Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoa, possuo uma B450m ds3h e 2x8 3000Mhz Asgard de memória ram.

Desde o dia que montei esse pc usei perfil XMP normalmente, por padrão ela reconhece 2400Mhz e o XMP foi para 3000Mhz automáticamente.

Ontem a noite fui dormir e como sempre faço suspendi o computador, hoje de manhã ao ligar vi que o LED das memórias ram estavam ligados, LEDs do teclado não estavam ligado mas as fans e o cooler não giravam. Desliguei o PC e ele não ligava mais, não acendia nenhum LED, não dava nenhum sinal de vida, testei a fonte e ela ligou funcionou. Pesquisando possíveis problemas para a placa-mãe, processador e memórias ram vi até aqui no CdH um tópico sobre problemas nos VRMs nesse modelo de placa-mãe e que só ligou quando o computador "esquentou" e comigo aconteceu o mesmo, só consegui ligar o pc próximo de meio dia.

A primeira vez ligou tudo menos os periféricos, pareciam que eles não estavam conectados nas portas USB, como se não houvesse energia para eles, depois de desligar e ligar mais umas 2 vezes meu computador ligou por completo e vi que o mesmo com meu perfil XMP ativado na bios pelo CPU-Z mostrava que o XMP não estava ativado e as memórias estavam trabalhando a 2400Mhz. Reiniciei o PC, fui na bios desativei e ativei o XMP e ao salvar e sair aconteceu a mesma coisa que aconteceu antes, ligava os LEDs das memórias mas os periféricos e até a placa de vídeo não tinha sinal de vida, o computador por si só reiniciou umas 3x e depois ligou com tudo e as memórias entram no sistema sem XMP e 2400Mhz.

Problema na placa-mãe que não consegue passar as tensões ou possui outro defeito ou são as memórias com defeito? Alguém pode me dar uma ajuda?

Postado

XMP é nada mais nada menos que um overclock automatizado. Não é velocidade garantida da memória, e todas as memórias que são vendidas com velocidades acima de 2666 MHz sempre terão a chance de não funcionarem na velocidade anunciada. No seu caso funcionaram, mas também não tem garantia de que vão funcionar indefinidamente. É muito comum pararem de suportar essa velocidade em algum momento. O que recomendo é que faça um reset de BIOS com a máquina desconectada da tomada, troque as memórias para os outros dois slots (A1 B1 >> A2 B2 ou vice versa), e tente iniciar. Se falhar, tente só com um módulo ligado por vez. Se funcionar ambos juntos, então tente ligar o XMP. 

Já vi muitos casos como o seu. Um PC que tenho rodou com XMP por 3 ou 4 anos, um belo dia não quis funcionar mais e nunca mais funcionou sequer em dual channel, hoje só liga se estiver em single, e não tem reset de BIOS que resolva isso.

adicionado 0 minutos depois

XMP é nada mais nada menos que um overclock automatizado. Não é velocidade garantida da memória, e todas as memórias que são vendidas com velocidades acima de 2666 MHz sempre terão a chance de não funcionarem na velocidade anunciada. No seu caso funcionaram, mas também não tem garantia de que vão funcionar indefinidamente. É muito comum pararem de suportar essa velocidade em algum momento. O que recomendo é que faça um reset de BIOS com a máquina desconectada da tomada, troque as memórias para os outros dois slots (A1 B1 >> A2 B2 ou vice versa), e tente iniciar. Se falhar, tente só com um módulo ligado por vez. Se funcionar ambos juntos, então tente ligar o XMP. 

Já vi muitos casos como o seu. Um PC que tenho rodou com XMP por 3 ou 4 anos, um belo dia não quis funcionar mais e nunca mais funcionou sequer em dual channel, hoje só liga se estiver em single, e não tem reset de BIOS que resolva isso.

adicionado 1 minuto depois

Inclusive, tenho muitos módulos de DDR3 em casa, e nenhum deles funciona mais em dual channel nesse PC, sugerindo que a placa-mãe foi danificada rodando em XMP por esse tempo (seja em decorrência do XMP ou não).

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado pela ajuda! Assim que puder testarei o que disse e darei um feedback.

@WOZ Dods me surgiu uma dúvida aqui, veja só. Será que realmente é apenas o perfil XMP da memória? Se fosse teria dado esse problema logo de começo e não teria esperado horas para conseguir ligar o computador, o que acha?

• Curtir 1
Postado

@Matheus Leão Além de ter visto muita gente passar por isso, aconteceu comigo quando fiz upgrade em um computador meu no meio do ano passado. Passei horas e horas fazendo testes e tentando fazer funcionar. Depois que detectei o problema, com muito custo, nunca mais tive dor de cabeça. Teste como sugeri e tire suas conclusões. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods removi o modo de suspensão do computador e apenas desligo o monitor e os LEDs.

Estava com um pouco de receio mas hoje eu desliguei o PC e mudei apenas os slots das memórias RAM e o XMP funcionou perfeitamente. Valeu!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...