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Fala pessoal, tudo bom?

Seguinte, estou tendo alguns problemas com travamentos na minha maquina, em duas situações diferentes, conforme enumerado abaixo.

Especificacoes da minha maquina:

*CPU: Ryzen 5 3600x em stock

*GPU: ASUS TUF GTX 1660 6GB (a versao basica)

*Placa de som Soundblaster Z.

*Memoria: Corsair Vengeance 16gb 3000mhz CMW16GX4M2D3000C16 @3200mhz (o maximo que consegui pela BIOS, nao manjo de OC)

*placa-mãe: Asus TUF B450m-pro Gaming

*SSD Kingston 120GB (versao normal, das primeiras que sairam) saude OK, somente para o Windows.

*HD 1tb para jogos, saude OK.

*Win10 home original atualizado versao 1909.

 

Os travamentos ocorrem nessas situações;

1) A mais rara de acontecer: Quando estou no Windows sem nenhuma aplicacao aberta, o computador trava muito durante poucos segundos e volta ao normal.

2) Quando baixo algum jogo diretamente no SSD (Possuo internet de 300mb, nao sei se por baixar a 40mb/s esta dando uma especie de ``gargalo no ssd`` devido ao alto uso de disco quando faz download.

Em anexo imagem do gerenciador de tarefas enquanto estou baixando jogo na Steam, no pico de uso da internet.

 

Obs: Todos os drivers estão atualizados, Bios mais recente, chipset,  tudo ok.

 

Desde ja, muito obrigado pela atencao.

Exemplo.png

  • Coordenador
Postado

Tem certeza que o jogo está sendo baixado no SSD? Pois parece que tá sendo baixo no HDD, verifique isso na aba desempenho. E faltou você informar qual é a fonte.

 

No mais, baixe o SSD Manager da Kingston e veja se tem atualização de firmware pro seu SSD.

Postado

Perdao @mick 07, esqueci de informar a  fonte, e uma XFX 550w 80 plus bronze.

Baixei o  SSD Manager, nao ha novas  atualizacoes de firmware, e o download estava sendo realizado no SSD mesmo, olhei aqui para ter certeza.

 

 

  • Coordenador
Postado

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

  • Solução
Postado

@mick 07 , cara fiz os testes aqui, nao detectou nenhum problema, porém, eu mudei os slots onde estavam as memorias, conforme imagem abaixo, eu usava o exemplo do meio, agora estou usando o primeiro e o terceiro slot. E apos fazer essa troca, surgiu outro problema, as frequencias que estavam em 3200, cairam para 2133, fui na BIOS, voltei para as configuracoes padroes, depois ativei o d.o.c.p, deixei como estava antes, e continua em 2133.

 

Obs: Tentei fazer os downloads com um pente de memoria somente, no slot 2, nao tive os problemas de travamento, fui colocar o segundo pente no quarto slot, ficou reconhecendo somente 1, por isso  mudei a ordem para slot 2 e 3. Esse unico pente que estava sendo reconhecido antes estava a 3200mhz.

 

Abaixo, imagem de orientacao do manual da placa-mãe para uso do dual-channel.

memoria.PNG

------------------------------------EDITADO-----------------------------

Por favor, desconsidere o que foi dito acima, consegui voltar para os 3000mhz, deixando nos slots recomendados pelo fabricante, que sao a2 e b2. Inverti somente as memorias, ate o momento nao houve travamentos, caso volte a acontecer, talvez seja problemas relacionados ao SSD, digo isso, pois quando baixo no HD normal, ele nunca travou. Obrigado pela atencao.

Caso queira acrescentar alguma dica, agradeco.

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