado. Mas engraçado que não notei nenhuma diferença no slot da placa-mãe. 

 

 

 

Logo vou editar a mensagem para colocar printscreens da configuração.

Capturar (1).PNG

Capturar (2).PNG

Capturar (3).PNG

Capturar (4).PNG

Capturar (5).PNG

Capturar (6).PNG

Capturar (7).PNG

Capturar (8).PNG

Capturar (01).PNG

Capturar (02).PNG

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  • Moderador

Dr, reli novamente todo o tópico para me certificar que não estou falando nada errado, eu acabo atendendo muitos tópicos com problemas muitos semelhantes.

 

O windows tem passado por inúmeros problemas em suas atualizações, e infelizmente recentemente a MS liberou uma atualização que tem causado problemas semelhantes ao seu, portanto acredito que não podemos descartar problemas da versão do windows. Agora tenho recomendado aos usuários que tentem utilizar uma outra versão do windows, e no seu caso provavelmente você matou a "charada".... Recomendo manter a versão do windows, e pausar as atualizações até uma resposta oficial da MS na liberação de um Patch que resolva este problema. (Não instale as atualizações opcionais no momento) - teste o windows na maneira que esta.

 

Vamos as suas perguntas:

 

1: Pode ser problemas de driver (os outros passos que iria recomendar é postar 2 arquivos para que eu possa analisar. um é o crashdump e outro memorydmp ambos estão no diretorio do windows);

2: Acho difícil ser o SSD;

 

3:Como você testou com outra fonte, podemos meio que descartar problemas com ela, PORÉM isso não significa que a sua seja boa e que eu não recomendo a troca da mesma ok? Eu realmente fico preocupado com fontes de qualidade duvidosa porque de uma hora pra outra podem queimar e levar o pc inteiro.

Quanto a conexão da fonte, problemas como este significa que em algum momento os cabos foram mal encaixados gerando assim uma pequena resistência entre os terminais, que por sua vez esquentam. Sua fonte por ser de 800w possui 2 entradas de CPU (o que não é comum mas justificável pela potencia da mesma) - então ligar o outro cabo não causará problema fique tranquilo. Sua fonte não deve ser nova, você adquiriu usada, ou usou outra placa-mãe nela algum momento não? Pois se esta queimadinho o terminar o outro também estará.

 

 

Resumindo: Vamos focar agora em software ok? faça os testes necessarios.

 

 

  • Obrigado 1
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@Mr. Caio Augusto Muitíssimo obrigado e graças a Deus pela tua dedicação. Eu também sou parecido com você nesse aspecto e, apesar de algumas pessoas não darem valor, eu sou grato a Deus por possuir essa mesma característica. 

 

Guardei comigo cada detalhe dito por ti e consegui uma fonte corsair 450 por tua causa. E em breve montarei mais uma maquina, porém nova, e utilizarei as tuas mensagens como lições e revisões inclusive. 

 

Comprei o computador usado a um ano e meio, por isto desconheço a historia das peças. Paguei 2mil com a placa de vídeo sapphire amd radeon r9 280x vaporx ddr5 que durou um ano e agora está encostada dando riscos vermelhos na imagem, não sei quando levarei para consertar e nem se vale a pena. Na compra ganhei mais monitor 24 polegadas, teclado mecânico, um bom mouse com botões extras e leds com controlador no mouse mais boas fans e gabinete. A proposta foi um pouco tentadora por causa do conjunto, e do rapaz ser meu colega. Mas me trouxe uma baita dor de cabeça com este problema que já voltou umas 2 vezes, mas que talvez com motivos diferentes. 

 

 

 

Atualmente acabei de fazer diagnostico com a memoria ram, com a própria ferramenta do Windows e diagnosticou rápido, e concluiu com nenhum problema sinalizado. 

 

Só me falta fazer diagnostico com o processador e depois com a placa de vídeo atual, não para saber da placa de vídeo em si, mas sim para saber do slot pci. Apenas não me decidi quais são os melhores programas para fazer estas coisas separadamente. Receio de não fazer a melhor escolha.

