Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Atualmente tenho um Intel Core2 Quad 8400 com 4 GB RAM (irritantemente lento).
Pretendo montar um PC novo que não necessite mexer nele tão cedo, para jogos eventuais e também trabalhar com análise de dados e machine learning.

A minha intenção era gastar até uns R$ 4.000 e depois de muito pesquisar aqui e em outros fóruns e sites, pesar custo/benefício, cheguei a seguinte configuração:
Obs.: Não pretendo fazer overclock de memória ou processador.

Gabinete: Cooler Master Masterbox MB 520 (já comprado)

Processador: AMD Ryzen 5 3600

placa-mãe: ASUS TUF Gaming X570-PLUS/BR
Memória: DDR 4 3000  2 x 8GB (ou 3200 a depender do preço) Corsair/Crucial Ballistix/Kingston HyperX Fury
Vídeo: GALAX GeForce GTX 1660 SUPER 1-Click OC
Fonte: Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze

Em relação a placa-mãe inicialmente pensei nas B450, mas o custo delas está bem próximo da X570 da Asus (cerca de 900 para uma MSI Tomahawk contra uns 1200 da Asus X570).

A minha dúvida é se a placa de vídeo atual, uma Radeon R5 230 1GB, poderia ser utilizada temporariamente com essa configuração acima no lugar da GTX 1660. Se for possível aí faço um esforço e tento comprar a placa-mãe, processador e memória juntos. Caso contrário irei comprando as poucos.

Aproveitando o tópico:
As ventoinhas para o gabinete, o que vocês indicam  3 frontais + 1 superior ou 2 frontais + 1 superior?
E entre essa placa-mãe ASUS acima e a MSI X570-A PRO qual valeria mais a pena? Os preços estão bem próximos uma da outra.

Postado

@gangcwb placa-mãe B450 você encontra a Aorus M ou Steel legend por bem menos e vai lhe servir perfeitamente. a fonte indico a Pichau Nidus 500W; e sim, você pode usar essa placa de vídeo numa boa. pegue um SSD também (Crucial 240GB). sobre as fans no gabinete, duas frontais e uma traseira basta se seu gabinete for espaçoso e com entradas de ar na parte frontal; ademais, indico que compre um air cooler (mesmo simples) pro seu processador, ele é ótimo mas esquenta além de 80º sob estresse até mesmo em jogos usando apenas o cooler box.

Postado

procura por placa-mãe que aceite a nova bios agesa 1.0.0.5, ela foi anunciada a alguns dias e é a att que aceitará todos os novos processadores da am4.

Postado
5 minutos atrás, gangcwb disse:

Em relação a placa-mãe inicialmente pensei nas B450, mas o custo delas está bem próximo da X570 da Asus (cerca de 900 para uma MSI Tomahawk contra uns 1200 da Asus X570).

É, 900 tá muito caro por uma B450, mas você acha na casa dos ~600 sem muito problema. Não precisa ir em uma X570, é desperdício.

6 minutos atrás, gangcwb disse:

A minha dúvida é se a placa de vídeo atual, uma Radeon R5 230 1GB, poderia ser utilizada temporariamente com essa configuração acima no lugar da GTX 1660. Se for possível aí faço um esforço e tento comprar a placa-mãe, processador e memória juntos. Caso contrário irei comprando as poucos.

Sim.

7 minutos atrás, gangcwb disse:

As ventoinhas para o gabinete, o que vocês indicam  3 frontais + 1 superior ou 2 frontais + 1 superior?

3 frontais e um watercooler de 240mm no topo. Aliás, ficou faltando isso, um cooler para o processador.

8 minutos atrás, gangcwb disse:

E entre essa placa-mãe ASUS acima e a MSI X570-A PRO qual valeria mais a pena? Os preços estão bem próximos uma da outra.

Nenhuma X570 vale com um 3600.

Postado

Obrigado a todos pelo auxílio.

