Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! É o seguinte, antes de apresentar o problema irei mandar minha configuração atual.

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4
Processador AMD Ryzen 5 2400G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.6GHz (3.9GHz Max Turbo), AM4
2x Memória HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL15,
SSD Adata XPG SX6000 Lite, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 1800MB/s, Gravação 900MB/s
Placa de Vídeo XFX AMD Radeon RX 580, 8GB, GDDR5 - RX-580P828D6
Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650

HD de notebook 500gb

Há uns dois meses minha fonte apresentou um problema (Eu usava uma 550w corsair 80 plus), ela era nova e não apresentava nenhum problema até então (não tinha nem 6 meses de uso ainda). Meu pc não ligava. Mas os leds da placa-mãe ficavam acesos. Eu levei a um amigo para dar uma olhada só que ele não conseguiu identificar o problema. Como estava pensando em dar um upgrade aproveitei a situação para comprar uma fonte um pouco mais potente (a que está no setup acima). Ela chegou ontem e para minha tristeza assim que montei tudo a fonte não ligou. Como o gabinete eras novo imaginei que era o powersw que estava danificado ou algo do tipo. Tentei trocar pelo reset e até ligar com uma chave de fenda direto no painel frontal mas nada. Tirei a fonte e fiz o teste com o clipe.Ela não ligava do mesmo jeito e somente em uma entrada em especifico ela tentava ligar mas sem sucesso. Trazendo pro meu trabalho hoje pela manhã fiz o mesmo teste e ela chegou a ligar, mas assim como a outra todas as saídas de energia dela não apresentavam mais que 5 volts. Gostaria de saber se é possível que algum componente no meu pc pode estar dando problema na fonte.

ps.: A instalação elétrica da minha casa é totalmente nova, mas a tomada que uso o pc não tem aterramento.

ps2.:Uso ela ligada em um filtro de linha.

Quem puder me dar uma luz agradeço kkkk Vou mandar a fonte para a garantia mas antes de testá-la no meu pc gostaria de uma opinião a mais

Segue o link dos testes que fiz:

https://drive.google.com/drive/folders/1saXQV9BNdDZFhmID4oxTPjwx94G7o6I6?usp=sharing

Postado

Seu filtro de linha pode estar danificado. Já tentou ligar sem ele? Além disso, sua fonte tem que ser testada ligada a um computador para você se certificar de que ela realmente não está funcionando. Existe sim a possibilidade de sua placa-mãe ou um HD, por exemplo, estar em curto e danificar a placa-mãe, mas isso é bem raro. Sua fonte antiga possivelmente nem está com defeito como imaginou. 

Ah, e as fontes da linha CX da corsair tem garantia de 5 anos salvo engano, então a primeira (se realmente tivesse defeito) poderia ter sido enviada para a garantia. Observe que seu sistema não chega a consumir nem mesmo 400W, então comprar fontes "mais potentes" não te levará a lugar algum a menos que você pretenda fazer um OC bem intenso.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Olá WOZ Dods! Cara, eu testei fora do filtro de linha e até em outra tomada. Eu acho que não é justamente por ter outros equipamentos ligados nele. Você acha que ele pode dar defeito na fonte? (e só nela?)
O teste que fiz na fonte (o primeiro) foi com ela conectada como informei. Mas não ligava de nenhuma forma. Tirei para fazer o teste a parte. A fonte antiga está realmente com defeito pois foi testada em outras máquinas e ela apresentou a mesma situação. O cara que levei até consertou e estava tudo certo para ele me mandar (ele até enviou um vídeo mostrando) mas no outro dia o mesmo problema voltou. Eu vacilei na garantia, deveria ter mandado antes, foi burrice minha mesmo. Mas essa nova que comprei é justamente pensando num upgrade futuro. Vou tentar verificar se a placa-mãe está com defeito. Hoje a noite um amigo irá levar a fonte dele para testarmos.

Postado

checa as tensões dos conectores com multímetro caso tenha a possibilidade. muito raro esse tipo de defeito em produto zero da corsair.