 

 

 

E meu driver da placa de vídeo está na versão 432.0, enquanto a atual no site é (445.87 game) e (442.92 studio). (e eu nunca testei esta tal Studio). Enquanto tive os tais problemas (desligando a maquina), o driver estava na (445.87 game) + Windows todo atualizado. 

 

Com este meu Windows Update paralisado (com duração de 30 dias em pause, provavelmente), sinto meu navegador Edge leno demais para digitar qualquer coisa na busca do YouTube. Interessante que a digitação processa bem em qualquer pasta pelo computador e inclusive por aqui, mas no YouTube a digitação é lentíssima e bem travada. Não sei se é devido a versão 1709 do Windows com o Edge velho, o novo Edge não funcionará sem Updates e ainda não testei o Chrome... Não sei nem como farei para saber se a Microsoft reparou esse erro atual que você está por dentro, e que pode ser o caso desta máquina por coincidência.

 

Eu não instalei nenhum driver da placa-mãe até agora, pois procurando não encontrei nada que fosse atualização de Bios. Parece que nem há driver de Bios para esta placa ou que nunca houve atualização nova para atualizar, não compreendi. Pois daquela vez em que eu fiz o teste formatando e atualizando tudo, que no mesmo dia, ou dia seguinte, deu zebra, eu instalei foi uma ou duas merdinhas que encontrei no site da placa-mãe que nem se pareciam com algo importante da Bios, (e que mesmo antes de instalar isto, o PC já estava desligando com ou sem a procura de atualização de Bios).

 

Também não compreendo meu processador chegando a 4GHz e pouco as vezes, isto é normal para este processador ou houve overclock nisto?; e quando formata já removem os overclock caso tenha tido? 

 

 

 

Um abraço e bom final de semana.

Aguardarei a tua resposta e, tenho paciência em te aguardar no teu tempo necessário, segundo a tua vontade e não a minha própria.

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Segue printscreen do stress de CPU através do CPU-Z, monitorado pelo HWMonitor. 

 

(Três printscreen do primeiro tempo de stress, e edito a postagem daqui uma hora de stress com mais três printscreen).

 

Stress CPU 1.PNG

Stress CPU 2.PNG

Stress CPU 3.PNG

 

 

 

 

Segue pós 40 minutos e houve uma mudança no PCU-Z e também na temperatura. Eu não entendi o porquê da barra azul do CPU-Z ter sumido...

 

 

Stress CPU 4.PNG

 

 

(Agora a barra começou a dar sinal).

 

 

Stress CPU 5.PNG

Stress CPU 6.PNG

 

 

 

Final do processo de uma hora e pouco mais:

... Não possuo entendimento para analisar estes resultados, apenas me parece normal, e que dá para reduzir a temperatura da CPU com um cooler melhor. Ao finalizar o teste, a temperatura da CPU caiu para 33c em menos de meio minuto...

 

Neste momento a maquina está instalada em um gabinete de três fans, uma a frente, uma na lateral e uma atrás. Agora resta testar a GPU, descobri que existe um software chamado GPU-Z, mas não sei se ele serviria para estressas a GPU. 

 

Estou curioso se não há algum problema no slot pci express, pois a placa anterior, r9 280x vaporx, é muito grande e estava levemente tombada quando comprei, e assim utilizei todo aquele ano inteiro até dar aquele problema semelhante a este, mas que se resolveu trocando a placa de vídeo. Mas como eu não entendo nada, eu não penso que fosse um problema, pois o dono anterior colocou assim (e ele é analista de redes...). 

 

Mas engraçado é a coincidência de "desligamentos aleatórios até o PC não ligar mais", por duas fases de meu uso desta máquina. A primeira fase foi no meio do ano passado e se resolveu trocando a placa de vídeo, (até hoje aquela placa aparece riscos vermelhos quando eu a ligo, e depois desliga tudo). E agora, nesta segunda fase com os mesmos sintomas de "desligamentos...".

 

Printscreen finais do diagnostico. 

