Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível ouvir radio de outro país?


MicSG

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu estava lendo uma revista de eletrônica e vi que se tem ondas curtas que podem ser refletidas na ionosfera 1388619556_ionosferaondascurtas.png.3e3bb220cdcff24c22983fc9b04bea46.png

Então seria possível uma emissora no Japão transmitir este sinal e ser recepcionado no Brasil? Se sim como eu faço para ouvir esta emissora?

ionosfera.png.62cd704c87c1838d4a9e8739d35e409f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, somente é possível ouvir com um rádio de ondas curtas. 

Hoje em dia pelo menos aqui no Brasil quase não são fabricados ou vendidos. 

 

Em cidades do interior ainda é comum as pessoas terem esses aparelhos. 

 

Recentemente meu pai comprou um moto-rádio bem antigo, dos anos 70. 

Conseguirmos ouvir uma rádio chilena por ele. 

 

Porém hoje ainda existe outro problema que é a quantidade absurda de aparelhos que envolvam RF, aí acabam causando interferências e dificultando a recepção dessas rádios mais distantes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o PX (11 metros) de vez em quando da pra ouvir uns norte americano brincando naqueles frankstein mexido pra aumentar a potencia de trnasmissão.

Já ouvi argentinos também estando na região de blumenau - SC... fim de tarde/inicio da noite é um bom horário pra pegar os cara de longe falando.

 

tem operador de radio amador que opera nestas faixas também com transmissores de alta potencia mas n sei se pode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure quem trabalha com equipamentos antigos. 

 

Este rapaz dono do canal do youtube abaixo, trabalha com vários rádios antigos que tem estas faixas de ondas curtas:

https://www.youtube.com/channel/UCc9fXGiRAXLqSy1RQbC-fUQ/videos 

 

Daí só entrar em contato e comprar um que tenha as faixas que você quer.

Tem rádio que tem até 9 faixas.

 

As faixas de ondas curtas podem exigir uma antena alongada em forma de varal de roupa. 

adicionado 0 minutos depois

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me lembro que sim ouvia rádio de onda curta de vários países só não sabia qual. Talvez um era japonês. Se você tem familiaridade com o idioma, vá procurando. Vá lá fora - no seu quintal ou na janela do apartamento - improvise uma antena do @albert_emule , conecte na do seu rádio e procure em todas as faixas oc do seu rádio...

Uma boa terapia pra este momento tenebroso... Já to dando palestra pro espelho...🤪

  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma prática chamada "Radio Escuta" ou simplesmente DX. Eu tinha um Philips Transglobe de 9 faixas e ouvia muitas radios que nem entendia os idiomas. Havia algumas radios que em certos horários transmitiam em espanhol daí dava pra entender e até saber de onde eram...

Hoje em dia pra se conseguir alguma coisa so mesmo nas madrugadas com um bom receptor... ainda uso o radio que foi do meu avô, valvulado que eu mesmo restaurei...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...