Uma última dúvida quanto a placa-mãe; até agora sempre optei pelo modelo ATX, vocês acham que o modelo mATX é suficiente? Até porque, realmente, as B450M estão nessa faixa dos 600-700 e as ATX, além de caras (chegando próximo dessas X570), estão bem escassos os modelos (pelo menos nas principais lojas online).

@Julio Barros Dei uma pesquisada sobre essa BIOS, vi que por enquanto só a MSI incluiu essa atualização em algumas das suas placas, mas acredito que os outros também devem liberar em breve.

@Imakuni Sobre o cooler, pretendo adquirir a versão box do Ryzen, daí acompanha o Wraith Stealth. Acredito que inicialmente com as ventoinhas frontais do gabinete e o traseiro e de repente um superior puxando o ar deve dar conta. Se a coisa começar a esquentar, com o perdão pelo trocadilho, aí parto para o Water Cooler.

@Caio Ferreira O gabinete MasterBox MB 520 é espaçoso. Até estava entre ele, o Corsair Carbide 275R e Corsair SPEC 05/06. Além do tamanho em relação aos outros, o preço também estava bem menor.

Valeu a dica sobre a fonte Pichau Nidos. Achei o teste dela, depois vou olhar com mais calma.

Sobre o SSD, esse modelo está nos planos. Pela possibilidade de poder prorrogar a aquisição da placa de vídeo talvez dê pra encaixar ele no orçamento inicial.

Postado
1 hora atrás, gangcwb disse:

Uma última dúvida quanto a placa-mãe; até agora sempre optei pelo modelo ATX, vocês acham que o modelo mATX é suficiente? Até porque, realmente, as B450M estão nessa faixa dos 600-700 e as ATX, além de caras (chegando próximo dessas X570), estão bem escassos os modelos (pelo menos nas principais lojas online).

Tirando a posição do slot da placa de vídeo, que as vezes importa se você tiver um gabinete mais antigo, o tamanho da placa não faz diferença.

1 hora atrás, gangcwb disse:

@Imakuni Sobre o cooler, pretendo adquirir a versão box do Ryzen, daí acompanha o Wraith Stealth. Acredito que inicialmente com as ventoinhas frontais do gabinete e o traseiro e de repente um superior puxando o ar deve dar conta. Se a coisa começar a esquentar, com o perdão pelo trocadilho, aí parto para o Water Cooler.

Lembrando que WC só faz sentido se for de 240mm ou maior. Qualquer coisa menos, esquece, melhor ficar com um Air.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 02/05/2020 às 20:56, gangcwb disse:

Obrigado a todos pelo auxílio.

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Postado
Em 19/05/2020 às 20:57, brender disse:

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Eu tenho um LG Flatron 23MP55HQ-P, 1920x1080 - 60Hz. Futuramente é possível que compre um (ou dois) monitor novo pra suportar resoluções maiores.

Eu pretendia gastar no máximo uns R$ 3000, mas vi que com os preços atuais não caberia a placa de vídeo no orçamento.

Possivelmente vou esperar mais um pouco porque a variedade das placas mãe está bem restrita e o preço muito alto; por exemplo, as ATX B450 MSI Tomahawk e ASROCK Steel Legend está quase o preço de uma Asus TUF Gaming X570-Plus.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 22/05/2020 às 11:58, gangcwb disse:

Eu tenho um LG Flatron 23MP55HQ-P, 1920x1080 - 60Hz. Futuramente é possível que compre um (ou dois) monitor novo pra suportar resoluções maiores.

Eu pretendia gastar no máximo uns R$ 3000, mas vi que com os preços atuais não caberia a placa de vídeo no orçamento.

Possivelmente vou esperar mais um pouco porque a variedade das placas mãe está bem restrita e o preço muito alto; por exemplo, as ATX B450 MSI Tomahawk e ASROCK Steel Legend está quase o preço de uma Asus TUF Gaming X570-Plus.

Isso é verdade

Melhor esperar mais um pouco

O dólar foi nas alturas, e só agora está caindo e estabilizando

Consequentemente precisa esperar os preços estabilizarem de novo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...