 

 

Stress CPU 7.PNG

Stress CPU 8.PNG

Stress CPU 9.PNG

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  • Moderador

Vamos as suas perguntas:

 

1) Dificilmente será o slot de PCI. É um componente robusto e que não estraga fácil, o que precisa tomar cuidado são as trilhas da placa-mãe no momento do manuseio. 

 

2) Quanto ao Driver de vídeo. Sempre que for testar outros drivers, remova o atual em modo de segurança com a ferramenta DDU disponível no site da Guru3D - a remoção do windows nem sempre é eficaz, assim como instalar "por cima" e esta ferramenta auxilia na limpeza dos componentes de registro.

 

3)Overclock é a nível de POST e não se relaciona com o sistema operacional, logo quando alguém realiza alterações nas especificações de tensão, frequência e etc, estes são realizados na BIOS e por isso pré fixados nela. Para retornar aos padrões de fábrica da placa-mãe deve-se fazer um reset na BIOS. (retirando a bateria, ressetando através de jumpers ou via console ADM na BIOS) - Então formatando não resolve.

 

3.1) Esta frequência no seu processador é normal. veja no site da AMD: https://www.amd.com/pt/products/cpu/fx-8350

 

______________________________

 

Diante vamos analisar algumas questões numeradas aqui e marcar quais você já realizou.

 

1) Problemas relacionados ao Sistema Operacional (Nível de software) - Causa tela azul, Sistema congela, Sistema reinicia. Dificilmente problemas de software DESLIGAM a máquina ou DESLIGAM E RELIGAM a máquina ok? A não ser que o sistema esteja comprometido com algum malware, que faz o processo de encerramento do windows (mas você percebera pois ele não desliga "do nada")

Já que formatou e fez uma instalação limpa do windows, mantenha ele desta forma e pause as atualizações automáticas no momento, assim podemos minimizar problemas relacionados ao SO. Infelizmente a MS tem pisado na bola com updates, pode vir defensor do windows e tudo como o Aurélio BABOO, mas não adianta o sistema tem se demostrado bastante instável ultimamente com estes updates. - VERIFICANDO

 

Existe dois arquivos no sistema que auxiliam a busca de problemas e eles são gerados pelo próprio windows. Peço a gentileza de entrar nos diretórios abaixo:

 

C:WINDOWS: Busque pelo arquivo dentro da pasta chamado MEMORYDUMP ou CRASHDUMP (APAGUE OS MESMOS SE TIVEREM)

C:WINDOWS\minudump: Busque pelo arquivo dentro da pasta chamado MEMORYDUMP ou CRASHDUMP (APAGUE OS MESMOS SE TIVEREM)

 

Quando você apagar eles, ou mover de lugar o windows irá gerar outros no lugar sem poluição. Caso o windows vier a apresentar tela azul ele irá criar estes arquivos novamente. Caso isso ocorrer, salve ele no Google Drive e me envie. Com uma ferramenta chamada WINDBG da própria MS eu irei buscar algum log que demostre o causador do erro. (Em alguns casos ajuda)

 

2) Problemas relacionados a Hardware 

 

-Teste HD - Utilizo ferramentas como o Crystal Disk, HD Tune e o Wester Digital para a verificação. - OK

 

-Temperatura - Aparentemente a temperatura do seu sistema está ok mesmo em full load, porém pelo site do fabricante temos que a temperatura máxima é 61C e seu sistema passa disso. Mas acredito que não seja o problema. Para testes com o processador eu utilizo a ferramenta AIDA64  e faço o teste de estabilidade no sistema e para testes da placa de video eu utilizo o software Heaven, aguns indicam o FurMark mas eu não gosto pois ele força muito a placa desnecessariamente e a utilização dele prolongada é perigoso. - OK (Porém com ressalvas)

 

 -MEMÓRIA RAM - Além do teste de diagnóstico do windows eu utilizo uma ferramenta chamada MEMTEST e realizo a verificação nível MBR - sem a intervenção do S.O. Portanto aconselho que baixa a ferramenta, faça um pendrive bootavel e faça o teste de linha antes da inicialização do sistema, isso elimina qualquer influência do S.O. Esta ferramenta tem se demonstrado bastante eficaz na detecção de problemas com a memória, apesar que não seja 100%, eu a utilizo a muito tempo - VERIFICANDO

