Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera.

Esta semana recebi um novo cooler pro meu PC, desmontei tirei o stock e instalei o cooler novo sem mexer em mais nada...

Fui ligar e nada de dar imagem.

Tirei a GPU e coloquei DNV e nao adiantou.

Depois resolvi tirar as ram e colocar dnv(tenho 2x 16GB ddr 4).

coloquei 1 unica ram no Slot A2 e o PC ligou normalmente.

Se eu coloco ram no A2 e B2 o pc não liga.

Tentei depois por a ram no A1 e funcionou...

a2 + b2 nao funciona.

Detalhe tenho 3 sticks de ram, testei as 3 e as 3 funcionaram sozinhas, mas nenhuma combinação de 2 delas funciona.

não tenho a minima ideia do que fazer...será que estragou meu slot A2 e B2? e qual a logica disso sendo que nem encostei neles, só troquei o cooler do CPU 

Alguem tem alguma sugestão?pensei em desmontar o pc TODO e montar novamente, tentar com o cooler antigo e com o novo tb

Postado

@jakers Além do reset da BIOS indicado pelo @Caio Ferreira, recomendo que observe se não empenou algum dos pinos do processador por acidente. Se um pino relativo ao canal de memória empena, pode sim inutilizar o respectivo canal. Para trabalhar em dual channel ambos os canais tem que estar saudáveis, então a instalação de duas memórias pode não funcionar se um canal estiver danificado.

Além disso, observe no manual de sua placa-mãe qual é a posição ideal para instalação das memórias. Alguns modelos realmente não funcionam corretamente sem as memórias instaladas da forma indicada pelo fabricante. 

Além de resetar a BIOS, teste também desligar o XMP.

Postado

@WOZ Dods @Caio Ferreira

Segue meus relatos:

1 BIOS Reset : Não resolveu o problema

2 Desmontei e verifiquei os slots de RAM e os pinos da CPU e não encontrei nenhum defeito/pino torto, nada que de pra identificar visualmente mesmo olhando com uma lupa.

3 Minha placa-mãe recomenda usar 2 ram no slot A2 e B2.

Fiz os testes e funciona da seguinte maneira:

ram no A1 - FUNCIONA
ram no A2 - FUNCIONA
ram no B1 - NÃO FUNCIONA

ram no B2 - NÃO FUNCIONA
ram no A1 + ram no A2 - FUNCIONA
ram no B1 + B2 - NÂO FUNCIONA

E qualquer combinação de ram no A1 ou A2 que tenha uma segunda ram em slots B1 ou B2 NÃO FUNCIONA

Resumindo acredito que o problema seja nos slots B1/B2. A questão é...estragou o slot na placa-mãe ou é um bo da CPU que ta causando isso?

Não tenho outra cpu/mobo pra testar e moro no interior, nao tem tecnico q entenda algo aqui ou tenha esse tipo de socket.

Estou cogitando comprar uma placa-mãe e um ryzen e chegando eu realizo os teste e identifico qual peça ta com BO.

E ai devolvo a peça que estiver funcionando(espero q o bo seja na placa-mãe que é mais barata).

minha mobo atual é uma 
Asus B350M-A
Ryzen 2600

Pensei em pegar um 3600+ b450m aorus.

***** que se for defeito no ryzen, ai eu estaria ficando com um 3600 e uma placa-mãe "de entrada/antiga"...

OU a solução seria usar as ram no slot A1/A2 e nao gastar nada...nao é o slot ideal...mas pelo menos ta funcionando e reconhecendo os 2 stick.

será que a perda de performance vai ser grande por nao usar nos slot recomendados?

EDIT:

Sobre o XMP, não achei esta opção na minha BIOS... apenas uma outra opção chamada D.O.C.P. (tentei com ela ativada e desativada, nao resolveu)

Postado

@jakers DCOP é a mesma coisa que XMP.

Realmente seu problema pode estar tanto na MB quanto na CPU. Tendo a crer mais que é na MB já que não percebeu nenhum pino amassado na CPU. Seu plano pode sim dar certo, mas faça um teste nas memórias (uma a uma) usando o memtest x86 para ter certeza de que não tem uma ou mais apresentando problemas.

Postado

@WOZ Dods

entendi, então quando eu ativo o DCOP na verdade o pc tenta ligar e não vai, e volta no bios falando q tem algo de errado.

minhas ram sao 16gb 3200, mas não consigo subir elas acima de 2800 senão da esse bo, provavelmente seria minha mobo q n aquenta elas...

Vou rodar o memtest então aqui...o correto é deixar só 1 ram, testar e dps fazer isso com a outra?

Segue fotos do CPU, parece tudo normal...

IMG_20200506_102937.jpg

IMG_20200506_102940.jpg

IMG_20200506_102943.jpg

IMG_20200506_102907.jpg

IMG_20200506_102915.jpg

IMG_20200506_102932.jpg

Postado

@jakers seu cpu tá perfeito. eu tenho ram de 3200mhz que só roda a 3000mhz na minha placa (gigabyte), é problema dela com alguns tipos mesmo... b450 e bios mais recente, mesmo assim persiste. talvez seja problema da placa-mãe mesmo. se souber, tente dar uma limpeza completa nela com álcool isopropílico e limpa contato.

Postado

fiz os testes da ram no memtest e nao acusou nenhum problema.

Realmente suspeito que seja a placa-mãe.

Por sorte um amigo meu montou um pc esse ano com um kit amd, vou pegar emprestado a MOBO e ryzen dele pra testar e consigo identificar se o problema esta na CPU ou MOBO.

Agora é rezar pro defeito ser na MOBO e nao na CPU kkkk

• Curtir 1
Postado

@jakers Não recomendo limpeza de placa-mãe nova. Limpeza é algo que se faz com equipamento antigo, sujo, com muito tempo de uso, mesmo assim só se houverem sinais de que sujeira seja o problema.

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, jakers disse:

Por sorte um amigo meu montou um pc esse ano com um kit amd, vou pegar emprestado a MOBO e ryzen dele pra testar e consigo identificar se o problema esta na CPU ou MOBO.

Muito cuidado no manuseio dos componentes. Um mínimo impacto ou descarga estática e a MB e CPU de seu colega podem acabar como as suas.

Postado

@WOZ Dods

Não irei fazer a limpeza com alcool. Eu tenho um pincel especifico pra usar no pc pra tirar qualquer vestigio de poeira e tambem tenho aqueles "airblower" que da pra assoprar e tirar qualquer tipo de vestigio/sujeira que possa estar ali no slot.

Mas depois de revirar a placa-mãe 360 graus sobre uma lupa nao consegui visualizar nada de sujeira ali que possa estar causando o problema.

Bem o jeito é esperar meu amigo e ver se meu CPU funciona normalmente na placa-mãe dele

• Curtir 1
Postado

Troquei a mobo pela do meu amigo e funcionou perfeitamente.

ou seja o defeito não é na minha CPU e sim nos conectores de ram da minha placa-mãe...

Será que tem como arrumar? ou é um caso perdido

Postado

Bem como falei peguei a placa e ryzen do meu amigo e solucionei o problema.

É minha MOBO que está com defeito.

CPU/RAM funcionaram perfeitamente na placa-mãe dele.

Ryzen dele deu o mesmo defeito na minha mobo

Agora preciso verificar se tem como arrumar isso/quanto custa pra arrumar

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...