Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um SSD WD Green, 480GB, SATA, Leitura 545MB/s, Gravação 430MB/s - WDS480G2G0A, e a princípio meu notebook ficou bem rápido, principalmente na inicialização, mas agora estou notando alguns problemas:

- Quando transfiro arquivos para um usb, não passa dos 10MB/s (velocidade inferior ao meu HD, que faz o dobro disso), às vezes tendo picos de maior velocidade por menos de um segundo

- Quando copio arquivos dentro  do sistema a velocidade fica entre 150 MB/s e 200 MB/s, o que é bem abaixo do esperado, além de que o sistema fica totalmente inutilizável enquanto a cópia não acaba, até o mouse fica travando

- Quando transfiro arquivos para um pendrive ocorre uma lentidão no sistema, mas ainda é possível utilizá-lo

Estou usando linux atualmente (xubuntu), o primeiro problema ocorria quando eu usava windows, já os outros problemas eu não testei no windows.

Não tenho USB 3.0, mas creio que a velocidade deveria ser bem maior, mesmo no 2.0.

Existe alguma forma de arrumar esses problemas? Será que devo acionar a garantia do SSD?

Postado

Olá!?

É confuso poder responder exatamente, pois SSD novo, é muito difícil em período bem curto, acontecer algo dessa forma.

Melhor antes de acionar a garantia é formatar ele e testar novamente. Se tiver como testar em outra máquina, melhor será pra você comparar se pode ser problema do SSD ou da Máquina. 

Pelo que sei, para que não haja baixo desempenho e instabilidade com as velocidades de HD/SSD, é bom claro, usar software tipo: Hard Disk Sentinel. E por ele, você vai saber com todos os detalhes, o que pode esta acontecendo. Pode ter outros programas citados, mas esse ai pra mim é o melhor.  

Também tem outras medidas que deve-se ser tomados tipo:

Cabos na posição certa, Drives atualizados  e fornecimento de energia. 

Espero ter ajudado.

Postado

@LuisOPsum @Reset2020 Formatei e coloquei o windows e usei os dois programas recomendados. Segue o print dos programas:

2110923099_D4FDCE5E-7050-49DD-8986-D3871D746416.png.jpg.41dc7714549cc210ad59828858940c51.jpg997524141_DD5F63CB-8F18-4D1D-89E9-E5D29119F09D.png.jpg.df40799ed8287136dce7e35bafd945b2.jpg

Copiei um arquivo de um diretório para outro e ocorreu o mesmo problema, começa rápido e depois a vecolidade fica em 80MB/s, como dá pra ver no gráfico

image.png.63a6f7f09df64e7629977de4760a07da.png

Devo devolver esse SSD? Essa velocidade é mais do que 5 vezes da prometida.

• Coordenador
Postado

Verifique se está como AHCI no BIOS. Faça um teste de desempenho com o CrystalDiskMark.

Faça os testes abaixo.

- Verificar integridade do HD/SSD.

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

No mais, esse SSD possui certa queda de desempenho mesmo, veja o teste aqui do CdH:

Citação

Quando testamos o WD Green M.2 de 120 GiB (WDS120G2G0B), ficou claro que aquele modelo tinha um desempenho bem mais baixo do que o modelo com mesmo nome, porém de versão anterior (código WDS120G1G0A). Isso não tinha a ver com o formato ser M.2 (a "plaquinha" que você instala diretamente na placa-mãe) ou de 2,5 polegadas (formato similar a um disco rígido de notebook), e sim com a versão, que pode ser identificada por conter um "G1" ou "G2" no código do produto.

O mesmo acontece com o modelo de 240 GiB: o desempenho é semelhante ao do modelo de 120 GiB, e bastante inferior, na maioria dos testes, ao de todos os outros modelos de 240 GiB que testamos. A diferença é ainda mais visível nos testes com grandes quantidades de dados.

Postado

Olá!

Que na minha opinião, pras config que seu Hardware esta tendo comparando a esse SSD, essa taxa de velocidade de 80Mb/s até 103Mb/s, pode ser sim, um valor simbólico de 443 leitura e escrita 268, já que a taxa de Transferência de USB 2.0, são completamente um Gargalo comparando aos USB 3.0 que você não possui!

Outra medidas que não citei anteriormente, e que talvez, possa não ter efeito dependendo do sistema, mas que não custa nada tentar, é:

• Atualizar os Drive.
  • Habilitar a Política de 'Melhor desempenho'.
  • Sempre formatar o SSD/HD em NTFS.

Caso queira ver um matéria de minha autoria, semelhante sobre Taxa de velocidade lenta, o post é esse do link do CDH, apenas pra saber mais:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1443920-hd-externo-novo-da-seagate-muito-lento/?tab=comments#comment-7768922

Claro que há também outros fatores como o citado da matéria dos Posts acima, que informa que grande maioria dos SSD baratos, são sempre de baixo desempenho.

Por isso que sempre antes de comprar qualquer SSD, é bom sempre pesquisar bastante sobre o produto, pra se chegar a conclusão de que o produto é de boa qualidade.

E respondendo se devolveria o produto ou não, seu eu fosse você, eu e a em busca de informações concreta com detalhes no site do fabricante, e também onde adquiriu, ligando pra alguém de lá ou mandando um e-mail, tirando conclusão se realmente isso poderia valer quando se compra um produto de baixo desempenho, porém com valor barato, ou se é melhor ter um produto Top de alta qualidade porém com um valor muito caro.

Por isso sobre essa resposta, isso vai caber dependendo de sua pesquisar se valeria a pena ou não, ter uma noção se é melhor ficar com esse SSD ou não.

Mas o Certo em todos os casos é que os vendedores entregue seus produtos conforme está especificado nas suas discrições. Se há qualquer problema com o produto  e o cliente fique insatisfeito porque as informações são falsas, melhor entregar o produto, e receber o dinheiro de volta.

Espero ter ajudado.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...