 

-Fonte - Já realizou a troca por outra, então problema com ela é dificl. - OK

 

-Gabinete - Já tive problemas com o mesmo, o botão power estava com mal contato o que fazia o sistema desligar. Problemas nas conexões USB também podem fazer o sistema apresentar instabilidade assim como algum "curto" entre os componentes que estão no gabinete.- VERIFICANDO

 

placa-mãe - Atualizar a BIOS pode resolver, porém o seu sistema estáva funcional, então acredito que não seja este o problema, pois não adicionou nenhum componente novo. Faça uma verificação visual na placa-mãe e se quiser poste uma imagem para que possamos ver. - VERIFICANDO

 

Bom espero ter ajudado e vamos na luta testado.

estou por aaui, abraços e fique com Deus.

 

 

 

 

 

 

 

  • Amei 1
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2 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Vamos as suas perguntas:

 

1) Dificilmente será o slot de PCI. É um componente robusto e que não estraga fácil, o que precisa tomar cuidado são as trilhas da placa-mãe no momento do manuseio. 

 

2) Quanto ao Driver de vídeo. Sempre que for testar outros drivers, remova o atual em modo de segurança com a ferramenta DDU disponível no site da Guru3D - a remoção do windows nem sempre é eficaz, assim como instalar "por cima" e esta ferramenta auxilia na limpeza dos componentes de registro.

 

3)Overclock é a nível de POST e não se relaciona com o sistema operacional, logo quando alguém realiza alterações nas especificações de tensão, frequência e etc, estes são realizados na BIOS e por isso pré fixados nela. Para retornar aos padrões de fábrica da placa-mãe deve-se fazer um reset na BIOS. (retirando a bateria, ressetando através de jumpers ou via console ADM na BIOS) - Então formatando não resolve.

 

3.1) Esta frequência no seu processador é normal. veja no site da AMD: https://www.amd.com/pt/products/cpu/fx-8350

 

______________________________

 

Diante vamos analisar algumas questões numeradas aqui e marcar quais você já realizou.

 

1) Problemas relacionados ao Sistema Operacional (Nível de software) - Causa tela azul, Sistema congela, Sistema reinicia. Dificilmente problemas de software DESLIGAM a máquina ou DESLIGAM E RELIGAM a máquina ok? A não ser que o sistema esteja comprometido com algum malware, que faz o processo de encerramento do windows (mas você percebera pois ele não desliga "do nada")

Já que formatou e fez uma instalação limpa do windows, mantenha ele desta forma e pause as atualizações automáticas no momento, assim podemos minimizar problemas relacionados ao SO. Infelizmente a MS tem pisado na bola com updates, pode vir defensor do windows e tudo como o Aurélio BABOO, mas não adianta o sistema tem se demostrado bastante instável ultimamente com estes updates. - VERIFICANDO

 

Existe dois arquivos no sistema que auxiliam a busca de problemas e eles são gerados pelo próprio windows. Peço a gentileza de entrar nos diretórios abaixo:

 

C:WINDOWS: Busque pelo arquivo dentro da pasta chamado MEMORYDUMP ou CRASHDUMP (APAGUE OS MESMOS SE TIVEREM)

C:WINDOWS\minudump: Busque pelo arquivo dentro da pasta chamado MEMORYDUMP ou CRASHDUMP (APAGUE OS MESMOS SE TIVEREM)

 

Quando você apagar eles, ou mover de lugar o windows irá gerar outros no lugar sem poluição. Caso o windows vier a apresentar tela azul ele irá criar estes arquivos novamente. Caso isso ocorrer, salve ele no Google Drive e me envie. Com uma ferramenta chamada WINDBG da própria MS eu irei buscar algum log que demostre o causador do erro. (Em alguns casos ajuda)

 

2) Problemas relacionados a Hardware 

 

-Teste HD - Utilizo ferramentas como o Crystal Disk, HD Tune e o Wester Digital para a verificação. - OK

 

