Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R5 2600 overclokado nessa tensão pode ou não???


Posts recomendados

     Olá.

 

     Recentemente comprei meu monitor 144Hz, (muito bom por sinal) e com isso overclokei meu R5 2600 que antes só trabalhava em stock, consegui com 1,32V rodar a 4150MHz e 1,38V a 4200MHz estáveis, sendo esta última config, rodando meu PUBG a uma temperatura de 65~70° com o air cooler parrudinho que tenho. Minha mobo é uma Gigabyte B450M Gaming, uma fonte VS650W Corsair, o air cooler é um Alseye H120D, que mantem temperaturas como ditas anteriormente, e a GPU uma GTX 1660TI Zotac.

     Minha pergunta é, como meu R5 não consegue entregar os 144Hz, constante, consegui um ganho, mesmo que pouco subindo os 50MHz dito acima e queria deixar assim, daí fica a pergunta, com essa tensão tem perigo de danificar o CPU a longo prazo, mesmo a temperatura estando ok? Pois não quero ter dor de cabeça com CPU agora que meu setup tá montadinho.

    valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, então posso deixar nessa tensão que não terei problemas nê.

Com relação a estabilidade, o que rodei nele foi só o CPUZ mesmo, e notei sim que depois de algum tempo, há uma pequena variação de tensão pra baixo quando a temperatura aumenta, mas ainda segura, é claro que se rodar um benchmark mais pesado provavelmente ele vai craxar, mas como rodo só o PUBG e seu uso fica entorno de 50%, isso está longe de acontecer e por isso não vejo necessidade de aumentar a tensão correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Darlan do Nascimento Olive Sim e não. 50% de uso total, mas um ou mais núcleos podem estar em 100%. Havendo instabilidade neste núcleo vai ter crash aí.

Eu prefiro um overclock rocksolid, até pra não esquentar a cabeça depois, mas é de cada um.

Oscilação pra baixo não é um problema para longevidade, mas pode ser para estabilidade. Quanto menor a variação, melhor. Mas isto além de depender da sua sorte no silício, vai depender da placa-mãe (VRM, configurações no setup) e fonte.

 

Enfim, tem que ir testando, afinando, até você chegar num ponto que esteja satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, amigo só fazendo um adendo, jogando por períodos mais longos, tive problemas de instabilidade no pc quando o CPU estava a 1,38v e 4200MHz, fui subindo a tensão gradativamente de olho na temperatura e consegui realmente uma estabilidade a somente a 1,4V, mas como a temperatura ainda etá ok, e como disse acima, até essa tensão dá pra se usar tranquilo, vou deixar como está. valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...