Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um problema na temperatura da minha placa de vídeo. 

Comprei a placa usada de um conhecido, com 9 meses de uso, veio com os adesivos nos parafusos e tudo mais, nunca foi aberta. 

Eu comecei a jogar o GTA V nas configurações altas e ela fica fixo nos 85 graus, as vezes batendo até 87 graus. COD WARZONE mesma coisa, até mesmo no lobby do jogo ela ja fica fixa nos 85 graus. 

Fiz os ajustes finos, inclusive a partir dos 75 graus, ja deixei a ventoinha para rodar na velocidade 95, e mesmo assim nenhuma diferença. 

Comprei uma pasta térmica deepcool z9, fiz a troca na placa, e não houve nenhuma diferença na temperatura. 

Vocês sabem o que pode ser isso? Algum "bug" no hardware da placa, algo do tipo? Tenho amigos com a mesma placa e configurações até inferiores que a minha, e jogam os mesmos jogos que citei nas mesmas configurações e não chegam a 75 graus de temperatura. 

Outro detalhe para o gabinete, 3 coolers da frente jogando o ar para dentro, 2 de cima jogando ar para dentro, 1  do radiador em velocidade máxima jogando o ar para fora. Já alterei todas posições da ventoinha possível, e a unica coisa que alterou foi a temperatura do processador, a placa de vídeo seguiu sempre nos 85 graus, até mesmo com o gabinete aberto segue nessa temperatura.

Minhas configurações: 

I7 3300

Watercooler H55 Corsair

2x8gb Corsair Vengance

RX 580 8GB ASUS

2x ssd 240gb 

HD 1tb 

Mobo ASUS P8Z77-V LX

Fonte Corsair gs800w 

Gabinete Aerocool Bolt

Postado
22 minutos atrás, Paulo Vinicius Sampaio disse:

Pessoal, estou com um problema na temperatura da minha placa de vídeo. 

Comprei a placa usada de um conhecido, com 9 meses de uso, veio com os adesivos nos parafusos e tudo mais, nunca foi aberta. 

Eu comecei a jogar o GTA V nas configurações altas e ela fica fixo nos 85 graus, as vezes batendo até 87 graus. COD WARZONE mesma coisa, até mesmo no lobby do jogo ela ja fica fixa nos 85 graus. 

Fiz os ajustes finos, inclusive a partir dos 75 graus, ja deixei a ventoinha para rodar na velocidade 95, e mesmo assim nenhuma diferença. 

Comprei uma pasta térmica deepcool z9, fiz a troca na placa, e não houve nenhuma diferença na temperatura. 

Vocês sabem o que pode ser isso? Algum "bug" no hardware da placa, algo do tipo? Tenho amigos com a mesma placa e configurações até inferiores que a minha, e jogam os mesmos jogos que citei nas mesmas configurações e não chegam a 75 graus de temperatura. 

Outro detalhe para o gabinete, 3 coolers da frente jogando o ar para dentro, 2 de cima jogando ar para dentro, 1  do radiador em velocidade máxima jogando o ar para fora. Já alterei todas posições da ventoinha possível, e a unica coisa que alterou foi a temperatura do processador, a placa de vídeo seguiu sempre nos 85 graus, até mesmo com o gabinete aberto segue nessa temperatura.

Minhas configurações: 

I7 3300

Watercooler H55 Corsair

2x8gb Corsair Vengance

RX 580 8GB ASUS

2x ssd 240gb 

HD 1tb 

Mobo ASUS P8Z77-V LX

Fonte Corsair gs800w 

Gabinete Aerocool Bolt

Faça undervolt nela. Tem vários guias na internet!

Postado

@Paulo Vinicius Sampaio  Muito provavelmente não é apenas a placa de vídeo que está super aquecendo.
Gabinete com a lateral fechada e a tampa frontal super restritiva, ainda mais se as fans frontais forem as originais que em sua esmagadora maioria possuem baixo fluxo de ar e péssima pressão estática.
Faça um teste simples, remova a tampa frontal e verifique o quanto a temperatura cai, porém pra que esse teste tenha eficácia é preciso ter fans instaladas a parte frontal afim de inserir ar frio na configuração.

Aproveite pra monitorar também os outros componentes (placa-mãe e processador).

Postado

@Paulo Vinicius Sampaio qual o modo de aplicaçao vcusou? estilo gota no centro ou reboco? ontem ajudei um rapaz com uma RX 470 e ele aplicou no estilo gota e ficou pior do que antes, dps que seguiu as instruçoes e aplicou corretamente no modo reboco baixou muito a temp.

