Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, tô com uma dúvida bem básica. Então perdoem-me a ignorância. Bom, estou tentando consertar um osciloscópio meu que está com defeito, e quando fui fazer os testes dos capacitores de cerâmica, verifiquei que a capacitância estava altera. É um capacitor de cerâmica com código 104 e possui capacitância de 100nF. Quando eu medi a capacitância alguns capacitores estavam medindo aproximadamente 70nF e outros 80nF, cerca de 30% e 20% abaixo de seus valores. Eu gostaria de saber se essa tolerância é aceitável. Eu verifiquei atentamente vários capacitores e nenhum possui uma indicação de tolerância. Eu sei que tem uma tabela e uma letra simboliza a tolerância, mas não achei nenhuma letra em nenhum capacitor. Se alguém puder humildemente me responder se essa tolerância é aceitável, eu agradeço.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Eduuxx disse:

30% e 20% abaixo de seus valores. Eu gostaria de saber se essa tolerância é aceitável.

Na maioria dos circuitos é aceitável principalmente se for capacitor de desacoplamento. Me lembro também de capacitores extremamente tolerantes GMV ou valor mínimo garantido.

Ah , há também a tolerância (erro aceitável) de seu capacímetro.

3 horas atrás, Eduuxx disse:

vou trocar todos.

Apesar de possível, a causa pode não ser provável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...