Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Eu tinha instalado no meu notebook Asus o Windows 10 e o Elementary OS, resolvi instalar um terceiro sistema operacional, o Kali Linux. Porém durante a instalação na parte de instalação do Grub, ocorreu um erro ao tentar instalar, e coloquei pra continuar sem instalar, porque imaginei que nao teria problema, por já ter um SO linux instalado no notebook. porém após o termino da instalação ao reiniciar o notebook apareceu a mensagem que nao foi encontrada nenhum dispositivo bootavel...

No modo Normal da bios Launch CMS Disabled ele nao reconhece nem o HD nem o drive de CD no boot e fica num loop eterno entrando na BIOS... Quando coloco ENABLED ele reconhece o HD, porém entra na mensagem que nao foi achado nenhum dispositivo bootavel.

Criei um pendrive bootavel com o Ubuntu e no gparted ele nao encontra nenhuma partiçao. Da um erro ao tentar encontrar o dev/sda.

Obs: quando o pendrive bootavel é iniciado aparece varias mensagens de erro: Buffer I/O error on dev sda, logical block 0 async page read

Ao utilizar o comando fdisk -l, ele encontra apenas alguns /dev/loop1,2,3 etc...

Ao utilizar o Boot-Repair, ele nao mostra a opção de restaurar... Aparece apenas a opção de criar um resumo bootinfo »» http://paste.ubuntu.com/p/QSr6p8HFr5/

Alguem tem alguma solução ou é o fim desde meu HD? Queria pelo menos recuperar minhas fotos e arquivos...

Postado

@Puidores  resolvi passar rápido aqui, só pra dizer que não acho que seja o fim do seu HD não. O resumo parece indicar que ele está em ordem, só perdeu as informações de partição. Antes de mais nada verifique se o cabo sata está bem preso e em boas condições, se for preciso troque (i/o error tem a ver com perda de conexão e isso é comum com cabos sata mal encaixados ou com defeito, embora não seja a única possibilidade). Depois verifique na bios se o boot está em uefi, o HD como sata, etc....

Agora, como sua maior urgência é tentar recuperar fotos e arquivos eu tentaria usar, a partir de um pendrive bootável, algum programa de recuperação de arquivos, antes mesmo de tentar consertar.

Depois de resolver isso volte ao gparted e procure opções de tentar recuperar a tabela de partição. Queria passar um tutorial mais extenso, mas estou sem tempo, um trabalho enorme pra resolver. Mas espero ter ajudado.

• Curtir 1
Postado

@Arutha Verifiquei os cabos e estão aparentemente funcionando. Testei outro HD no meu notebook e funcionou. Teste o Meu HD em outro notebook e ele não foi reconhecido. o HD foi reconhecido por alguns programas de analises de disco. Porém não foram reconhecidas nenhuma partição.

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...