Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde clã, ultimamente notei que o meu processador está esquentando demais.

Não rodando nenhum jogo ou programa pesado ele está em 60°C, o que imagino não ser normal.

Porém o uso continua baixo, não sei o que poderia estar ocorrendo com meu computador. Poderiam me dar uma luz?

Tenho um Ryzen 5 2600X e uso o cooler box

• Membro VIP
Postado

@KenzoBR Boa tarde

Faça um teste de stress no AIDA64 durante 15 minutos, e antes de acabar, com os testes ainda rodando, verifique as temperaturas como o HWMonitor. 

Verificou se o cooler está instalado corretamente? Verifique também a questão da pasta térmica. 

Também informe a sua configuração completa. O seu gabinete possui fans (ventoinhas)?

Postado

@GenesisG7 Olá, realizarei os testes.

O cooler deve estar instalado corretamente, pois nunca havia dado problemas de aquecimento dessa maneira.

Há um cooler traseiro exaustor.

adicionado 29 minutos depois

@GenesisG7 Pois bem, fiz os testes e a temperatura se manteve em 70°C - 75°C
O que constatei foi que em idle, o clock do processador salta rapidamente de 2100MHz para 4200MHz (aprox.) por rápidos intervalos de tempo, isso seria normal de acontecer? 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, KenzoBR disse:

Pois bem, fiz os testes e a temperatura se manteve em 70°C - 75°C
O

Temperatura alta, mas ainda considerável, já que utiliza o cooler box e possui apenas uma fan no gabinete. Recomendo que tenha no mínimo 2 fans, uma jogando ar frio para dentro, e outra jogando o ar quente pra fora. Se puder colocar mais, melhor ainda. 

O que constatei foi que em idle, o clock do processador salta rapidamente de 2100MHz para 4200MHz (aprox.) por rápidos intervalos de tempo, isso seria normal de acontecer? 

Depende... Pode ser que tenha algum programa aberto em segundo plano que faça com que isso aconteça, como um antivírus, por exemplo. Estranho seria se ele ficasse com uma alta frequência por mais tempo. 

Caso as temperaturas fiquem altas mesmo depois de instalar as fans (o que acho difícil), invista em um cooler bom e barato como um Deepcool Gammax 400. 

Postado

@GenesisG7 Olá, realizarei os testes.

O cooler deve estar instalado corretamente, pois nunca havia dado problemas de aquecimento dessa maneira.

Há um cooler traseiro exaustor.

adicionado 29 minutos depois

@GenesisG7 Pois bem, fiz os testes e a temperatura se manteve em 70°C - 75°C

Tudo normal. O clock assim acontece sempre. As vezes é o windows fazendo algo no background e tal

Postado

Certo, muito obrigado!
Mais uma dúvida, na ocasião seria melhor investir em fans do gabinete ou um CPU cooler melhor?

Tenho um cupom na Terabyte e posso adquirir um water cooler da PCYES Sangue Frio 2.

@Brc @GenesisG7

Postado

Certo, muito obrigado!
Mais uma dúvida, na ocasião seria melhor investir em fans do gabinete ou um CPU cooler melhor?

Tenho um cupom na Terabyte e posso adquirir um water cooler da PCYES Sangue Frio 2.

@Brc @GenesisG7

Obterá melhores resultados com o watercooler. Se possível, pegue o de 240mm. O de 120mm apresentará ganhos pouco sensiveis

Postado

Essas oscilações de frequência e voltagens são comuns em processadores Ryzen.

Não representam nenhum problema para o processador.
Segue explicação da AMD aqui.

Mas se quiser fazer um teste, experimente mudar o plano de energia do Windows para o modo de economia.
Talvez minimize essas oscilações.

Mas de qualquer o limite de temperatura é de 95 C, sendo recomendável manter uma boa folga de segurança.
Portanto temperaturas até 75 C são perfeitamente aceitáveis.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...