Postado

@Brc Vou pesquisar, mas esse Undervolting, eu perco performance fazendo isso para diminuir a temperatura? 

adicionado 3 minutos depois

@NIGHT FALL Então na parte da frente é bem fechada mesmo, quase não tem entrada para o ar, mas mesmo assim instalei 3 coolers da Rise mode, tirei a tampa da frente também para testar ontem e por incriável que pareça, os mesmos 85 graus... o máximo que deu foi uns 3 graus a menos no processador. 

Sobre a temperatura da placa-mãe, vou observar, mas do processador, não passa de 75 graus em dias quentes jogando esses jogos que citei que rodam no ultra e pesam bastante. é uma temperatura aceitável para um i7 com esse watercooler? 

@Caio Ferreira Modo "reboco" mesmo, sem muito exagero mas cobri ela totalmente sem deixar uma camada grossa.. 0 diferença da pasta que antes estava até seca quando tirei para trocar;

Postado
47 minutos atrás, Paulo Vinicius Sampaio disse:

@Brc Vou pesquisar, mas esse Undervolting, eu perco performance fazendo isso para diminuir a temperatura? 

@NIGHT FALL Então na parte da frente é bem fechada mesmo, quase não tem entrada para o ar, mas mesmo assim instalei 3 coolers da Rise mode, tirei a tampa da frente também para testar ontem e por incriável que pareça, os mesmos 85 graus... o máximo que deu foi uns 3 graus a menos no processador. 

Sobre a temperatura da placa-mãe, vou observar, mas do processador, não passa de 75 graus em dias quentes jogando esses jogos que citei que rodam no ultra e pesam bastante. é uma temperatura aceitável para um i7 com esse watercooler? 

@Caio Ferreira Modo "reboco" mesmo, sem muito exagero mas cobri ela totalmente sem deixar uma camada grossa.. 0 diferença da pasta que antes estava até seca quando tirei para trocar;

Pelo contrário. Não perde nada até porque a placa consegue manter o clock máximo por mais tempo por ficar mais fria.

experimenta no Radeon Adrenalin colocar a tensão do estado 7 como 1150mV e não mexe na frequência máxima. Daí se o estado 6 ficar com tensão maior que o 7, coloca 1100mV no estado 6.

joga alguma coisa pesada e veja se trava. 

Postado
24 minutos atrás, Brc disse:

Pelo contrário. Não perde nada até porque a placa consegue manter o clock máximo por mais tempo por ficar mais fria.

experimenta no Radeon Adrenalin colocar a tensão do estado 7 como 1150mV e não mexe na frequência máxima. Daí se o estado 6 ficar com tensão maior que o 7, coloca 1100mV no estado 6.

joga alguma coisa pesada e veja se trava. 

Nunca mexi nisso, ela já estava nesse jeito, eu teria que alterar então os 3 últimos estágios, certo? 

Radeon.PNG

Postado
2 horas atrás, Paulo Vinicius Sampaio disse:

Nunca mexi nisso, ela já estava nesse jeito, eu teria que alterar então os 3 últimos estágios, certo? 

Radeon.PNG

Isso. 

na real você pode alterar os 4 ultimos pra mesma tensão. Porque o estado 5 tá com frequência menor e tensão maior. Maiores frequências requerem tensões maiores, se ele roda 1360mhz a 1150mV ele consegue rodar 1162mhz a 1150mV sossegado. 

Ele por padrão já era 1150mV ou você alterou os 3 últimos pra 1150mV?

Postado
29 minutos atrás, Brc disse:

Isso. 

na real você pode alterar os 4 ultimos pra mesma tensão. Porque o estado 5 tá com frequência menor e tensão maior. Maiores frequências requerem tensões maiores, se ele roda 1360mhz a 1150mV ele consegue rodar 1162mhz a 1150mV sossegado. 

Ele por padrão já era 1150mV ou você alterou os 3 últimos pra 1150mV?

Sim, veio de fábrica. 

Qual tensão você indica para esses 4 últimos estágios? 

Postado
1 hora atrás, Paulo Vinicius Sampaio disse:

Sim, veio de fábrica. 

Qual tensão você indica para esses 4 últimos estágios? 

Coloca 1050mV nos ultimos e carrega algum jogo pesado. Se der tela preta, fique calmo que liga de novo depois. Daí aumenta em 10mV e vai vendo um que não trave

Postado
Em 13/05/2020 às 19:41, Brc disse:

Coloca 1050mV nos ultimos e carrega algum jogo pesado. Se der tela preta, fique calmo que liga de novo depois. Daí aumenta em 10mV e vai vendo um que não trave

Eu deixei nos últimos 950-1000-1000-1050 e deu uma melhorada na maioria dos jogos, chegou a diminuir entre 10~15 graus! 

Vou pesquisar algum outro gabinete com mais entradas de ar, a frente do meu é totalmente restrita, mas no geral já ajudou bastante essa alteração na tensão, valeu!! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...