-Temperatura - Aparentemente a temperatura do seu sistema está ok mesmo em full load, porém pelo site do fabricante temos que a temperatura máxima é 61C e seu sistema passa disso. Mas acredito que não seja o problema. Para testes com o processador eu utilizo a ferramenta AIDA64  e faço o teste de estabilidade no sistema e para testes da placa de video eu utilizo o software Heaven, aguns indicam o FurMark mas eu não gosto pois ele força muito a placa desnecessariamente e a utilização dele prolongada é perigoso. - OK (Porém com ressalvas)

 

 -MEMÓRIA RAM - Além do teste de diagnóstico do windows eu utilizo uma ferramenta chamada MEMTEST e realizo a verificação nível MBR - sem a intervenção do S.O. Portanto aconselho que baixa a ferramenta, faça um pendrive bootavel e faça o teste de linha antes da inicialização do sistema, isso elimina qualquer influência do S.O. Esta ferramenta tem se demonstrado bastante eficaz na detecção de problemas com a memória, apesar que não seja 100%, eu a utilizo a muito tempo - VERIFICANDO

 

-Fonte - Já realizou a troca por outra, então problema com ela é dificl. - OK

 

-Gabinete - Já tive problemas com o mesmo, o botão power estava com mal contato o que fazia o sistema desligar. Problemas nas conexões USB também podem fazer o sistema apresentar instabilidade assim como algum "curto" entre os componentes que estão no gabinete.- VERIFICANDO

 

placa-mãe - Atualizar a BIOS pode resolver, porém o seu sistema estáva funcional, então acredito que não seja este o problema, pois não adicionou nenhum componente novo. Faça uma verificação visual na placa-mãe e se quiser poste uma imagem para que possamos ver. - VERIFICANDO

 

Bom espero ter ajudado e vamos na luta testado.

estou por aaui, abraços e fique com Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito top! Estou muito grato a você.

 

Eu tinha zero conhecimento nisso e agora tenho condições de verificar esse mundaréu de coisas. 

 

  • O MEMORYDUMP ou CRASHDUMP talvez não existam em meu C:WINDOWS até o exato momento, inclusive as pastas ocultas estão em amostra. Talvez não tenha sido gerado por ainda não ocorrer erro... A não ser que tenha uma outra forma de encontra-los... Desde aquele dia da criação deste tópico, (desde a formatação no dia anterior ao tópico), o computador não se desligou. E quando a maquina voltar a dar problema, (e não deve demorar, mas que Deus ajude que seja somente o Windows), eu postarei fotografias da placa-mãe e printscreen de mais diagnósticos sugeridos. 

 

Interessante, um overclock é algo bem mais "complexo" digamos assim. Analisando o HWMonitor você já pôde ter a certeza de que não existe nenhum overclock nesta maquina? se sim já ficarei tranquilo quanto a isso.

 

E observando pelo CPU-Z creio eu que esta seja a placa-mãe, https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-970A-DS3P-rev-10/support#support-dl-driver devo instalar alguma coisa?; inclusive tem um BETA bem na aba de BIOS. 

 

  • Como a placa de vídeo é nova, e o PCI é robusto, eu não farei mais o diagnóstico da placa de vídeo. Pretendo instalar alguns aplicativos como o metatrader, chromo, pacote office, um battlefield V pirata... para jogar em alguns domingos; tudo normalmente exceto WindowsUpdate e driver da Placa de Vídeo recente; acha que isto prejudicaria? E como saberei se posso atualizar o WindowsUpdate? ou o driver da Placa de Vídeo? Em meu lugar você atualizaria o driver da Placa de Vídeo e tudo mais exceto o WindowsUpdate? Pior que eu gosto do novo Edge do Windows, mas não poderei usar enquanto não atualizar o WinUpdate, A não ser que haja duas vias no WindowsUpdade, de modo que uma das linhas de atualizações é segura e então eu só precisaria pausar uma outra via do Update.

 

😀😁

 

 

 

 

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  • Moderador

Sim, o overclock não é algo simples, e uma configuração errada pode lhe custar caro. Infelizmente não há como saber se existe over, por isso aconselho a resetar os padrões originais. Não é algo simples.