Postado

@Jéfferson Mauricio Muito estranho mesmo. Já testei fontes no passado que não exibiam as tensões corretas quando não conectadas ao PC, mas a maioria dos casos era de fontes que apresentavam algum tipo de anomalia. Convém sempre testar a fonte nova em outro PC, de preferência com componentes descartáveis. 

adicionado 1 minuto depois

@Caio Ferreira O problema de enviar para a garantia sem testar é que se os técnicos da fabricante não detectarem defeito algum, eles enviam o mesmo produto de volta e o consumidor tem que pagar pelo envio (e em alguns casos pelo teste também). Sempre recomendo que sejam feitos ao menos os testes básicos em qualquer caso de defeito durante a garantia. Claro que não recomendo que se envie o produto para um técnico abrir e fazer reparos, pois isso viola a garantia.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Vou tentar testar em um pc aqui do trabalho. Tem sempre um ou outro fraquinho "descartável". Mais tarde publico alguma atualização. Não vai custar nada além de tempo mesmo 😛

adicionado 27 minutos depois
23 minutos atrás, Jéfferson Mauricio disse:

@WOZ Dods Vou tentar testar em um pc aqui do trabalho. Tem sempre um ou outro fraquinho "descartável". Mais tarde publico alguma atualização. Não vai custar nada além de tempo mesmo 😛

Coloquei em um pc funcional aqui e assim que liguei na tomada o cooler até rodou (por 0,5s talvez). Detalhe, não tinha ligado ainda (não apertei o power). Pensei até que iria funcionar mas nada. É um setup bem fraquinho, não deve consumir nem 200 watts mas não deu em nada. Já acionei a garantia, estou aguardando resposta deles.

• Curtir 1
Postado

Atualização!

Tinha dito anteriormente que a fonte não estava ligando mas foi engano meu. O problema está na PLACA-MÃE e/ou PROCESSADOR. A máquina que tinha testado a fonte não tinha funcionado (além da minha).Como trabalho na base da insistência, coloquei a fonte em outro pc e funcionou. De primeira não tinha ligado, mas percebi que coloquei a entrada de 12v errada aparentemente. (Na minha placa-mãe, a alimentação do processador é de 8 pinos, mas nessas outras que testei é somente de 4 pinos (atx12v). Mas a fonte tem duas de 4 pinos e acredito que coloquei a errada). Na verdade não sei se é assim que funciona a lógica da alimentação de 8 pinos, de só usar um de 4 e quando for necessário, começar a usar a outra entrada de 4 pinos em conjunto. Enfim, a fonte está funcionando. 

Para quem tiver interesse:

A placa-mãe não estava dando start como informei, mesmo dando curto direto no painel frontal. Como imaginava ser a fonte, só testei com outra fonte ontem. Não ligou. Levei para um conhecido olhar e segundo ele o problema provavelmente está no cristal, ele até conseguiu ligar a placa, mas o processador não estava esquentando, ele não esta sendo alimentado. O problema ou está no pwm ou em algum mosfet ou até mesmo no processador. Amanhã irei testar o processador em outra placa para ter certeza se é ele ou o processador (ou os dois kkkk).

Agradeço a todos que tentaram ajudar de alguma forma.

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, Jéfferson Mauricio disse:

De primeira não tinha ligado, mas percebi que coloquei a entrada de 12v errada aparentemente. (Na minha placa-mãe, a alimentação do processador é de 8 pinos, mas nessas outras que testei é somente de 4 pinos (atx12v). Mas a fonte tem duas de 4 pinos e acredito que coloquei a errada). Na verdade não sei se é assim que funciona a lógica da alimentação de 8 pinos, de só usar um de 4 e quando for necessário, começar a usar a outra entrada de 4 pinos em conjunto. Enfim, a fonte está funcionando

Só para elucidar, todos os conectores da placa-mãe são chaveados. Não podem fisicamente ser instalados no lugar errado sem danifica-los severamente antes. Ainda há sim a possibilidade de sua fonte ser a culpada se não tiver conseguido ligar com ela conectada. 

Recomendo que faça testes de bancada para facilitar o diagnóstico. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!