Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia clã! alguém q entende de hardware amd poderia me dar um help

Estou fazendo um upgrade no pc, e estou com duvidas se o setup vai ficar desiquilibrado

setup atual:

CPU Intel Core I5-7400 Kaby Lake

GPU Galax GeForce GTX 1060 3GB

placa-mãe Gigabyte GA-H110M

2x Memoria Crucial Ballistix 8GB 2400MHz DDR4

SSD 120G windows instalado

SSD 1 TB - programas e jogos

Gabinete Cooler Master CM 590 III

3x Ventoinha Dex 120mm

Fonte Corsair VS600 80Plus White

Esse é meu setup atual e resolvi atualizar o processador para amd e a placa-mãe

Comprei um Ryzen 7 3800X e a placa-mãe Gigabyte B450 Aorus Elite ATX obs: não é a versão B450M
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102435
https://www.kabum.com.br/produto/99113/placa-mãe-gigabyte-aorus-b450-aorus-elite-amd-atx-ddr4

Meu i5 é TDP 65W e descobri q o 3800x tem TDP 105W quase o dobro, agora estou com receio do meu setup não aguentar.

1 - duvida essa placa-mãe aguenta o 3800x? é suficiente? Não vou ter problema nos vrms ou aquecimento coisa do tipo? Lembrando q não pretendo ficar fazendo overclock

2 - minha fonte de 600w é o suficiente pra essa nova config?

3 - minha GTX 1060 3GB vai ficar muito desiquilibrado com 3800x? é possível ter algum tipo de gargalo por conta da gpu mais fraca ou sla?

Desculpa pela texto grande, se alguém puder me ajudar fico grato!

Postado

@Oliveir Breno é sim, até uma Aorus M suporta de boas em stock; sua fonte é suficiente, vai sobrar muito ainda; sua placa de vídeo é boa mas o processador vai ficar muuito folgado, pra empurrar mais fps basta configurar os gráficos no low/med. você já comprou? é apenas pra rodar jogos?

Postado
Em 16/05/2020 às 09:25, Caio Ferreira disse:

@Oliveir Breno é sim, até uma Aorus M suporta de boas em stock; sua fonte é suficiente, vai sobrar muito ainda; sua placa de vídeo é boa mas o processador vai ficar muito folgado, pra empurrar mais fps basta configurar os gráficos no low/med. você já comprou? é apenas pra rodar jogos?

@Caio FerreiraOk valeu, achei q a fonte 600w ia ficar no limite. A dúvida q fiquei é se os processadores rodam sempre no TDP q é descrito o tempo todo? Por exemplo o 3800X tem TDP de 105W, no caso ele sempre roda a 105W ou isso seria o máximo q ele chega quando ta em 100% de uso?? Quando a cpu ta em uso baixo ele fica a menos TDP 40w, 60w etc..? Já comprei, uso para jogar, fazer live, tocar guitarra e desenvolvimentos de projetos em programação.

adicionado 2 minutos depois

@Léo Augusto Salvadego

Em 16/05/2020 às 11:32, Léo Augusto Salvadego disse:

o certo seria você acompanhar esse processador mais parrudo, com uma placa de video do mesmo nível ao menos, uma gtx 1660 no minimo

Isso eu to ligado, mas pros jogos q jogo a gpu sobra, o i5 q esta me limitando! valeu

Postado

@Oliveir Breno em alguns processadores, esse TDP é calculado pela frequência base, não com o boost, não sei se ocorre o mesmo com este modelo em específico. mas não se preocupe com isso, sua placa-mãe aguenta tranquilamente e a fonte idem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...