 

Sua BIOS já está com a última versão conforme abaixo.

 

Eu particularmente testaria durante um tempo sem o windows update e driver de video. só depois eu instalaria. Lembrando que tem como reverter as atualizações do windows update. Eu só não recomendo ficar muito tempo por questões de segurança, sempre é bom manter o windows update atualizado.

 

Difícil saber quando a MS vai corrigir, mas acredito que sempre na segunda semana do mês a MS manda patch, ai o momento de atualizar.

 

Se fosse comigo eu atualizaria o driver de vídeo já e ficaria apenas com o windows update pausado até semana que vem para testar.

 

Obs: seu windows é genuino? Cuidado com jogos pirata ok? geralmente utilizan-se de programas que alteram registro do windows e causam instabilidade, além de comprometer a segurança da máquina. Ninguém perde tempo burlando proteções de jogos e afins de graça. existe sempre uma linha da mão dupla. 

 

 

Sem título.png

  • Obrigado 1
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Boa tarde @Mr. Caio Augusto e obrigado.

 

Windows 10 Education original vinculado a minha conta Microsoft. (Ressalvo que a problemática me impedia até de abrir o Windows e retornava mesmo pós formatações limpas por meio do prompt de comando; pós Windows Update e drivers instalados e atualizados). 

 

  • Acabei de conferir essa printscreen ressaltada na tua resposta, 29 do 12 de 2014, a mesma data do BETA no link https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-970A-DS3P-rev-10/support#support-dl-driver e estou contente por eu ter acertado o link corretamente. Só o que me assustou foi aquele "Beta BIOS" destacado de vermelho nessa atualização. E seguindo o teu conselho procurarei resetar a BIOS futuramente, assistirei vídeos sobre como fazer isso, e se for simples sem afetar o nosso teste atual, farei em breve. E como você não viu problemas no aviso "Beta BIOS", vou reatualizar para esta mesma versão de 2014 caso não se atualize sozinho pós o resete na BIOS.

 

Até agora não atualizei nada, e 0 problemas.

E nesta semana atualizarei tudo exceto o Windows Update, afim de testes.

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  • 2 semanas depois...

Boa noite, passei por um problema semelhante ao teu (reinicialização, teste em outra fonte, e fiz todos os procedimentos básicos de checkup). O diferencial é que a reinicialização do meu caso se perpetua mesmo no menu da BIOS. 

Se eu entendi corretamente, seu problema foi apenas Hardware? Grato!

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Em 22/05/2020 às 22:02, Lucas Salaroli disse:

Boa noite, passei por um problema semelhante ao teu (reinicialização, teste em outra fonte, e fiz todos os procedimentos básicos de checkup). O diferencial é que a reinicialização do meu caso se perpetua mesmo no menu da BIOS. 

Se eu entendi corretamente, seu problema foi apenas Hardware? Grato!

 

Paz seja contigo, Lucas. Acreditamos que em meu caso tenha sido o Windows Update. Até hoje eu estou mantendo o Windows Update pausado e o problema não retornou até o exato momento, mas surgiu outro menor que deve ser por falta de atualização. Pois estou mantendo o Windows de 2017; pelo menos 3 vezes por semana tudo congela (a área de trabalho e o que estiver juntamente ligado) e se mantém tudo congelado sem áudio, sem super-aquecimento; e então eu preciso reiniciar no power. Este novo problema surgiu bem depois deste tópico no Clube do Hardware e acredito ser falta de atualização do Windows.

 

Você já observou a tua placa-mãe a olho nu?; pois pode haver danos visíveis, físicos, em componentes da tua placa-mãe. Assisti alguns vídeos em que o pessoal observa estes detalhes na placa-mãe. Levando em consideração também que outros hardware pode dar curto no sistema, então teste ligar somente a placa-mãe e fez se ela reinicia mesmo sem outros hardware ligado nela...

 

Eu decidi estender o desktop sem atualizar o Windows porque até onde eu entendi a Microsoft está desleixando as reclamações atuais talvez devido ao COVID-19, então pensei em aguardar as actualizações do mês que vem se vierem. 

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