Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, tenho uma dúvida sobre meu pc que não liga nem bipa. Ele é um modelo antigo mas já foi trocada várias peças. Recentemente troquei a fonte, memória RAM e o cooler, por isso descarto essas opções dos problemas.

Ao tentar ligá-lo a fonte liga normalmente, o cooler também, mas diferente do que ele fazia antes, ele não faz o bipe e liga em seguida.

Um amigo técnico disse que talvez fosse a placa-mãe, já que ele estava parado por uns meses antes de eu trocar as peças, ou também poderia ser o processador. Queria uma dica do que pode ser e do que posso fazer, desde já agradeço! 

Anexo a foto da relíquia

6E3E3E9F-8D73-47E3-91D2-7ADA2C68369D.jpeg

Postado
6 minutos atrás, Dhonn disse:

Olá a todos, tenho uma dúvida sobre meu pc que não liga nem bipa. Ele é um modelo antigo mas já foi trocada várias peças. Recentemente troquei a fonte, memória RAM e o cooler, por isso descarto essas opções dos problemas.

Ao tentar ligá-lo a fonte liga normalmente, o cooler também, mas diferente do que ele fazia antes, ele não faz o bipe e liga em seguida.

Um amigo técnico disse que talvez fosse a placa-mãe, já que ele estava parado por uns meses antes de eu trocar as peças, ou também poderia ser o processador. Queria uma dica do que pode ser e do que posso fazer, desde já agradeço! 

Anexo a foto da relíquia

6E3E3E9F-8D73-47E3-91D2-7ADA2C68369D.jpeg

A não ser que meus olhos estejam me traindo (o que não é muito difícil), não consegui encontrar a existência do Speaker na sua placa, que é justamente o que emite o o sinal sonoro conhecido como Bipe.

Verifique se talvez não foi removido antes de guardar a placa.
É um aparelhinho como esse da foto.

image.thumb.png.e1aaa448167bd88e8df612207d75d182.png

Ou talvez a placa tenha algum dispositivo já acoplado a ela, que eu não tenha conseguido identificar.
Neste caso precisamos fazer 2 testes.

1º - Remover o Cooler do processador (Não retire o cabo da fan da placa-mãe), coloque o dedo sobre o processador e ligue o equipamento.
Se sentir que começou a aquecer a base do processador, pode desligar (Isso acontece em poucos segundos).
Caso não esteja aquecendo, é sinal que ele não esta sendo alimentado, podemos ter um problema na fonte, placa-mãe ou no próprio processador.

2º - Se a base do processador estiver aquecendo, retire o pente de memória da placa-mãe e ligue a máquina, verifique se é emitido algum sinal sonoro.

Faça os testes citados acima e poste o resultado para que possamos analisar.

Postado
29 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

A não ser que meus olhos estejam me traindo (o que não é muito difícil), não consegui encontrar a existência do Speaker na sua placa, que é justamente o que emite o o sinal sonoro conhecido como Bipe.

Verifique se talvez não foi removido antes de guardar a placa.
É um aparelhinho como esse da foto.

image.thumb.png.e1aaa448167bd88e8df612207d75d182.png

Ou talvez a placa tenha algum dispositivo já acoplado a ela, que eu não tenha conseguido identificar.
Neste caso precisamos fazer 2 testes.

1º - Remover o Cooler do processador (Não retire o cabo da fan da placa-mãe), coloque o dedo sobre o processador e ligue o equipamento.
Se sentir que começou a aquecer a base do processador, pode desligar (Isso acontece em poucos segundos).
Caso não esteja aquecendo, é sinal que ele não esta sendo alimentado, podemos ter um problema na fonte, placa-mãe ou no próprio processador.

2º - Se a base do processador estiver aquecendo, retire o pente de memória da placa-mãe e ligue a máquina, verifique se é emitido algum sinal sonoro.

Faça os testes citados acima e poste o resultado para que possamos analisar.

O Speaker acabou ficando escondido atrás de alguns cabos na foto hahah

E sobre os teste, o primeiro aqueceu o processador alguns segundos após eu ligar.

O segundo, quando eu retirei o pente de memória e liguei novamente continuou sem emitir som algum.

adicionado 5 minutos depois
12 minutos atrás, Kleber Peters disse:

@Dhonn seja bem vindo ao Clube do Hardware.

Informe a configuração completa, incluindo marca/modelo da fonte. 

Vou tentar pois faz tempo que não abro ele, praticamente desenterrei um fóssil.

placa-mãe gigabyte ga 78lmt s20

Processador amd sempron sdx145hbk13gm
memória ram 4g

Fonte Valianty 230v

HD 500g

Sem placa de vídeo 

Postado

Esse sintoma aponta para dois componentes:

placa-mãe ou fonte. Em que pese o consumo do seu conjunto ser pequeno, esta fonte ai, pra ser ruim, precisa melhorar, e muito! Como é um componente mais fácil para testar, sugiro colocar outra fonte. 

Postado

@Dhonn

20 horas atrás, Dhonn disse:

O Speaker acabou ficando escondido atrás de alguns cabos na foto hahah

Veja se está nos pinos corretos, e se talvez ele não esteja com os polos invertidos.

E sobre os teste, o primeiro aqueceu o processador alguns segundos após eu ligar.

Isso já é um bom sinal.

O segundo, quando eu retirei o pente de memória e liguei novamente continuou sem emitir som algum.

Verifique sobre o Speaker, se ele está no lugar correto e etc, e faça esse teste novamente.
Se possível teste o speaker em outra máquina pra ver se ele realmente está funcioando.

Postado

@NIGHT FALL @Kleber Peters ele milagrosamente acabou de “ligar” após em limpar o speake e as conexões dele, mas não foi muito longe. 

Ele disparou o bipe, ligou a tela mostrando a marca da placa-mãe, ficou com aquela tela com os nomes brancos, como se tivesse carregando para iniciar e logo em seguida apagou a tela.

vou tentar ligá-lo novamente e tirar uma foto.

Postado
17 horas atrás, Dhonn disse:

@NIGHT FALL @Kleber Peters ele milagrosamente acabou de “ligar” após em limpar o speake e as conexões dele, mas não foi muito longe. 

Ele disparou o bipe, ligou a tela mostrando a marca da placa-mãe, ficou com aquela tela com os nomes brancos, como se tivesse carregando para iniciar e logo em seguida apagou a tela.

vou tentar ligá-lo novamente e tirar uma foto.

Maravilha, se ligou e bipou já é um avanço.
Se conseguir fazer ele ligar novamente, tire uma foto da tela inicial da BIOS (Aquela com as letrinhas brancas) e poste aqui, se o pc desligou por uma falha ou algo de tipo, la deve exibir alguma informação útil.

Postado
22 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Se conseguir fazer ele ligar novamente, tire uma foto da tela inicial da BIOS (Aquela com as letrinhas brancas) e poste aqui, se o pc desligou por uma falha ou algo de tipo, la deve exibir alguma informação útil.

Fiquei tentando ligá-lo novamente até que ele ligou mesmo, foi até a tele de Windows e ficou travado

aqui

32A523C3-3209-48EE-8F4B-ED72EF02C7D9.jpeg

adicionado 2 minutos depois
Em 07/05/2020 às 10:04, NIGHT FALL disse:

@Dhonn

Veja se está nos pinos corretos, e se talvez ele não esteja com os polos invertidos.

Isso já é um bom sinal.

Verifique sobre o Speaker, se ele está no lugar correto e etc, e faça esse teste novamente.
Se possível teste o speaker em outra máquina pra ver se ele realmente está funcioando.

Logo depois fiquei tentando até que consegui ligá-lo mesmo. Fiquei impressionado, pelo menos pelos 3 minutos que duraram, a tela ficou paralisada e os periféricos apagaram, aí tive que desliga-lo.

adicionado 6 minutos depois
22 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Antes quando eu citei que estava tentando ligá-lo ele não passava desta tela:

Agora quando eu tento ligá-lo agora, ele passa um pouco desta parte e paralisa como citei acima.

8575DA19-24A4-4476-A7DA-9C0E278F8C01.jpeg

Postado

@Dhonn  A mensagem que aparece inicialmente DMI POOL DATA é relacionada a BIOS.
Tente fazer um reset dela, basta remover a bateria que existe na placa-mãe, aguardar uns 30 segundos e colocar novamente.
O fato do pc estar travando na inicialização pode apontar um problema no Sistema Operacional ou mesmo no HD, visto que a opção SMART está desabilitada.
Após resetar a bios, caso o windows não carregue, faça uma formatação na máquina, pelo tempo que disse que ela está guardada não deve ter nenhum arquivo importante.

• 2 semanas depois...
Postado

Opa pessoal, desculpa ter dado uma sumida, mas pra resumir eu estava testando as peças em um computador de um amigo, descobri que era a placa-mãe realmente.

Irei abrir mais uma dúvida aqui no fórum e aqui para vocês. Pretendo comprar outra placa-mãe, qual placa eu poderia pegar que seja compatível com as peças que já tenho? E se isso acontecer eu poderei ligar meu HD a essa nova placa sem problemas? 

Obrigado a todos que me ajudaram, vocês são demais! 

Postado

Irei abrir mais uma dúvida aqui no fórum e aqui para vocês. Pretendo comprar outra placa-mãe, qual placa eu poderia pegar que seja compatível com as peças que já tenho?

Qualquer placa-mãe com socket AM3.

E se isso acontecer eu poderei ligar meu HD a essa nova placa sem problemas? 

Sim, sem nenhum problema.

Postado
Em 25/05/2020 às 09:08, NIGHT FALL disse:

Qualquer placa-mãe com socket AM3.

Sim, sem nenhum problema.

Mesmo sem ter formatado meu HD? Do jeito que ele tava na outra máquina mesmo? 

Postado
3 minutos atrás, Dhonn disse:

Mesmo sem ter formatado meu HD? Do jeito que ele tava na outra máquina mesmo? 

Sua pergunta foi apenas se poderia ligar o HD sem problemas, e pode, agora sobre usar o mesmo sistema operacional é outra história.
No windows 10 funciona mesmo sem formatar, porém eu recomendo a formatação para evitar conflito de drives, principalmente se for placa-mãe com chipset diferente.

Nas versões anteriores do Windows eu não sei se reconhecem e se isso ocorre.
A formatação é a forma mais segura de ter certeza que nenhum problema decorrente dessa troca ocorrerá futuramente.

Postado
Em 26/05/2020 às 17:44, NIGHT FALL disse:

Sua pergunta foi apenas se poderia ligar o HD sem problemas, e pode, agora sobre usar o mesmo sistema operacional é outra história.
No windows 10 funciona mesmo sem formatar, porém eu recomendo a formatação para evitar conflito de drives, principalmente se for placa-mãe com chipset diferente.

Nas versões anteriores do Windows eu não sei se reconhecem e se isso ocorre.
A formatação é a forma mais segura de ter certeza que nenhum problema decorrente dessa troca ocorrerá futuramente.

Muito obrigado novamente! 👍🏻

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...